28 de Maio, 2009: Instalação - RETRATOS AUTORIZADOS


portas abertas
RETRATOS AUTORIZADOS | luciana fina
às 21h30
espaço alkantara [calçada marquês de abrantes 99, santos, lisboa]

"A realizadora e artista visual Luciana Fina conclui este mês a sua residência no espaço alkantara. No dia de "portas abertas", quinta feira 28 de maio, pelas 21h30, Luciana Fina apresenta os seus apontamentos de trabalho sobre a escolha do retrato e a nova criação, a vídeo instalação “Retratos Autorizados”, a inaugurar a 20 de Junho no Stenersen Museum de Oslo. Segue uma conversa com Pedro Lapa, director do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.

Entrada livre, no limite dos lugares disponíveis.
Reservas através do tlf 213 152 267, tlm 919 590 730 ou do email reservas@alkantara.pt

A instalação “Retratos Autorizados” (título provisório) surge na continuação do trabalho da artista em torno do retrato, iniciado em 2004 com o tríptico “CHANT Portraits", integrando o projecto de constituição de uma "galeria de retratos".

A nova criação nasce na sequência de um convite para participar na exposição internacional itinerante "OFF THE BEATEN PATH Violence, Women and Art". Após a residência no espaço alkantara, a instalação será apresentada no âmbito desta exposição, no Stenersen Museum de Oslo (Junho-Agosto 2009) e em Novembro em Lisboa, na edição 2009 do Festival Temps d'Images.

Para a criação dos seus retratos, Luciana Fina parte da tradição pictórica e fotográfica, do processo e da relação que preside à representação, para convocar e devolver, através do suporte fílmico, uma nova substância, a do tempo, o olhar no seu acontecer. As variantes formais e 'compositivas' das diversas instalações nascem estabelecendo relações com o contexto e a circunstância em que se dá o encontro com o retratado, a relação com ele e as suas consequências.

co-produção festival temps d'images/duplacena | the rosenberg group / art works for change
projecto financiado por direcção geral das artes/ministério da cultura
apoio à deslocação instituto camões
residência de criação espaço alkantara

agradecimentos moritz elbert, mariana lemos, bruno cabral, sofia neuparth, paula varanda, bruno de almeida, maria josé peyroteo


LUCIANA FINA [www.lucianafina.net]
Luciana Fina nasce em Bari/Itália, vive e trabalha em Lisboa desde 1991. Terminados os estudos universitários em literatura francesa e portuguesa, dedica-se inicialmente à programação de cinema, colaborando principalmente com a Cinemateca Portuguesa e outras instituições em Itália, França, Portugal e Brasil. Em 1998 realiza o seu primeiro filme documentário, optando logo por diversificar formas e estratégias de criação, com um trabalho que migra frequentemente para os espaços expositivos e que se move entre o cinema e as artes visuais. Conjugando o interesse pelas poéticas do movimento e da imagem, pelo cinema e pela dança contemporânea, trabalha em torno dos temas do nomadismo e do interculturalismo (os documentários “A Audiência”, “Taraf, três contos e uma balada”, a instalação “CCM - Centro Comercial da Mouraria”), investiga a relação da imagem em movimento com a dança contemporânea (os vídeos “Crashlanding em lisboa”, “Jérôme bel, le film”, as instalações “Sequência para um estado de graça”, “jbel, 3 planos em montagem horizontal”), foca por fim questões relativas à representação no retrato, ao tempo de exposição, à relação com o modelo (com a criação de uma galeria de retratos filmados, as instalações "CHANT/MOUVEMENT/VUE/REFLECTION portraits", mais recentemente reunidas na exposição "O Tempo de um Retrato - galeria 1"). Entre 2004 e 2006 realiza dois documentários sobre artes performativas e políticas interculturais (“O encontro” e “Le réseau”). Um novo projecto documentário encontra-se em fase de preparação."

Fonte e imagem:
http://www.alkantara.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário