19 de Setembro, 2009: Super Disco - VÍTOR BELANCIANO

Teatro Maria Matos
Entrada Livre
18:30 - 20:00
mm café
Av. Frei Miguel Contreiras, 52

"Vítor Belanciano é actualmente um dos coordenadores do suplemento Ípsilon (jornal Público) e a sua relação com a música tem longos anos. Nesta sessão fala do álbum “Remain In Light” (Talking Heads, 1980) e do tempo que demorou até gostar dele. Revisita a época e partilha o seu percurso enquanto propõe a audição em directo de excertos do disco e de outros descobertos a partir dele.

A frase Disco é Cultura, comum em muitas edições discográficas brasileiras, era simples e nela lemos que nem só os discos de música clássica ou jazz mais erudito tinham o direito de ascender à categoria de Cultura com cê maiúsculo. Na verdade, qualquer disco é um artefacto cultural, tem uma história, representa uma época e, através dele, tem-se acesso a múltiplas outras histórias, tantas quantas as pessoas que o adquirem.
Com estas sessões propomos a algumas pessoas que escolham discos de vinil que considerem importantes e que partilhem em público o que sabem sobre eles e o que sentem ao ouvi-los. Sem limites de género. Ainda, por excelência, o formato a que associamos a palavra Disco (o CD foi quase sempre CD), o álbum ou single em vinil transporta significados mais tangíveis que qualquer outro suporte para música, seja pelo manuseamento do próprio disco, pelo impacto visual da capa ou, defendem os incondicionais, pela superioridade do som face a formatos digitais.
Queremos, no entanto, realçar o puro valor emocional e o carisma de um disco, traçar-lhe um percurso nas mãos do seu dono, manter viva a tradição de contar histórias e, porque é essencial, mostrar/ouvir a música de que se fala. No espírito das tertúlias literárias mas livres de academismos que possam erguer barreiras, estas sessões acontecerão em formato de programa de rádio gravado ao vivo e com emissão na Rádio Oxigénio (102.6).
"Super Disco" era o título de algumas colectâneas de êxitos nos anos 70 e 80, uma espécie de disco com poderes reforçados pelas mais importantes canções nas listas de vendas. Para o que nos interessa, "Super Disco" é qualquer um que adquira poderes especiais nas mãos de quem o defende."

Transportes
Metro: Roma
Comboio: Areeiro
Autocarros: 7/35/40/56/708/722/727/767

Sem comentários:

Enviar um comentário