17 de Novembro a 13 de Dezembro, 2009: Exposição - BRUNO CIDRA, CONTRAFORTE



"O Tráfico irá terminar o seu ciclo de exposições convidando o artista plástico Bruno Cidra.
O espaço do Espaço Fábulas – pertencente a um edifício Pombalino requalificado após um episódio de calamidade de um passado recente, pelo Arquitecto Siza Vieira; parte do coração pulsante da cidade de Lisboa e pertencendo irrefutavelmente à História da Cidade mereceu a atenção cuidada de Cidra, que preparou a sua intervenção com duas peças escultóricas.

O espaço foi medido visualmente pelo artista.
Os seus elementos arquitectónicos: colunas, abóbodas e arcos, considerados e tornados desafios.
As duas peças resultam de uma dialética entre o artista e o espaço expositivo, ao qual Cidra intervém poéticamente quebrando a austeridade inflexível do lugar.

Se numa das peças a sua natureza específico é incontornável, na outra poderíamos imaginá-la como a materialização de um plano de intersecção que secciona o espaço separado por um dos arcos do espaço expositivo.
Em ambas, Cidra assina o seu trabalho incorporando essa poética já referida, com base nos materiais que têm vindo a ser uma presença no seu corpo de trabalho: ferro, papel e madeira.

O uso destes materiais, em tensão e equilíbrio ténues, apela a um minimalismo desarmante que parte de questões centrais e fundamentais da escultura e serve de metáfora para dualidades existenciais – tais como fragilidade e força ou sustentado e sustentador."

Transportes
Metro: Restauradores, Rossio, Baixa-Chiado
Autocarros: 1/36/40/44/60/91/709/711/714/732/745/758/759/790/792
Eléctrico: 12/15/28

Fonte e imagem:
http://www.traficolx.net/?p=430&lang=pt

Sem comentários:

Enviar um comentário