31 de Outubro, 2009: Associação Bacalhoeiro - FESTA DE MÁSCARAS DE HALLOWEEN


20h30 - Jantar: Buffet variado
Festa de Máscaras de Halloween
NOITE REGGAE
oferta dum shot a quem vier mascarado!
23h - Fyah Burn Sister´s
Riddim Culture & Selecta Alice
Jah Wize inna Alice Wonderland

vem, e traz um amigo também
Rua dos Bacalhoeiros, 125
Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 01/36/37/40/44/60/92/706/709/711/714/732/745/759/781/790/794
Eléctricos: 12/15/18/25/28

Fonte e imagem:
http://bacalhoeiro.ning.com/

30 de Outubro, 2009: Massa Crítica - BICICLETADA




"Bicicletadas / Massas Críticas
Sexta-feira, 31/07/2009 - 18:00 - 20:30

* Lisboa - Encontro: Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII

...Há alguma variedade na hora de início das bicicletadas pois, para além do mais, espera-se sempre cerca de meia hora pela chegada de mais participantes...

Aparece e traz amigas/os."

Fonte e Imagem:
http://www.massacriticapt.net/?q=sobre-a-massa-critica/massa-critica-em-lisboa

29 de Outubro, 2009: Prova de Vinhos - CORTES DE CIMA

das 18h às 22h
Prova de Vinhos Cortes de Cima


logo cortes
 



Cortes de Cima, é uma propriedade familiar localizada na Vidigueira, Alentejo, que se dedica à produção de vinhos e azeite. A propriedade tem uma área de 365 hectares: 100 ha de Vinha, 50 ha de Olival, 50 ha de Sobreiros e 100 ha de Cereais.
 
Sob o abundante sol que se faz sentir anualmente na região, amadurecem as uvas que originam os vinhos ali produzidos.A vinha ligeiramente inclinada de Cortes de Cima, está situada em solos mediterrânicos de cor castanha, bem drenados e com um subsolo de pedra calcária. Na Vidigueira o clima é predominantemente seco, soalheiro no verão, frio no inverno e raramente com geadas.
 
As condições climatéricas da região favorecem um bom desenvolvimento dos ácidos orgânicos, essenciais para o equilibrio dos vinhos ali produzidos.

À prova vão estar os vinhos:







cortes garrafas



Cortes de Cima Tinto 2007
Cortes de Cima Aragonez 2005
Homenagem a Hans Christian Andersen Tinto 2007
Cortes de Cima Reserva Tinto 2004




www.cortesdecima.com




Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782


Fonte e imagens:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html


26, 27, 28 e 31 de Outubro, 2009: ADN – Agustina Desígnio Nacional - DEBATES NA FNAC CHIADO


PROGRAMA : AGUSTINA NA FNAC (Chiado – Lisboa)
Moderadora : Helena Vasconcelos (crítica literária)

ENTRADA LIVRE

SEG. 26 OUT. - 18h30
I. As Artes de Agustina
§ Graça Morais
§ João Botelho
§ Mónica Baldaque

TER. 27 OUT. • 18h30
II. Os Homens e as Mulheres em Agustina
§ Inês Pedrosa
§ Francisco José Viegas
§ Patrícia Reis

QUA. 28 OUT. • 18h30
III. Agustina e as Relações de Poder
§ Lídia Jorge
§ Filipa Melo
§ Miguel Real

SAB. 31 OUT. • 19h00
IV. Os Aforismos de Agustina
§ Pedro Mexia
§ José Manuel dos Santos
§ Maria Helena Padrão

"Quantos mundos cabem no universo de Agustina? A escritora criou uma galáxia de personagens e lugares, de emoções e sensações, de ímpetos e desejos que a tornam única e, evidentemente, imprescindível para a compreensão da nossa identidade e da nossa cultura. Agustina arrasta-nos pelas paisagens férteis do Douro, pelas ruas e traseiras dos prédios do Porto, pelas salas, corredores e recantos das casas rurais ou citadinas, acompanhando homens e mulheres, fortes e fracos, fiéis e desleais, a braços com o tumulto do mundo. Agustina, com os seus 87 anos bem vividos, detentora de inúmeros Prémios, autora de uma obra vastíssima, exploradora de todas as formas de comunicação, vai ser falada e discutida na FNAC.. Nunca é demais celebrar Agustina.

I - As Artes de Agustina
Realizadores de cinema como Manoel de Oliveira e João Botelho compreenderam bem o potencial das luxuriantes descrições das paisagens – interiores e exteriores – da vida dos objectos que abundam nos seus livros. Mas se Agustina “dá a ver” através da escrita, ela é, também, uma observadora curiosa e atenta. A sua cumplicidade com Maria Helena Vieira da Silva ficou registada em “Longos Dias Têm Cem Anos” e o fascínio por Rembrandt deu origem a “A Ronda da Noite” com o seu inquietante mistério.

II - Homens e Mulheres em Agustina
A sua galeria de personagens masculinas e femininas – a que se deve acrescentar a de alguns animais emblemáticos – rivaliza com as de Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós. É através das suas figuras femininas e masculinas, de todas as idades, que Agustina define um sistema de valores que rege um universo aparentemente rígido. Mas a força imanente e telúrica do lado feminino e o exercício da vontade do lado masculino estabelecem um desequilíbrio constante e perigoso.

III - Agustina e as Relações de Poder
Em Agustina, nada é pacífico. Por essa razão não admira que a busca e exercício do poder seja um dos temas mais constantes da sua obra. E, uma vez que o poder se adquire através da luta, há inúmeras batalhas nos seus livros. Daí também o fascínio por figuras da política, como o Marquês de Pombal (em “Sebastião José”) e como Francisco de Sá Carneiro (em “Os Meninos de Oiro”) . Ela sabe bem como os seres humanos atravessam a vida esgrimindo agilmente todas as possibilidades de dominação.

IV - Os Aforismos de Agustina
A leitura dos aforismos de Agustina transforma-se numa resolução de charadas. Mais do que provérbios, ditados ou sentenças em torno de temas que vão do amor à morte, do desejo às virtudes, do sofrimento à felicidade, estas frases lacónicas e cortantes, aproximam-se da reflexão filosófica e fazem as vezes de revelações ditas por um oráculo esclarecido e visionário. Um aforismo pode ser sibilino, luminoso, pacífico ou escandaloso. Agustina dá-nos a provar o sabor de todos eles."
Helena Vasconcelos

"De 26 a 31 de Outubro têm lugar na FNAC – Chiado, em Lisboa, 4 conversas sobre 4 grandes temas do universo de Agustina Bessa-Luís, com a presença de personalidades destacadas da nossa vida cultural. Modera as sessões “Agustina na FNAC” a crítica literária Helena Vasconcelos.
Agustina é uma das grandes e renovadas revelações da literatura portuguesa dos últimos cinquenta anos – e a sua assombrosa frescura torna-se cada vez mais evidente. São os novos públicos que a vão, de novo, descobrindo – e que, nessa descoberta, a vão tornando a revelar. Objecto de um verdadeiro culto académico, Agustina é o contrário do academismo. Irreverente, desconcertante, irrepetível, corrosiva, bem-humorada, é uma escritora do nosso tempo para o nosso tempo.
Esta inicitaiva da FNAC Portugal, com o apoio da Guimarães Editores, integra-se no projecto “ADN – Agustina Desígnio Nacional”, um ciclo de iniciativas que visa celebrar a autora e consagrá-la como um dos maiores escritores vivos de língua portuguesa. A Associação da FNAC a este projecto é mais um sinal da actualidade e vitalidade desta escritora intemporal.
Informação também disponível em HTTP://CULTURA.FNAC.PT"
Rui Morais e Castro
Guimarães Editores

Transportes
Metro: Rossio, Baixa-Chiado
Autocarros: 1/36/40/44/60/91/709/711/714/732/745/758/759/790/792
Eléctrico: 12/15/28

Fonte e imagem:
http://leituraemcomunidade.blogspot.com/2009/10/para-semana-e-tempo-de-agustina.html

24 de Outubro, 2009: Atelier Estrambólico para Crianças - ANIMALÁRIO UNIVERSAL DO PROFESSOR REVILLOD



Vem descobrir o mirabolante universo do Animalário Universal do Professor Revillod, onde existem os mais extraordinários animais: um tigre com corpo de vaca e cabeça de galinha ou um estrambótico hipopótamo com corpo de pulga e rabo de peixe. Neste atelier, vamos explorar as diferentes combinações de animais, inventar o nosso próprio animal e responder a um sem-número de perguntas: Que som fará? O que come? Como se movimenta? São 45 minutos de imaginação, orientados por Susana Alves, a convite da Orfeu Mini.

A participação é livre
e podes trazer o pai, a avó, o vizinho, a amiga ou o irmão... Aparece e aprende, divertindo-te!


ANIMALÁRIO UNIVERSAL DO PROFESSOR REVILLOD
Atelier estrambótico para crianças 4 - 8 anos

Fnac Colombo | 24 Outubro | sábado | 11h00

Centro Comercial do Colombo em Lisboa

Transportes
Autocarros: 3/64/729/750/765/767/799
Metro: Colégio Militar/Luz

www.orfeunegro.org
ORFEU NEGRO
rua da trindade, n.º 5 – 2.º fte
1200-467 lisboa
t +351 21 3244170
f +351 21 3244171

22 de Outubro, 2009: Goethe Institut - HOMENAGEM A PINA BAUSCH NO DOCLISBOA


18:30 - 21:30
António Mega Ferreira conversa com André é. Teodósio e Claudia Galhós

No âmbito da homenagem que o Festival Internacional de Cinema doclisboa presta a Pina Bausch, o Goethe-Institut convida os seguidores da coreógrafa alemã para uma conversa sobre a importância e o impacto da sua obra no mundo da dança e na cena cultural em Portugal.


António Mega Ferreira
Nasceu em 1949. É escritor, jornalista e Presidente da Fundação do Centro Cultural de Belém. Na função de comissário da Expo 98, Festival dos 100 Dias, António Mega Ferreira convidou Pina Bausch para uma residência artística que culminou com a criação de uma peça de sua autoria sobre Lisboa, Masurca Fogo.

André Teodósio
Nasceu em 1977. É actor, encenador de teatro e criador no Teatro Praga. Em 2008 publicou um ensaio sobre Pina Bausch no Jornal de Letras.

Claudia Galhós
Nasceu em 1972. Colaborou como jornalista e crítica de dança em númerosos orgãos de imprensa e para a televisão, está a preparar um livro sobre Pina Bausch.

O doclisboa irá exibir os seguintes filmes
19 OUT – 19.30, SÃO JORGE – 1
21 OUT – 21.00, SÃO JORGE – 3
COFFEE WITH PINA
de Lee Y anor, Alemanha, França, 2005, 52’
Uma obra magistral sobre a criação de Pina Bausch, onde Pina dança sozinha no seu atelier, músicas Victorino e outros autores portugueses. Coffee with Pina é uma obra que vive entre o documentário e a vídeo-arte, mantendo um diálogo íntimo com a coreógrafa. Um filme onde Yanor deu espaço livre às intuições e associações visuais da artista, criando uma obra que também poderia ser descrita como fotografias filmadas.

20 OUT – 21.00, SÃO JORGE – 3
21 OUT – 19.00, SÃO JORGE – 3
THE COMPLAINT OF AN EMPRESS
de Pina Bausch, Alemanha, 1990, 106’
Filme de referência, experimental e independente, dirigido pela própria Pina Bausch.

19 OUT – 19.30, SÃO JORGE – 1
21 OUT – 21.00, SÃO JORGE – 3
LISSABON - WUPPERTAL - LISBOA
de Fernando Lopes, Portugal, 1998, 35’
Lisboa, cidade aberta, luminosa e quente, recebe Pina Bausch e a sua Companhia, o Tanztheater Wuppertal. Vêm para uma residência de três semanas, com o projecto de criar uma nova peça sobre a cidade de Lisboa.

Mais informações sobre doclisboa:
www.doclisboa.org

Transportes
Autocarros: 30/723/767/790
Elevador: Lavra

22 de Outubro, 2009: Prova de Vinhos - NIEPOORT

das 18h às 22h
niepoort logo



Desde 1835 que a família holandesa van der Niepoort está ligada ao Vinho do Porto, como comerciantes e exportadores: comprando uvas e vinhos aos lavradores do Douro, para depois os vender com a sua própria marca.
Cinco gerações mais tarde Dirk Niepoort passou a integrar a empresa familiar, revolucionando a estrutura existente e conjugando de forma harmoniosa a tradição com a inovação.

Parte importante desta mudança passou pela aquisição de duas propriedades vinícolas em Cima Corgo: a Quinta de Nápoles e a Quinta do Carril.
Assim surgiu uma nova actividade para além do Vinho do Porto, passando a Niepoort a produzir Vinhos do Douro - brancos, tintos e rosés – hoje reconhecidos mundialmente pela sua elevada qualidade.


À prova vão estar os vinhos:

niepoort garrafas



Tiara Branco 2008
Redoma Reserva Branco 2008

Vertente Tinto 2007

Redoma Tinto 2007

Batuta Tinto 2007

Charme Tinto 2007





www.niepoort-vinhos.com




Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782


Fonte e imagens:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html

20 de Outubro, 2009: Debate - A POLÍTICA PARA ALÉM DA POLÍTICA - POLÍTICAS DE IDENTIDADE


A política para além da política - Políticas de identidade

Miguel Vale de Almeida e Marcos Cardão
DEBATES E ENCONTROS
20 de Outubro às 18h30

" Nas últimas décadas, a palavra identidade tornou-se um conceito recorrente no debate político [veja-se Hobsbawm no dossier]. A nível dos movimentos sociais tem sido frequentemente defendida a necessidade de construir identidades que, fundindo dimensões políticas e culturais, permitam a várias figuras subalternas – colonizados, camponeses, indígenas, negros, mulheres, gays – forjar um poder de resistência e transformação que reaja às políticas de identidade dominantes, baseadas no colonialismo, no racismo, no machismo ou na homofobia. Entretanto, este identitarismo estratégico tem sido igualmente criticado pelo facto de ser incapaz de trabalhar uma alternativa que coloque em causa a própria ideia de uma política baseada na noção de identidade, deixando assim por problematizar categorias como nação, género ou família. "

Transportes
Metro: Roma
Comboio: Areeiro
Autocarros: 7/35/40/56/708/722/727/767

Fonte:
http://teatromariamatos.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=153&tabs=sobre#sep

24 de Outubro, 2009: Atelier Estrambólico para Crianças - ANIMALÁRIO UNIVERSAL DO PROFESSOR REVILLOD



Vem descobrir o mirabolante universo do Animalário Universal do Professor Revillod, onde existem os mais extraordinários animais: um tigre com corpo de vaca e cabeça de galinha ou um estrambótico hipopótamo com corpo de pulga e rabo de peixe. Neste atelier, vamos explorar as diferentes combinações de animais, inventar o nosso próprio animal e responder a um sem-número de perguntas: Que som fará? O que come? Como se movimenta? São 45 minutos de imaginação, orientados por Susana Alves, a convite da Orfeu Mini.

A participação é livre
e podes trazer o pai, a avó, o vizinho, a amiga ou o irmão... Aparece e aprende, divertindo-te!


ANIMALÁRIO UNIVERSAL DO PROFESSOR REVILLOD
Atelier estrambótico para crianças 4 - 8 anos

Fnac Colombo | 24 Outubro | sábado | 11h00

Centro Comercial do Colombo em Lisboa

Transportes
Autocarros: 3/64/729/750/765/767/799
Metro: Colégio Militar/Luz

www.orfeunegro.org
ORFEU NEGRO
rua da trindade, n.º 5 – 2.º fte
1200-467 lisboa
t +351 21 3244170
f +351 21 3244171

15 de Outubro, 2009: Prova de Vinhos - ANETO


das 18h às 22h

logo aneto






Os vinhos Aneto são produzidos por uma pequena empresa familiar, criada em 2001, com o objectivo de cuidar de vinha própria ao longo de todo o ciclo vegetativo: vindimar, vinificar e engarrafar obtendo pequenas quantidades de vinhos de qualidade.
As uvas brancas provêm da freguesia de Barrô. Zona de transição com solos graníticos, clima fresco e Atlântico. As castas são Semillon, Gouveio, Viosinho e Arinto.
As uvas tintas provêm de 7 ha de vinha adulta em Sobradais e Malvêdos, freguesia de Castedo do Douro, plantada em solo xistoso com afloramentos de argila e clima Mediterrânico. As castas são Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Souzão.
A prova contará com a presença do enólogo responsável, Francisco Montenegro.



À prova vão estar os seguintes vinhos:





garrafas aneto

Aneto Tinto 2006


Aneto Grande Reserva Tinto 2007


Aneto Reserva Branco 2008


Aneto Late Harvest 2007


Bétula Branco 2008




www.aneto.com.pt







Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782


Fonte e imagens:

15 de Outubro, 2009: Debate - ESTE JORNALISMO PARA QUÊ?

ENCONTROS COM O LE MONDE DIPLOMATIQUE
Edição Portuguesa
 
 
debate | 15 de Outubro | 5.ª feira | 21h30

Este jornalismo para quê?
 
A crise do jornalismo e dos meios de comunicação social aumentou com a crise económico-financeira, mas há muito que vem sendo anunciada. Com base no dossiê «Jornalismo: que futuro?», publicado na edição de Outubro do Le Monde diplomatique, convidamo-lo(a) a debater temas como os jornais e a Internet, a propriedade e o financiamento dos media, o que é uma informação de qualidade e a autonomia e precariedade na profissão de jornalismo. Como sair da crise?
 
Debate
Este jornalismo para quê?
Com a participação de
Alfredo Maia (presidente do Sindicato dos Jornalistas)
Carla Baptista(FCSH-UNL)
Daniel Oliveira (jornalista)
João Pacheco (jornalista, Precários Inflexíveis)
Sandra Monteiro (dir. Le Monde diplomatique - ed. port.)
O debate terá lugar na zona do bar do Instituto Franco-Português (Av. Luís Bivar, 91 - Lisboa).
 
 
Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/83/718/726/745

Fonte:
http://www.ifp-lisboa.com/

13 a 18 de Outubro, 2009: Programação - ASSOCIAÇÃO BACALHOEIRO

C O O L e c t i v o   C O O L t u r a l
 
Terça 13 - Filmes com jantar
21:00- jantar vegetariano.
Ciclo de Outubro
- Monty Phyton -
22:30 – “O sentido da vida”  Terry Jones, Reino Unido, 1983, 107´.
 
Quarta 14
20h00 – One Man Show João Lima guitarra electrónica portuguesa

Quinta 15 
20:00- petiscos de mexilhões a Zé do Mar
22h | Manu + Zakim Therapy
 
 Sexta 16
20:00- jantar
23h00 Club Bacalau Drum´n´bass Fridays
Breakfast Session apresenta
Nsekt & Spam
visuals
Alatak
 
Sábado 17
20:00- jantar
23h00 – Yemmandala fusão Brasil - Portugal
00h30 – Paolo Makossa & Ribão
Afro samba

Domingo 18
20:00- jantar
19h30 - JAZZMINGUS - Concertos de Jazz
Maria João Matos – voz
Zé Soares – guitarra
Flapi – saxofone / flauta


Rua dos Bacalhoeiros, 125
Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 01/36/37/40/44/60/92/706/709/711/714/732/745/759/781/790/794
Eléctricos: 12/15/18/25/28

Fonte e imagem:
http://bacalhoeiro.ning.com/

9 a 31 de Outubro, 2009: Exposição - DUAS LINHAS




70% da população habita o território Português ao longo da costa Ocidental. Apenas 30% da população vive no interior do país, ao longo da fronteira com Espanha. Duas zonas habitadas de diferentes maneiras, com tempos diferentes, ritmos, arquitecturas, paisagens, culturas, velocidades e densidades diferentes.
A ideia das duas linhas é mostrar esta realidade paralela, os seus desequilíbrios, as suas imagens míticas e fantasias, os seus desejos. Desafios, dilemas e oportunidades.

Textos de :
Mário Alves, Álvaro Domingues, João Nunes, Samuel Rego e João Seixas

Fotografias de:
Daniel Malhão e Nuno Cera

Design gráfico:
R2


Avenida 211
Rua Rosa Araújo, 19


Transportes
Autocarros:  1/36/44/74/702/706/709/711/732/745/746
Metro: Marquês/Avenida/Rato 






8 de Outubro, 2009: Prova de vinhos - PRODUTOR CRISTIANO VAN ZELLER

das 18h às 22h

zellers logo






Cristiano van Zeller é um ícone e um reflexo do Douro contemporâneo. Produtor caracterizado pela inovação, os seus vinhos – Porto e Douro - reflectem personalidade, carácter e prazer.
  Apesar de jovem, tem já uma longa história no vinho da região do Douro. A sua família foi proprietária da lendária Quinta do Noval, empresa que dirigiu por muitos anos. Também ajudou a implantar a Quinta do Crasto e hoje é responsável pela Quinta do Vale Dona Maria.
 Os seus vinhos não necessitam de grandes apresentações. CV, Quinta Vale Dona Maria, Van Zellers, são grandes e sérios produtos do Douro.




À prova vão estar os vinhos:



zellers garrafas




Van Zellers Branco 2006

CV Tinto 2005


Quinta Vale de D Maria Tinto 2006


Van Zellers Tinto 2004


Quinta Vale de D Maria Porto Vintage 2003







www.quintavaledonamaria.com





Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782

Fonte e imagens:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html

7 de Outubro, 2009: Lançamento de livro - O LIVRO DOS GUERRILHEIROS, DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA



"Grande lançamento do último livro de Luandino Vieira no dia 7 de Outubro, pelas 18h, no espaço Foyer do Fórum Lisboa. Uma iniciativa da Caminho Editora, da Bertrand e da Câmara Municipal de Lisboa, a convidar à apresentação de «O Livro dos Guerrilheiros». Distinguido em 2006 com o Prémio Camões, o escritor angolano iniciou com «De Rios Velhos e Guerrilheiros» um percurso pela história mais recente do seu país, completando com este segundo título uma mesma procura do sentido da guerra e da paz."
 
Transportes
Metro: Roma
Comboio: Areeiro
Autocarros: 7/35/40/56/708/722/727/767

8 e 10 de Outubro: Concertos - VIRGEM SUTA

Quinta - Teatro da Luz (Lisboa) - 15.00h - entrada livre - em directo para a Antena1
Sábado - FNAC do Vasco da Gama - showcase - 17.00h

 

7 a 19 de Outubro, 2009: Festa - 10ª EDIÇÃO DA FESTA DO CNEMA FRANCÊS


"A FESTA DO CINEMA FRANCÊS faz dez anos e vai passar por aqui!

É verdade, chegámos às dez edições, um marco importante na vida de um festival que se destaca pela apresentação, na sua secção principal, de antestreias de longas-metragens recentes, de géneros vários e origens diversas, mas com uma produção em comum: a francesa.

O facto de a França produzir, ou co-produzir, à roda de 300 filmes por ano, faz-nos dispor de um espectro considerável de escolha, numa diversidade de géneros e de culturas, que nos ajuda a oferecer-lhe – a si! – um panorama rico, do que melhor se vai realizando.

A selecção, pautando-se sempre pela qualidade e interesse, procura contemplar todos os géneros: comédias, dramas, policiais, documentários, filmes de animação, thrillers, etc., de jovens realizadores a realizadores consagrados."

Programa
Catálogo em pdf

8 de Outubro, 2009: Encontro literário - JEAN-PAUL ENTHOVEN


"Jean-Paul Enthoven estará em Lisboa para escrever sobre a cidade,  integrado num projecto no âmbito do Prix de la nouvelle 2010, com vista à edição de uma antologia.
Neste projecto são várias as escalas literárias previstas nas quais participam: Jean d’Ormesson,Yasmina Khadra, Edourdo Manet, Jean-Marie Rouart (da Academia Francesa), Gonzague Saint-Bris, Akli Tadjer, Pierre Vavasseur, Delphine de Vigan.
Responsável do projecto: Catherine Enjolet (que também estará em Lisboa)
Presidência do júri: Benoîte Groult e Patrick Poivre d’Arvor
 
No próximo dia 8 ás 18h30 haverá um encontro literário com Jean-Paul Enthoven no Sofitel (Av. Liberdade, 127) no qual também estará presente Paula Mendes Coelho (Univ. Aberta)
Dado o nº limitado de lugares, a confirmação de presença é necessária e deverá fazer-se até dia 6 para o e-mail: h1319-sm@sofitel.com
 
Jean-Paul Enthoven nasceu a 11 de Janeiro de 1949, em Mascara, na Argélia. Depois de cursar Direito, Filosofia (Universidade de Paris, e Ciências Politicas (IEP de Paris), torna-se assistente e logo a seguir professor associado em Ciências Politicas. Integra o Nouvel Observateur em 1975, na secção “ Grands Entretiens “. Logo a seguir, é convidado por Jean Daniel, para trabalhar no serviço literário desse periódico onde publica regularmente crónicas sobre ensaios. Em 1978 é nomeado chefe de redacção adjunto e passa então a tratar de todos os assuntos literários. Alguns anos depois, em 1983, distancia-se do jornalismo, para se dedicar à edição, mais particularmente, no departamento «Hachette-Littérature », que passa a dirigir, nomeado por Jean-Claude Lattès. Em 1986, junta-se à equipa das Edições Grasset, como Director editorial- cargo que ocupa ainda hoje. Em 1993 interrompe a sua colaboração com o Nouvel Observateur, e torna-se Conselheiro da direcção da revista Le Point. Também dirige a colecção « Biblio-essais»no livro de bolso.
 
Escala literária prevista em Lisboa de 7 a 12 de Novembro de 2009
 
Bibliografia:
ENTHOVEN, Jean-Paul. Les enfants de Saturne. PARIS : Grasset, 1996.
ENTHOVEN, Jean-Paul. /Aurore/. PARIS : Grasset, 2001.
ENTHOVEN, Jean-Paul. /La dernière femme/. PARIS : Grasset, 2006.
ENTHOVEN, Jean-Paul. /Ce que nous avons eu de meilleur/. PARIS :
Grasset, 2008."

Transportes
Metro: Avenida
Autocarros: 36/44/702/709/711/732/745/746


Fonte e imagem:
http://www.ifp-lisboa.com/