25 de Abril, 2010: Cerimónia - DESCERRAMENTO/INAUGURAÇÃO DA PLACA DA EX-SEDE DA PIDE-DGS

"A direcção do NAM convoca todos os associados e apoiantes da Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! – NAM a participar no dia 25 de Abril de 2010 na cerimónia de descerramento-inauguração da placa informativa da localização da ex-sede da PIDE-DGS, na Rua António Maria Cardoso, organizada pelo Movimento Não Apaguem a Memória! – NAM em cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa.
Este acto de importante significado para a Memória da luta pela liberdade é precedido por um mini roteiro da Memória (...).

No percurso serão evocados acontecimentos históricos e no final haverá uma breve intervenção do historiador, conhecido lutador anti-fascista e ex-preso político José Manuel Tengarrinha.
Este importante acto de preservação da Memória surge na sequência da luta do NAM pela recolocação da placa evocativa dos cidadãos mortos pela PIDE-DGS no dia 25 de Abril de 1974, na fachada do condomínio privado de luxo que substituiu a sede da PIDE sem que as autoridades então cuidassem,  como era seu dever cívico, da preservação do património histórico da luta pela Liberdade.
O historial dessa luta do NAM em torno da Placa e que no seu desenvolvimento deu origem a esta outra lápide que assinalará a ex-sede da PIDE  é, tal como consta no relatório de actividades do NAM, o seguinte:
«A placa evocativa das últimas vítimas da PIDE/DGS, assassinados no dia 25 de Abril de 1974, afixada por um grupo de cidadãos na ex-sede daquela sinistra polícia política, para lembrar a memória dos jovens que ali sucumbiram, foi retirada, no início das obras de transformação daquele local em condomínio privado de luxo.
Concluída a obra e constatada a não colocação da placa, o Movimento Cívico Não Apaguem a Memoria! (NAM) contactou o responsável pelo condomínio privado (GEF) para exigir a recolocação da placa no local de origem. Numerosos foram os protestos, muitos deles publicados no blog Caminhos da Memória, e registámos mais de duas mil adesões à causa organizada no Facebook para retorno da placa ao seu local de origem. A placa foi então recolocada mas em local de muito pouca visibilidade.
Esta situação desencadeou uma nova onda de protestos que culminaram com uma carta enviada pela direcção do NAM ao presidente da CML, António Costa, a cada um dos vereadores e à presidente da Assembleia Municipal, Simonetta Luz Afonso, para protestar pelo desrespeito à memória de tantas portuguesas e portugueses que lutaram pela Liberdade.
Na sequência desta carta, a vereadora da cultura da CML, Drª. Catarina Vaz Pinto, propôs, no final do passado mês de Fevereiro, uma reunião com a nossa direcção para discutir esta questão.
Nesta reunião o NAM voltou a defender que a placa evocativa das últimas vítimas da PIDE fosse colocada em local de maior visibilidade, após serem avivadas as letras dos nomes dos mortos cuja tinta desaparecera.
Na sequência desta reunião a vereadora da cultura fez-nos chegar a informação de que a CML aceitava a sugestão do NAM de que o edifício da PIDE/DGS fosse sinalizado no espaço público.
Mais recentemente, foi-nos solicitado que propuséssemos um pequeno roteiro, com indicação de alguns pontos que recordassem momentos significativos da liberdade conquistada, em Abril de 74, e que culminaria com o descerramento da lápide de sinalização da ex-sede da PIDE/DGS, no dia 25 de Abril, pelas 17.45H, tal como acima indicado.
Fomos, também, informados de que as letras dos nomes das últimas vítimas da PIDE seriam reavivadas.»"

"O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, estará presente no domingo, dia 25 de Abril, pelas 18 horas, na Praça do Município - o ponto de encontro escolhido para depois iniciar o Roteiro do 25 de Abril, uma iniciativa conjunta da CML e da Associação - Movimento Cívico Não Apaguem a Memória.
Comemoração Dia 25 de Abril - Programa do percurso: 

Local de encontro: Praça do Município (18h)
1ª Paragem: Rua do Arsenal
                     (breve descrição de enquadramento histórico) - Prof. Jorge Martins
2ª Paragem: Largo da Boa-Hora
                     (breve descrição do significado histórico) - Prof. Jorge Martins
3ª Paragem: Rua Capelo
                     (breve descrição do significado histórico) - Prof. Jorge Martins
4ª Paragem: Rua António Maria Cardoso
                     - Descerramento da placa de localização da ex-sede da PIDE/DGS
                     - Intervenção do Presidente do Associação - Movimento Cívico Não Apaguem a Memória!
                     - “Vozes de Abril” (sons de época)               
                     - Testemunho do Prof. José Manuel Tengarrinha (ex-preso político)
                     - “Vozes de Abril” (sons de época)               
                     - Testemunho de Helena Pato (ex-presa política)
                     - Testemunho de Edmundo Pedro (ex-preso político)
                     - Intervenção do Senhor Presidente da CML
             
Haverá distribuição de cravos durante o percurso e distribuição de CD/Murais de Lisboa."


 Fontes:
 http://caminhosdamemoria.wordpress.com/2010/04/23/associacao-movimento-civico-%C2%ABnao-apaguem-a-memoria%C2%BB-nam-convocatoria/
http://www.cm-lisboa.pt/?idc=88&idi=52463
Imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimHZtzrDmy5ySDpkgEQz_E95fHQ8naY7bDwpF6rVdIonRBsqHfMO11DoCs4Y10nkusOUUI3zSJEsvBAWFQXX7W4QvZqdBECnqsTg1o-AqUsLGHaiJd1kV0BIIK1Vw0qKmHVQ8sTSEOsegX/s400/Pide+sede+placa+homenagem+aos+assassinados.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário