22 de Maio, 2010: Inauguração - JARDIM DO PRÍNCIPE REAL

Eduardo Salavisa

"A reabertura do Jardim do Príncipe Real decorre amanhã pelas 10h00, e na ocasião estarão presentes o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e o vereador Sá Fernandes.

Na ocasião será também aberto o aqueduto do Loreto, no troço de 410 metros que estabelece a ligação entre o jardim e o miradouro de São Pedro de Alcântara."

"Como se elas não fossem já suficientes, o Jardim do Príncipe Real tem a partir de hoje mais uma razão de visita: a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) promoveu as obras necessárias e abriu ao público o troço do aqueduto que liga este espaço verde ao Jardim de São Pedro de Alcântara.

Para percorrer os 410 metros que ligam as duas áreas verdes é preciso marcar uma visita guiada, que se realiza às quartas e sextas-feiras e aos sábados, através do Museu da Água. Mas, mais do que isso, é preciso estar preparado para caminhar no subsolo num espaço estreito no qual, a dada altura, os mais altos são mesmo obrigados a baixar-se. Para evitar acidentes, todos os visitantes recebem um capacete e uma lanterna, apesar de todo o percurso estar devidamente iluminado.

A chamada "galeria do Loreto", na qual se insere este troço, tem uma extensão total de 2835 metros e fazia parte do antigo sistema de abastecimento de água a Lisboa, que entrava na cidade através da arcada monumental do Vale de Alcântara e terminava no Reservatório da Mãe d"Água, nas Amoreiras. Graças ao protocolo estabelecido entre a autarquia e a EPAL, outros troços deverão abrir ao público nos próximos tempos. O primeiro deverá ser, em Março de 2011, o que liga o Príncipe Real ao Largo do Rato.

Já o Reservatório da Patriarcal, no subsolo do jardim que hoje reabre e a partir do qual se acede à galeria do Loreto, continua a poder ser visitado sem marcação prévia de segunda-feira a sábado, entre as 10h e as 18h. Este reservatório, uma cisterna com forma ortogonal construída entre 1860 e 1864 de acordo com um projecto do francês Mary, tem sido usado para eventos de cariz cultural."


Fontes:
http://www.publico.pt/Local/jardim-do-principe-real-reabre-sabado-dois-meses-apos-o-previsto_1438340
http://jornal.publico.pt/noticia/22-05-2010/va-pelo-subsolo-ate-sao-pedro-de-alcantara-19455928.htm
http://jornal.publico.pt/noticia/22-05-2010/jardim-do-principe-real-reabre-hoje-recuperado-19455924.htm
Imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGCri7nUJ1CHRZUDHU5gsaBuiycAIjYeKyf6ff3qEqd7cc_M7jOu4xAJ7JBiGeKQlCQwsr2dmiJ6rkDClOqOh0uFf-HJ11s6I6AyQLSloh0JYE3xGO8Qwc_omrfiqQQ3BmSAIo_nojf_E/s400/PrincipeReal.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário