1 de Maio, 2010: Festa - QUIOSQUES DE REFRESCO


Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 92/758/790
Eléctrico: 28

Fonte:
http://2.bp.blogspot.com/_DKCqi0a3BOA/S9YenJml88I/AAAAAAAAAUg/52LofFuYAgQ/s1600/uskp-quiosques-01+copy.jpg

2, 8 e 16 de Maio, 2010: Feira do Livro de Lisboa - ORFEU NEGRO

Pavilhão A 64
"As edições Orfeu Negro contam este ano com um pavilhão próprio no topo do Parque Eduardo VII, do lado esquerdo do jardim, vindo do Marquês de Pombal.

Junto do nosso pavilhão, encontrará um espaço de actividades para meninos e meninas, onde todos poderão ouvir e contar histórias, fazer desenhos e rabiscos e o que mais queiram inventar.

Nos dias 2 (dom), 8 (sáb) e 16 (dom) de Maio, sempre das 16h às 19h, temos pinturas faciais: burros, incríveis comedores de livros, animais estrambóticos e até o Jack Esquelético a passearem nas bochechas dos leitores Mini."

Livros do Dia
30 Abril | Espelho do Mundo – Uma Nova História da Arte
1 Maio | O Coração e a Garrafa
2 Maio | Burros

3 Maio | Animalário Universal do Professor Revillod
4 Maio | cem mil cigarros – Os Filmes de Pedro Costa
5 Maio | Espelho do Mundo – Uma Nova História da Arte
6 Maio | O Modulor / Modulor 2
7 Maio | Espelho do Mundo – Uma Nova História da Arte
8 Maio | Migrando
9 Maio | Animalário Universal do Professor Revillod

10 Maio | cem mil cigarros – Os Filmes de Pedro Costa
11 Maio | O Livro Inclinado
12 Maio | Espelho do Mundo – Uma Nova História da Arte
13 Maio | O Modulor / Modulor 2
14 Maio | Espelho do Mundo – Uma Nova História da Arte
15 Maio | O Coração e a Garrafa
16 Maio | Burros


Horário da Feira
Seg - Sex 12h30 – 23h30
Sáb, Dom e Feriados 11h00 – 23h30


Transportes
Metro: Marquês de Pombal
Autocarros: 1/74/702/706/709/713/720/727/738/746
Fonte:
http://www.orfeunegro.org/

2 de Maio, 2010: Roteiro das Árvores Classificadas - DE CAMPO DE OURIQUE A SANTOS

"Roteiro das Árvores Classificadas de Lisboa | De Campo de Ourique a Santos | domingo, às 14h30 (1º domingo do mês)
Actividade que dá a conhecer as árvores classificadas de interesse público, as quais constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico e são, em grande medida, desconhecidas da população.
Ponto de encontro: Jardim Teófilo Braga (Jardim da Parada)

Nota: Todas as actividades requerem marcação prévia e estão sujeitas à aplicação da taxa municipal em vigor: 1,48€/individual 9,87€/grupos até 10 pessoas. As condições climatéricas podem impedir a realização de algumas actividades ao ar livre.
Para mais informações
Espaço Monsanto: 218170200
http://lisboaverde.cm-lisboa.pt"

Transportes
Metro: Rato
Autocarros: 74, 701
Eléctrico: 28

Fonte:
http://www.cm-lisboa.pt/?idc=136&idi=41732

29 de Abril a 16 de Maio, 2010: Feira do Livro de Lisboa - 80ª EDIÇÃO


"Arranca esta quinta-feira mais uma Feira do Livro de Lisboa. Ana Dias Ferreira conta quais as novidades e o que pode encontrar nesta 80ª edição. Com mapa e tudo, para ninguém se perder.

Parece que Abril é que é. A partir de agora, Abril sempre. A Feira do Livro de Lisboa largou definitivamente o querido mês de Junho e este ano volta a arrancar ainda em Abril. A data oficial é quinta-feira, 29, e até 16 de Maio a festa dos livros vai animar o Parque Eduardo VII todos os dias da semana e pela noite fora. A justificação volta a ser a mesma do ano passado e tem a ver com a tentativa de não fazer coincidir o evento com a época de exames dos estudantes, que assim estarão mais livres para dar atenção a outras letras sem ser as académicas. De resto, há novidades e apostas ganhas que se mantêm nesta 80ª edição.

Zona de restauração e horários
A experiência foi feita no ano passado e é para manter: nesta edição há Feira do Livro à hora do almoço, a partir das 12.30 (antigamente o evento só abria às 15.00 ou às 16.00), e os novos espaços de restauração criados à entrada do parque para refeições completas voltam a marcar presença (tal como as farturas e as barraquinhas de gelados, velhos habitués). Mas a grande novidade desta 80ª edição é o horário de encerramento, que foi alargado e se estende até às 23.30, todos os dias e até mesmo durante a semana.

Espaço Infantil
Como já vem sendo hábito, a feira não esqueceu os miúdos e este ano dedica-lhes dois espaços próprios. Será aí que, todos os dias da semana, às 14.30, têm início várias actividades dirigidas aos pequenos leitores. Essas actividades incluem oficinas de expressão, leituras e encenações de histórias (“Dá-me um livro… conta-me uma história” e “Lençóis de Histórias”) e ainda um itinerário infanto-juvenil que propõe uma visita à feira para “olhar os livros com olhos de ver”. Tudo isto para além das actividades pontuais propostas pelas várias editoras com títulos publicados na área do infanto-juvenil.

Programação musical
É outra das grandes novidades deste ano e, juntamente com os horários mais tardios, faz parte de uma estratégia da APEL, a organizadora da feira, para atrair mais visitantes à hora do jantar. É que este ano, e todos os dias da semana, haverá sempre um concerto de música ao vivo no palco central, às 21.15. O único dia com um género fixo é a sexta-feira, que ficou reservada para o jazz, mas nas outras noites esperam-se uma série de estilos musicais distintos, de música brasileira a clássica, passando pelos blues.

Leya
Mais uma vez será possível comprovar a hegemonia da Leya no mercado editorial português fazendo as contas à proporção de espaço que o grupo ocupa no recinto da Feira do Livro, no topo superior direito de quem vem do Marquês de Pombal, e que concentra nada mais nada menos do que a Dom Quixote, Caminho, Oficina do Livro, Asa, Texto, Gailivro, Teorema e Casa das Letras. Os tão polémicos pavilhões especiais estreados há dois anos são para manter – a diferença em relação aos outros é que são maiores e permitem aos visitantes entrar lá para dentro, quase como uma mini-livraria tradicional – e é na Praça Leya que se concentram inúmeras sessões de autógrafos, de António Lobo Antunes a José Eduardo Agualusa e Inês Pedrosa (sábado às 16.00), passando por Manuel Alegre (sexta às 18.30), Richard Zimler (sábado às 15.00), Pepetela (domingo às 16.00) e Alice Vieira (9 de Maio às 11.30).

Praças coloridas
Claro que há vida para além da Leya, não só nos stands e pavilhões das outras editoras, mas também nas quatro praças criadas este ano e espalhadas pelo Parque. Baptizadas com os nomes das cores correspondentes – Praça Azul, Verde, Amarela e Praça Laranja – serão locais pensados para uma maior interacção com o público e para receber debates, conferências e apresentações de livros.

A Feira do Livro arranca esta quinta-feira e fica no Parque Eduardo VII até 16 de Maio. Seg-Sex das 12.30 às 23.30, Sáb, Dom e feriados das 11.00 às 23.30."

Transportes
Metro: Marquês de Pombal
Autocarros: 1/74/702/706/709/713/720/727/738/746

Fonte:
http://www.timeout.pt/news.asp?id_news=5363&
Imagem:
http://3.bp.blogspot.com/_enb3JLSM6-w/Sf7ru_qTzsI/AAAAAAAAB5g/ryrSgoDkvtY/s400/2009+-+quidnovi+feira+do+livro+lisboa+02.JPG

4 a 9 de Maio, 2010 - Festival - FESTin


"O FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, na sua primeira edição, decorrerá de 4 a 9 de Maio no Cinema São Jorge, Lisboa, dentro da Semana Cultural da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem como objectivo incentivar a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural nos países lusófonos.
Com este evento pretende-se descobrir e estimular novos valores na área cinematográfica destes países. Fazer da lusofonia um ponto de referência para a sétima arte. Na sua primeira edição, o festival mostrará o que há de novidades nas produções cinematográficas em todos os países da CPLP.
Além das exibições dos filmes estão previstas outras actividades como duas mesas de discussão: “A cooperação cinematográfica na lusofonia”, ”Festivais de cinema como fonte de atracção para o turismo” e dois workshops: documentários televisivos e cinema para a juventude.
Excepto a entrada para a exibição dos filmes, a participação nas mesas de discussão e workshops são gratuitas. A participação nos workshops é mediante a inscrição e estará brevemente no site do FESTin, assim como a programação do festival."

Transportes
Comboio: Rossio
Metro: Alameda, Rotunda
Autocarros: 36, 44, 91, 702, 709, 711, 732, 745, 746



Sítio do Festival:http://www.festin-festival.com/
Fonte:
http://dn.sapo.pt/cartaz/cinema/interior.aspx?content_id=1528969

23 e 24 de Abril, 2010: Comemoração - ARRAIAL DO 25 DE ABRIL, LARGO DO CARMO

"À noite, nos dias 23 e 24 privilegiaremos a participação das Associações, com a sua intervenção cívica e as suas manifestações culturais que vão desde a música, ao teatro, à dança e gastronomia e ainda a participação de artistas amadores e profissionais. Constitui uma forma de praticar cidadania e de valorizar o exercício da democracia participativa e de intervenção, na defesa dos valores da justiça social e da liberdade."

Transportes
Metro: Restauradores, Rossio, Baixa-Chiado
Autocarros: 1/36/40/44/60/91/709/711/714/732/745/758/759/790/792
Eléctrico: 12/15/28

25 de Abril, 2010: Cerimónia - DESCERRAMENTO/INAUGURAÇÃO DA PLACA DA EX-SEDE DA PIDE-DGS

"A direcção do NAM convoca todos os associados e apoiantes da Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! – NAM a participar no dia 25 de Abril de 2010 na cerimónia de descerramento-inauguração da placa informativa da localização da ex-sede da PIDE-DGS, na Rua António Maria Cardoso, organizada pelo Movimento Não Apaguem a Memória! – NAM em cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa.
Este acto de importante significado para a Memória da luta pela liberdade é precedido por um mini roteiro da Memória (...).

No percurso serão evocados acontecimentos históricos e no final haverá uma breve intervenção do historiador, conhecido lutador anti-fascista e ex-preso político José Manuel Tengarrinha.
Este importante acto de preservação da Memória surge na sequência da luta do NAM pela recolocação da placa evocativa dos cidadãos mortos pela PIDE-DGS no dia 25 de Abril de 1974, na fachada do condomínio privado de luxo que substituiu a sede da PIDE sem que as autoridades então cuidassem,  como era seu dever cívico, da preservação do património histórico da luta pela Liberdade.
O historial dessa luta do NAM em torno da Placa e que no seu desenvolvimento deu origem a esta outra lápide que assinalará a ex-sede da PIDE  é, tal como consta no relatório de actividades do NAM, o seguinte:
«A placa evocativa das últimas vítimas da PIDE/DGS, assassinados no dia 25 de Abril de 1974, afixada por um grupo de cidadãos na ex-sede daquela sinistra polícia política, para lembrar a memória dos jovens que ali sucumbiram, foi retirada, no início das obras de transformação daquele local em condomínio privado de luxo.
Concluída a obra e constatada a não colocação da placa, o Movimento Cívico Não Apaguem a Memoria! (NAM) contactou o responsável pelo condomínio privado (GEF) para exigir a recolocação da placa no local de origem. Numerosos foram os protestos, muitos deles publicados no blog Caminhos da Memória, e registámos mais de duas mil adesões à causa organizada no Facebook para retorno da placa ao seu local de origem. A placa foi então recolocada mas em local de muito pouca visibilidade.
Esta situação desencadeou uma nova onda de protestos que culminaram com uma carta enviada pela direcção do NAM ao presidente da CML, António Costa, a cada um dos vereadores e à presidente da Assembleia Municipal, Simonetta Luz Afonso, para protestar pelo desrespeito à memória de tantas portuguesas e portugueses que lutaram pela Liberdade.
Na sequência desta carta, a vereadora da cultura da CML, Drª. Catarina Vaz Pinto, propôs, no final do passado mês de Fevereiro, uma reunião com a nossa direcção para discutir esta questão.
Nesta reunião o NAM voltou a defender que a placa evocativa das últimas vítimas da PIDE fosse colocada em local de maior visibilidade, após serem avivadas as letras dos nomes dos mortos cuja tinta desaparecera.
Na sequência desta reunião a vereadora da cultura fez-nos chegar a informação de que a CML aceitava a sugestão do NAM de que o edifício da PIDE/DGS fosse sinalizado no espaço público.
Mais recentemente, foi-nos solicitado que propuséssemos um pequeno roteiro, com indicação de alguns pontos que recordassem momentos significativos da liberdade conquistada, em Abril de 74, e que culminaria com o descerramento da lápide de sinalização da ex-sede da PIDE/DGS, no dia 25 de Abril, pelas 17.45H, tal como acima indicado.
Fomos, também, informados de que as letras dos nomes das últimas vítimas da PIDE seriam reavivadas.»"

"O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, estará presente no domingo, dia 25 de Abril, pelas 18 horas, na Praça do Município - o ponto de encontro escolhido para depois iniciar o Roteiro do 25 de Abril, uma iniciativa conjunta da CML e da Associação - Movimento Cívico Não Apaguem a Memória.
Comemoração Dia 25 de Abril - Programa do percurso: 

Local de encontro: Praça do Município (18h)
1ª Paragem: Rua do Arsenal
                     (breve descrição de enquadramento histórico) - Prof. Jorge Martins
2ª Paragem: Largo da Boa-Hora
                     (breve descrição do significado histórico) - Prof. Jorge Martins
3ª Paragem: Rua Capelo
                     (breve descrição do significado histórico) - Prof. Jorge Martins
4ª Paragem: Rua António Maria Cardoso
                     - Descerramento da placa de localização da ex-sede da PIDE/DGS
                     - Intervenção do Presidente do Associação - Movimento Cívico Não Apaguem a Memória!
                     - “Vozes de Abril” (sons de época)               
                     - Testemunho do Prof. José Manuel Tengarrinha (ex-preso político)
                     - “Vozes de Abril” (sons de época)               
                     - Testemunho de Helena Pato (ex-presa política)
                     - Testemunho de Edmundo Pedro (ex-preso político)
                     - Intervenção do Senhor Presidente da CML
             
Haverá distribuição de cravos durante o percurso e distribuição de CD/Murais de Lisboa."


 Fontes:
 http://caminhosdamemoria.wordpress.com/2010/04/23/associacao-movimento-civico-%C2%ABnao-apaguem-a-memoria%C2%BB-nam-convocatoria/
http://www.cm-lisboa.pt/?idc=88&idi=52463
Imagem:
http://2.bp.blogspot.com/_5QA-kYKpos8/SzZu8VfYGOI/AAAAAAAAB9k/5W8R32IfaJg/s400/Pide+sede+placa+homenagem+aos+assassinados.jpg

de 23 de Abril a 22 de Novembro, 2010: LITERATURA CATALÃ NA PÓ DOS LIVROS

 
POSOLOGIA: uma vez por mês às 18h30mn na Pós dos Livros

COMPOSIÇÃO:
23 de Abril, sexta-feira
Pandora no Congo, Albert Sánchez Piñol, Editorial Teorema, tradução de Miranda das Neves
Com a presença de Anna Cortils (tradutora) e Sebastià Bennasar (jornalista e escritor)

26 de Maio, quarta-feira
Casa da Misericórdia, Joan Margarit, OVNI Editora, tradução de Rita Custódio e Àlex Tarradellas
Com a presença de Rita Custódio (tradutora), Àlex Tarradellas (tradutor) e Álvaro Góis (editor)

29 de Junho, terça-feira
As Vozes do Rio Pamano, Jaume Cabré, Edições Tinta-da-China, tradução de Jorge Fallorca
Com a presença de Jorge Fallorca (tradutor) e Sebastià Bennasar (jornalista e escritor)

22 de Setembro, quarta-feira
No Último Azul, Carme Riera, Editorial Teorema, tradução de Miranda das Neves
Com a presença de Carlos Veiga Ferreira (editor) e Sebastià Bennasar (jornalista e escritor)

25 de Outubro, segunda-feira
Bearn ou a Sala das Bonecas, Llorenç Villalonga, Editorial Teorema, tradução de Helena Tanqueiro
Com a presença de Helena Tanqueiro (responsável do Centro de Língua Portuguesa em Barcelona e tradutora) e Anna Cortils (tradutora)

22 de Novembro, segunda-feira
A Felicidade, Luís-Anton Baulenas, QuidNovi, tradução de Maria João Teixeira Moreno
Com a presença do autor, Lluís-Anton Baulenas, e de Sebastià Bennasar (jornalista e escritor)


CONTRA-INDICAÇÕES: desperta a curiosidade.
Avenida Marquês de Tomar n.º89
1050-154 Lisboa
tel. 00 351 21 795 93 39
Transportes
 Metro: Saldanha, S. Sebastião
Autocarros:16, 21, 36, 44, 49, 56, 91, 108, 732, 738, 745

Fonte e imagem:

23 a 30 de Abril, 2010: Comemoração - 25 DE ABRIL, 1974

"Arraial de Abril sob o tema "por uma cultura da paz"
23 de Abril - 14h00 às 18h00
Actividades com alunos, nomeadamente do 1.º e 2.º ciclos, com o seguinte programa:
• Teatro com a peça "A Bicicleta da República";
• Pintura colectiva de um mural alusivo ao 25 de Abril e à paz;
• Jogo da Glória gigante, sobre o 25 de Abril, que será colocado e jogado no chão do Largo;
• Animação musical com a Banda "Os homens da luta";
• Oficina sobre ambiente com o apoio da Associação Projecto 270;
• Pequena exposição de cartazes sobre o 25 de Abril.
23 de Abril - 20h00h às 00h00
Para além das participações das associações com gastronomia, artesanato, livros, revistas, filmes, projecções, lançamento de livros, terão lugar as seguintes actuações em palco:
20h00 - "Venham mais cinco"(Movimento Alternativo Rock);
20h30 - Hip hop com  Royal  Familia, Lord, Strike, Kas, Money (Moinho da Juventude);
21h00 - Inácio Canto e Castro com poemas de Abril;
21h15 - "O canto da memória", três músicos recordando Abril;
21h45 - Balé Brasil "Liberdade";
22h00 - Gordilho canta Zeca e outros cantautores (Tertúlia Liberdade);
22h30- Banda "Couple Coffee";
23h30- Coro da Casa da Achada;
24 de Abril - 19h00 às 02h00
Para além das participações das associações com gastronomia, artesanato, livros, revistas, filmes, projecções, lançamento de livros, contamos com as seguintes actuações em palco:
19h00 - Poesia com Elsa de Noronha, Policarpo Nóbrega e outros;
19h30 - Grupo de Maracatu, da Casa do Brasil;
20h00 - Grupos de dança Wonderful Kova M e BempassaKunós;
20h30 - Teatro "O bando"- Textos de Manuel António Pina;
20h50 - Pedro Branco, canta José Mário Branco;
21h20 - RefugiActo apresenta "Abrigo";
21h40 - Grupo de dança contemporânea "Gestos";
22h00 - Rui Sequeira e Banda;
22h30 - Música africana com Kalú Moreira, Sotavento 4 e Aires Silva;
23h15 - O grupo galego Colectivo Xental e Ana Ribeiro;
00h00 - Parabéns ao 25 de Abril! Apagar as velas do Bolo de aniversário e distribuição aos presentes;
00h45 - Bandas de rap (Afroluso, Hezbollah, LBC);
02h00 - Encerramento. Viva o 25 de Abril, sempre!
Largo do Carmo
Organização: Associação Abril e a Junta de Freguesia do Sacramento
Do programa fazem parte actividades destinadas à população escolar, animação, música e gastronomia. Marcam também presença Associações e ONGD’s

Sessão de Poesia Cantos e Leituras da Revolução
com José Fanha
23 de Abril - 17h00
Biblioteca-Museu República e Resistência - Cidade Universitária
Rua Alberto Sousa, nº 10 A
Zona B do Rego
1600-002 Lisboa
Tel: 21 780 27 60
bib.republica@cm-lisboa.pt

Literatura, Música e Liberdade
debate moderado por Inês Pedrosa
com Arthur Dapieve, Nuno Pacheco e Aldina Duarte
23 de Abril - 18h30
Entrada Livre
Casa Fernando Pessoa
R. Coelho da Rocha, nº 16
1250-088 Lisboa
Tel. 21 3913270
Autocarros: 709, 720, 738  Eléctricos: 25, 28  Metro: Rato
http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt
www.mundopessoa.blogs.sapo.pt

Digitalização e disponibilização on-line de jornais e revistas da épocaHemeroteca Municipal
A Hemeroteca Municipal irá assinalar o dia 25 de Abril com a digitalização e a disponibilização on-line (http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/) de jornais e revistas da época (Diário Popular, Diário de Lisboa, República, A Capital, Vida Mundial), nomeadamente das edições de 25 e 26 de Abril de 1974. Destinatários: escolas, estudantes e professores.
Rua de São Pedro de Alcântara, nº 3
1250-237 Lisboa
Tel: 213 246 290
emeroteca@cm-lisboa.pt

33ª Corrida da Liberdade
25 de Abril - 10h30
Largo do Carmo - Quartel da Pontinha
Organização: Associação 25 de Abril, Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Desporto de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa/Desporto

Mini-Roteiro e Descerramento de Placa 25 de Abril - 17h00
Percurso com início no Largo do Município, Rua do Arsenal, Largo da Boa Hora, Rua Capelo,  terminando na Rua António Maria Cardoso com o descerramento da placa informativa da localização da ex-sede da PIDE/DGS
Organização: Movimento Cívico Não Apaguem a Memória
Roteiro elaborado pelo Movimento Cívico NÃO APAGUEM A MEMÓRIA, no decurso do qual revisitaremos “vozes de Abril” e breve descrição histórica. Descerramento de uma placa que assinala a localização da ex-sede da PIDE/DGS (Rua António Maria Cardoso); testemunho de 2 ex-presos políticos que estarão presentes nesta sessão evocativa. Este percurso/roteiro tem lugar no dia 25 e inicia-se às 16h e termina na Rua António Maria Cardos com o descerramento da placa


Exposição
(R)evolução Rua Cultural
De 26 a 30 de Abril
Biblioteca Municipal Camões
Trabalhos de alunos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa
A exposição (R)evolução Rua Cultural é constituída por trabalhos de alunos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, inspirados em documentos existentes na Biblioteca Municipal Camões sobre a Revolução de Abril.
Largo do Calhariz, nº 17 - 2º. Esq.
1200-086 Lisboa
Tel. 213 422 158
bib.camoes@cm-lisboa.pt

Ateliê
A revolução de 25 de Abril de 1974
Arquivo Municipal de Lisboa e estabelecimentos de ensino
Rua da Palma, nº 246
Tel: 218844060 
Fax: 218861614
arqmun.fotografico@cm-lisboa.pt

Documentário 25 de Abril
Recorda-o não só nos dias de Festa
O filme poderá ser visionado na íntegra no site da Videoteca Municipal de Lisboa em www.videotecalisboa.org, a partir do dia 19 de Abril

Arquivo Municipal de Lisboa
O Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa realizará a actividade A revolução de 25 de Abril de 1974 durante o mês de Abril. Público-alvo: 1º e 2º Ciclos do ensino básico. Tipo de evento: Actividade temática para assinalar efemérides da História de Portugal. Local: Arquivo Municipal de Lisboa ou nos estabelecimentos de ensino. Descrição: Exploração dos acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974 com recurso aos documentos do Arquivo Municipal de Lisboa. A actividade prática consiste na pintura de um cartaz.
Rua B, Bairro da Liberdade, lote 3 a 6, piso 0
1070-017 LISBOA
Telefone: 213 807 100/01/02/03/04
Fax: 213 807 199 / 00351 213 807 112
arqmun.intermedio@cm-lisboa.pt (Arquivo Intermédio)
dba.dga@cm-lisboa.pt (Arquivo Histórico)"

Fonte e imagem:
http://www.cm-lisboa.pt/?idc=88&idi=52246

25 de Abril, 2010: Comemoração - CORO DA ACHADA


Casa da Achada
Sede do Centro Mário Dionísio (mapa)
Rua da Achada, nºs 11 r/c e 11B, na Mouraria

Transportes
Metro: Rossio, Baixa-Chiado, Martim Moniz
Autocarros: 7, 37, 40, 60, 714, 790
Eléctricos: 12, 15, 28

Fonte:
http://noticias.centromariodionisio.org/

21 a 26 de Abril, 2010 - Programação - INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

CINEMA
Ciclo Ah...l’AMOUR!
Mais dois filmes, legendados em português, podem ser vistos esta semana no Instituto Franco-Português. com entrada livre.
Não perca.

26 de ABRIL, 19h00
SATIN ROUGE de Raja Amari (França, Tunísa, 2002, 100’)
Com : Hiam Abbass, Hend El Fahem, Maher Kamoun, Monia Hichri, Faouzia Badr, Nadra Lamloum
Túnis. Lilia teme pelas andanças de Salma, a sua filha adolescente, que cria sózinha, desde a morte do marido. Ao tentar perceber o que faz a filha, Lilia entra uma noite, por acaso, no cabaré Satin Rouge. Ali, conhece um mundo de dança e de prazer. Torna-se dançarina e amiga dos músicos. Até que, um dia, a filha lhe apresenta o namorado…
Festival international du film de Turim 2002, Prémio do Melhor Filme.
LIVRO
23 de ABRIL das 10h00 às 16h00
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, em parceria com a DGLB
Doação de livros retirados do fundo da Mediateca do IFP
À semelhança dos anos precedentes o Instituto Franco-Português assinala o Dia do Livro e dos Direitos de Autor, como uma oferta de livros retirados do fundo da sua Mediateca. Passe pela Avenida Luís Bívar, 91 e leve consigo, o livro que precisa ou lhe apetece ler.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.
EXPOSIÇÃO
ATÉ 24 DE ABRIL (das 9h00 às
Últimos dias para ver a exposição de Christianne Germonprez
UM POLVO E TRÊS CHOQUINHOS E OUTRAS COISINHAS...
Série de imagens com protagonista; a estrutura e a textura; e série de fotografias a preto e branco em papel baryté, sempre de um ponto de vista especial, por vezes com sentido de humor e com uma única constante: um grande cuidado pela composição.
Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa | Tel : 21 311 14 00 | Fax : 21 311 14 68 | infos@ifp-lisboa.com

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/83/718/726/745

Fonte:
http://www.ifp-lisboa.com/

22 de Abril, 2010: Palestra - TAI CHI CHUAN, POR JOSÉ AUGUSTO MARTINS

PALESTRA DE ENTRADA LIVRE
 
Tai Chi Chuan
com José Augusto Martins
 
Dia 22 de Abril (quinta-feira), às 20h
 
"O Tai Chi Chuan é uma antiga arte marcial chinesa que visa a harmonização do ser humano com o Universo.
 
Trata-se de um método holístico de manutenção da saúde, de auto-desenvolvimento
e defesa pessoal, que trabalha através do corpo, da respiração e do espírito,
mediante a execução de uma série de exercícios de meditação e posturas tradicionais.
 
O Tai Chi Chuan pode ser praticado por qualquer pessoa que procure
o auto-aperfeiçoamento e bem-estar psicológico,
bem como por praticantes de qualquer desporto ou arte performativa (teatro, dança, etc.).
 
Esta palestra visa dar a conhecer esta arte milenar, bem como apresentar o workshop ‘Força Zero’,
o qual dará uma visão genérica da prática do Tai Chi nas suas vertentes do cultivo da saúde, meditação e autodefesa.
 
Datas:
Palestra de apresentação entrada livre: 22 Abril, às 20h

 
O Formador:
José Augusto Martins é praticante de Tai Chi Chuan desde 1990, tendo estudado com o Professor António Brito, discípulo do introdutor do Tai Chi em Portugal. Pratica a arte num espírito de auto-desenvolvimento, cruzando várias disciplinas Orientais e Ocidentais como a Medicina Chinesa, a Macrobiótica, o ZenShiatsu e a Terapia Sacrocraniana."

Instituto Macrobiótico de Portugal
Rua Anchieta, 5 - 2º Esq.
1200-023 Lisboa
Tel. 21 324 22 90
Fax. 21 324 22 91
E-mail: info@e-macrobiotica.com

www.e-macrobiotica.com

Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 92/758/790
Eléctrico: 28

24 de Abril, 2010: Plantar uma árvore - PORTO SALVO (OEIRAS)

NOTA:
A iniciativa foi anulada por o terreno não apresentar condições mínimas necessárias para a acção.


 
"Estamos de volta!
 
Depois de 4 iniciativas de plantação do projecto “Plantar uma Árvore”, apresentamos-lhe agora a quinta e última iniciativa da temporada, que simbolicamente tratamos como uma festa de encerramento.
 
Desta vez vamos a Oeiras, participando num projecto da C.M.Oeiras de restauro da linha de água da Ribeira da Ancha em Porto-Salvo, que inclui a instalação da galeria ripícola e o consequente aumento da biodiversidade, bem como, a estabilização das margens da ribeira. Esta acção só é possível porque existe um compromisso de rega das árvores por parte da C.M.Oeiras durante os meses de ausência de chuva.
 
Foram atribuídas ao projecto “Plantar uma Árvore” 300 árvores, das 842 a ser plantadas. Para além destas árvores, a Câmara irá plantar cerca de 1300 arbustos.
Por questões logísticas o grupo estará limitado a 100 pessoas.
 
Data: 24 de Abril – Sábado – 09:30 às 12:30
Ponto de encontro: Perto da Zona do Taguspark, Cruzamento entre a Av. Domingos Vandelli e a Rua José de Ascenção Guimarães em Porto-Salvo
Limite de inscrições: 100 pessoas
 
Novamente o modelo implementado é o de parceira com a Câmara que, para além das árvores, disponibiliza todo o apoio à iniciativa, isto é, fornecimento e transporte das plantas, fornecimento das ferramentas e o necessário apoio logístico.

 
Inscreva-se em: www.plantarumaarvore.org
 
Contamos com a sua participação: inscreva-se, participe, divulgue!"

18 de Abril, 2010; Comemoração - DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2010

"No dia 18 de Abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema Património Rural/Paisagens Culturais. O objectivo da data é celebrar e promover o património nacional, mas também fomentar a solidariedade internacional em torno da valorização do património de todo o mundo. Ao associar a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios à actividade agrícola procura-se enaltecer um universo patrimonial do qual fazem parte elementos tão diversos como paisagens cultivadas/transformadas, acervos museográficos, produção científica e tecnológica, arquitectura vernacular, usos e costumes. Várias entidades, públicas e privadas, associam-se à efeméride e realizam uma série de actividades.COMPLEXO MUSEOLÓGICO DA POLITÉCNICA
Rua da Escola Politécnica
213 921 883
As Mil e Uma Histórias do Bicho da Seda
Oficina pedagógica sobre borboletas no lagartis
Público infantil e famílias
18 Abr: 11h
Histórias e Estórias do Património do Laboratório Chimico
Visita
18 Abr: 11h30
Percursos no tempo
18 Abr: 14h30
Encontro com Darwin no Jardim Botânico
Visita encenada
18 Abr: 15h
Património Geológico e Geoconservação
Palestra
18 Abr: 16h
MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS
Praça do Império
213 620 034
A’cerca do Mosteiro
Visita
Famílias c/ crianças dos 4 aos 10 anos
18 Abr: 10h30-12h30
Inscrições até 12 Abr
Reis e Rainhas no Mosteiro
Visita
Famílias c/ crianças dos 4 aos 10 anos
18 Abr: 14h-16h30
Concerto Vox Laci
18 Abr: 11h
MUSEU DA CIDADE/ MUSEU DO TEATRO ROMANO
Lisboa Arqueológica - visita
Ponto de encontro: Largo da Sé
Marcações: 217 513 209/ 10
18 Abr: 10h30; 15h
Muralhas de Lisboa - visita
Ponto de encontro - Largo do Chão da Feira
Marcações: 217 513 209/ 10
18 Abr: 10h3o; 15h
Das Portas de Santo Antão às Portas do Sol - visita
Ponto de encontro: Largo da Anunciada
Marcações: 217 513 209/ 10
18 Abr: 10h30; 15h
MUSEU DA ELECTRICIDADE
Avenida de Brasília
210 028 159
Visitas Especiais à Central Tejo
Maiores de 16 anos
18 Abr: 10h30; 15h
PANTEÃO NACIONAL
Campo de Santa Clara
218 854 820
Viagem a Alfama
Maiores de 8 anos
18 Abr: 10h
Inscrições até 16 Abr
Panteão Nacional História e Segredos
Visita comentada
18 Abr: 10h30
À Descoberta de Lisboa no 28
Maiores de 8 anos
18 Abr: 10h30
A República: Paisagens Culturais
Mostra de trabalhos e actuações musicais
18 Abr: 14h30; 16h15
PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN
Praça do Império
213 620 002
Sessão de Astronomia
A partir dos 5 anos
18 Abr: 11h30
Sessão de Astronomia – Hubble Vision – Uma Nova Visão do Universo
18 Abr: 15h
Sessão de Astronomia – O céu em Portugal
18 Abr: 16h
QUINTA PEDAGÓGICA
Rua Cidade do Lobito, Olivais Sul
218 550 930
A Vida na Quinta
Famílias e crianças participam em tarefas relacionadas com o bem-estar dos animais.
6 aos 12 anos
Inscrições: 218 550 930
18 Mai: 10h
Manhãs saudáveis: Taichi Chuan
18 Mai: 10h
Conversa com Cogumelos
Tertúlia
Adultos
Inscrições: 218 550 930
18 Mai: 15h
Visita não guiada à Quinta
18 Mai: 10h-17h30
Visita não guiada à exposição À Volta dos Cogumelos
18 Mai: 10h-17h30
TORRE DE BELÉM
Avenida de Brasília
213 620 034
Cortejo – Kola San Jon
18 Abr: 15h"

Fonte:
http://www.agendalx.pt/cgi-bin/iportal_agendalx/V0002640.html?area=Festivais&tabela=festivais&genero=&datas=&dia=&mes=&ano=&numero_resultados=

17 de Abril, 2010: Arena - PERHAPS SHE COULD DANCE FIRS AND THINK AFTERWARDS



debate
Arena - Perhaps she could dance first and think afterwards Ana Mira , Vera Mantero e Martine Pisani
 


sábado 17 Abril 17h30


Entrada livre              
As coreógrafas convidadas conversam sobre o legado da dança pós-moderna, que promoveu o corpo que se move, não pelo desejo do virtuosismo, mas pelo pensamento. Na última década, a chamada dança conceptual levou o "corpo pensante" até à última consequência…

Transportes
Metro: Roma
Comboio: Areeiro
Autocarros: 7/35/40/56/708/722/727/767

Fonte:
http://www.teatromariamatos.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=202

17 de Abril, 2010: Apresentação de projectos - ENCYCLOPÉDIE DE LA PAROLE e PARLEMENT

"Ciclo Restos, rastos e traços. Práticas de documentação na criação contemporânea

Apresentação dos projectos:
Encyclopédie de la parole, e Parlement de Joris Lacoste (França)
com a colaboração e participação de Grégory Castéra, Frédéric Danos, Joris Lacoste e Olivier Normand

Sábado, 17 de Abril, às 18h00
Entrada livre. Lotação limitada.
Conferência-demonstração em Francês ‘simplificado’, sem tradução.

O que haverá de comum entre as palavras ditas em discursos políticos, na poesia oral, nas publicidades, em conversas, leituras, comentários desportivos, entrevistas, mensagens telefónicas, diálogos de cinema, rituais religiosos, canções de rap, documentos etnográficos, pregações, conferências, balbucios, delírios, séries televisivas, instruções, contos, algaraviadas, brainstorming, hipnose, insultos, lábias de vendedor, ditados, crónicas radiofónicas, sortilégios, telejornais, discursos empresariais, tiradas teatrais, leilões, cursos de ginástica, declarações de amor, síntese vocal...?

Desde 2007, o projecto colectivo da Encyclopédie de la parole visa apreender transversalmente a diversidade das formas orais. Organiza sessões de escuta, nas quais se podem ouvir todos os tipos de documentos falados, apresenta conferências, instalações, ateliers, peças radiofónicas, um coral, um jogo, e um espectáculo, Parlement.

Esta enciclopédia não reivindica qualquer cientificidade e não pretende esgotar os elementos sonoros, linguageiros, discursivos, nem as suas infinitas combinações e compilações; tal como um objecto estético, entende-se como ferramenta transversal ao serviço dos praticantes da oralidade. O seu slogan é: “Somos todos especialistas do discurso oral”.

A Encyclopédie de la parole é animada por um colectivo de poetas, intérpretes, artistas plásticos, músicos, curadores, encenadores, coreógrafos, teóricos, realizadores de cinema ou de rádio. É coordenada por Grégory Castéra, Frédéric Danos, Nicolas Fourgeaud, Joris Lacoste, Pierre-Yves Macé, Olivier Normand, Nicolas Rollet, Esther Salmona.

Desde Janeiro de 2010, uma primeira versão da Encyclopédie encontra-se disponível sob a forma de site internet: www.encyclopediedelaparole.org.

Atelier Real
Rua Poço dos Negros nº55
1200-336 Lisboa
tel: (+351) 21 390 92 55
info@re-al.org
atelier@re-al.org
www.atelier-real.org"

Transportes
Metro: Baixa-Chiado, Cais do Sodré
Autocarros: 60, 92, 706, 727, 794
Eléctricos: 25, 28

Fonte e imagem:
http://www.atelier-real.org/

15 de Abril, 2010: Poesia em Vinyl - FILIPA LEAL

a partir das 21:30
"No próximo dia 15 de Abril volta a poesia ao vinyl. Com a poesia de Filipa Leal, o André Gago a ler e os Soaked Lamb a encerrar em beleza com um velhos blues made in Lisboa.

O Poesia em Vinyl é um evento mensal, organizado por Raquel Marinho e Luís Filipe Cristóvão.

A entrada é livre."

Restaurante Vinyl (Edifício da Orquestra Metropolitana de Lisboa)
Travessa da Galé, 36, Alcântara (junto da antiga FIL, mapa)

Transportes
Comboio: Alcântara Terra, Alcântara Mar
Autocarros: 1, 28, 56, 60, 201, 203, 714, 727, 732, 742, 751
Eléctrico: 15

Imagem:
http://blogtailors.blogspot.com/2010/01/poesia-em-vynil.html

15 de Abril, 2010: Prova de Vinhos - PRODUTOR ÁLVARO CASTRO

"Produzidos em Pinhanços, Guarda, a meio caminho entre Seia e Gouveia, os vinhos de Álvaro Castro têm-se afirmado nos últimos anos no panorama nacional, sobretudo pelas marcas Quinta de Saes e Quinta da Pellada. Ambas as quintas ostentam pergaminhos seculares -  Saes é referenciada desde o séc. XII e a Pellada desde o séc. XV. No entanto, os primeiros vinhos com a assinatura Álvaro Castro surgem apenas em 1989 (Quinta de Saes) e 1992 (Quinta da Pellada). Desde então, um percurso exemplar de 20 anos levou este produtor ao topo dos vinhos portugueses. Vinhos marcantes como Quinta da Pellada Tourigo 100% 1996, Quinta da Pellada Baga 2000, o 1º Dado (de 2000), Pape 2002, Carrocel 2003, Quinta da Pellada Primus Reserva 2006, recolocaram o Dão como uma das melhores regiões viti-vinícolas mundiais. E sem exageros nacionalistas!"

À prova vão estar os vinhos:


logo 
garrafas

Quinta de Saes Reserva Branco 2009
Quinta de Saes Estágio Prolongado 2007
Quinta da Pellada 2007
Carrocel 2007
Pape 2007


Transportes

Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782
Fonte e imagens:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html

15 de Abril, 2010: Foyer Aberto - CONCERTO

Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 92/758/790
Eléctrico: 28

Fonte e imagem:
http://www.saocarlos.pt/gca/?id=415

14 de Abril, 2010: Lançamento de Livro - O TRIUNFO DO DESENHO

 às 18:30h

"LIVRO | The Triumph of Design / O Triunfo do Desenho é o primeiro livro resultante do projecto online The Radical Designist: A Design Culture Journal, que publica artigos científicos de referência na área do design e da cultura visual. Esta edição reúne uma selecção de textos de autores prestigiados e intervenientes no domínio do design, que provêm, alguns, desse projecto, outros de conferências e outros ainda redigidos a convite para esta obra.
AUTORES | Eduardo Côrte-Real, Lara Maia Reis, Martim Lapa, João Palla Martins, Fernando Oliveira, Helena Barbosa, Anna Calvera, Vasco Branco, João Paulo Martins, Verónica Devalle, Ana Lucia Lupinacci, Luz del Carmen Vilchis, Marisa Cobbe Maass, Mauro Pinheiro, Zeynep Tuna Ultav, Carlos A. M. Duarte, Richard Buchanan, Dennis Doordan, Victor Margolin, Ken Friedman, Clive Dilnot, Keith Russell, Leslie Atzmon, Ranulph Glanville e Leon Cruickshank."

Ler Devagar
Rua Rodrigues Faria, n.º 103 - Ed. G - Espaço 0.3 | 1300-501 Lisboa
Transportes
Autocarros: 60/714/720/732/738/742/758
Eléctricos: 15/18
Comboio: Alcântara Mar, Alcântara Terra

Fonte e imagem:

7, 14, 21 e 28 de Abril, 2010: Milongas - TANGO NA RUA

Entrada Livre e Gratuita
Uma forma de agradecer o espaço para dançar é consumir no bar :)

Quarta-feira, 7 de Abril de 2010
Milonga no Ateneu Madre Deus [99]
21:30 às 24:00

Rua Nicolau Tolentino, 2
Lisboa - mapa >

--
Quarta-feira, 14 de Abril de 2010
Milonga na Academia do Recreio Artístico [100]
21:30 às 24:00

Rua Fanqueiros nº 286, 1º
Lisboa - mapa >

--
Quarta-feira, 21 de Abril de 2010
Milonga na Junta Freguesia Sto Estevão [101]
21:30 às 24:00

Rua dos Remédios, 53 r/c e 57-A, 2º
Lisboa - mapa >

--
Quarta-feira, 28 de Abril de 2010
Milonga no Ateneu Madre Deus [102]
21:30 às 24:00

Rua Nicolau Tolentino, 2
Lisboa - mapa >

Fonte e imagem:
http://tangonarua.blogspot.com/2010/04/milongas-tnr-em-abril.html

5, 19, 20 e 26 de Abril, 2010: Cinema - INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa | Tel : 21 311 14 00 | Fax : 21 311 14 68 | infos@ifp-lisboa.com

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/83/718/726/74

3 de Abril, 2010: Feira de Trocas - CASA DA HORTA

"A Casa da Horta realiza mensalmente uma Feira de Trocas. No primeiro Sábado de cada mês podes montar uma banca com coisas que queiras trocar!

Para realizar a Feira de Trocas disponibilizamos um espaço onde as pessoas trocam ente elas produtos, serviços e saberes sem o uso de dinheiro, de uma forma solidária. Esta feira funciona com trocas directas e indirectas.

Como podes participar:

Para participares neste evento, deves trazer contigo produtos em boas condições de uso ou oferecer serviços e saberes.
Se quiseres montar a tua banca, basta preencheres uma ficha de inscrição e recebes 5 Feijões, que podes utilizar nas trocas indirectas.

Podes inscrever-te na Feira de Trocas no próprio dia (mediante a disponibilidade de mesas no local) ou com antecedência enviando um e-mail para casadahorta@pegada.net, com o teu nome, contacto, e as trocas que pretendes fazer (o que levas e o que procuras).

A feira de Trocas realiza-se no espaço multiusos da Junta de Freguesia de S.Nicolau, Rua Nova da Alfândega nº 25 das 15:00h às 18:00h."

todos os dias, todo o ano: INSCREVER-SE COMO DADOR DE MEDULA ÓSSEA

"TESTEMUNHO DE UM DADOR DE MEDULA ÓSSEA:
Pedro Guerreiro de Sousa, inscreveu-se como dador, há já alguns anos. Em Janeiro de 2009, foi contactado: era compatível com alguém que sofria de leucemia e precisava de um dador. Transcrevemos aqui o seu testemunho, quando descreveu, com base na sua própria experiência de dador, o que é ser dador.

É, realmente, gratificante sabermos que pudemos ajudar a salvar uma vida.
Na verdade, e sem falsas modéstias, nós, dadores e candidatos a dadores estamos do lado mais fácil simplesmente porque somos suficientemente saudáveis para poder doar. O lado difícil está sempre com o doente. E o sucesso de um processo destes depende muito mais da equipa de técnicos e médicos que assiste a recolha e em particular o doente, do que de nós, dadores. É verdade que quando somos identificados como dadores activos, passamos o difícil processo de encontrar a compatibilidade. Mas o processo de doação é tão simples que torna esta causa numa questão moral e de respeito pela vida humana.
O processo de doação de medula, em concreto passa sensivelmente pelas seguintes fases:
(1) identificação e confirmação dos níveis de compatibilidade através de análises clínicas e exames médicos para confirmação da saudabilidade do dador,
(2) identificação do método de recolha em função das necessidades do doente,
(3) assumpção consciente e formal do compromisso de doar e reconhecimento que o risco para o dador é francamente baixo e tende para zero,
(4) processo curto de indução de produção de medula durante 4 dias,
(5) doação e
(6) a espera pelas boas notícias. Na verdade é a fase mais dolorosa porque normalmente não há notícias sem passarem alguns meses.”

Recordamos que há 2 métodos para a colheita das células necessárias ao transplante, sendo que em nenhum dos casos há qualquer relação com a espinal medula (confusão frequente, dada a semelhança de nomes entre os dois órgãos).

No caso do método por que o Pedro passou, inicialmente, o dador faz um tratamento com injecções subcutâneas de uma substância chamada factor de crescimento para aumentar a produção de células progenitoras de medula. Depois, num processo semelhante à doação de sangue, as células são colhidas por uma técnica chamada citaférese, na qual é possível colher as células a partir de veias periféricas no braço, num processo rápido e simples. Neste caso, o sangue retirado da veia do dador passa através de um aparelho que remove apenas as células necessárias para o transplante, devolvendo novamente as restantes células e plasma ao dador.

No método alternativo, é feita uma colheita das células a partir dos ossos pélvicos, com anestesia geral. Os dadores passam por uma pequena cirurgia de aproximadamente 90 minutos. É retirada uma pequena quantidade de medula (menos de 10%), através de uma punção na região pélvica posterior (bacia) para aspirar a medula (vulgarmente conhecida como tutano).
Dentro de poucas semanas, a medula óssea do dador estará inteiramente recuperada. Os riscos são praticamente inexistentes; os dadores costumam relatar um pouco de dor no local da punção.

Esperamos com esta Nota ajudar a clarificar o que é ser dador."


BRIGADAS MÓVEIS de recolha de potenciais dadores de medula óssea, por TODO O PAÍS:
Onde: CAMARATE: Bairro da CAR- café da Colectividade, Bar do Nando
Quando: Sábado, 10 de Abril das 10:00 às 16:00

Onde: QUINTA DA BELOURA: Ginásio Holmes Place da Quinta da Beloura, em Sintra
Quando: Sábado, 10 de Abril das 10:00 às 15:00

Onde: LISBOA: Turismo de Portugal, R. Ivone Silva
Quando: Segunda-feira, 12 de Abril das 9:00 às 13:00

Onde: LISBOA: Faculdade de Direito - Alameda da Universidade
Quando: Terça-feira, 13 de Abril das 10:00 às 16:00

Onde: LISBOA: Expo, Parque das Nações WAYFIELD: Edifício Meridien
Quando: Terça-feira, 13 de Abril das 10:00 às 15:00

Onde: LISBOA: Alto da Ajuda, Faculdade de Arquitectura
Quando: Quarta-feira, 14 de Abril das 10:00 às 16:00

Onde: LISBOA: Alto da Ajuda, Faculdade de Arquitectura
Quando: Quarta-feira, 14 de Abril das 10:00 às 16:00

Onde: LISBOA: Pr. do Comércio, Ministério das Finanças: R. da Alfandega, nº5
Quando: Quinta-feira, 15 de Abril das 10:00 às 13:00

Onde: MONTIJO: RAPORAL - Fábrica de carnes - Pau Queimado,
Quando: Quinta-feira, 15 de Abril das 10:00 às 13:00

Onde: LINDA-A-VELHA: Colégio Os Nossos Tempos Livres, R. Eng. José Frederico Ulrich, 25
Quando: Quinta-Feira, 22 de Abril das 16:00 às 19:30

Onde: EXPO: Escola Vasco da Gama
Quando: Sexta-feira, 23 de Abril das 9:00 às 13:00

Onde: LISBOA: Auditório do CECOA - Rua da Sociedade Farmacêutica nº 3, 1169-074 Lisboa
Quando: Segunda-feira, 26 de Abril das 14:00 às 20:00

Onde: LISBOA: Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Rua Saraiva de Carvalho, 41
Quando: Quarta-feira, 28 de Abril das 10:00 às 17:00

Onde: SEIXAL: DELPHI, Praceta Antº Costa
Quando: Quinta-feira, 29 de Abril das 9:00 às 17:00

Onde: ESTORIL: Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Av. Condes de Barcelona
Quando: Sexta-feira, 30 de Abril das 9:00 às 17:00

Onde: QUINTA DO CONDE: Centro de Formação Descobrir o Futuro - Rua Descobertas Lt. 3183
Quando: Sábado, 22 de Maio das 10:00 às 16:00

Onde: CASCAIS: Continente do Cascais Shopping
Quando: Sexta-feira, 18 de Junho das 15:00 às 20:00

Todos os dias, todo o ano: Postos de venda ao público de produtos de agricultura biológica



Postos de venda ao público de produtos de agricultura biológica em todo o país:
http://www.agrobio.pt/Pontos_de_Venda_-_Lojas.php

Em Lisboa:
Ambiência
Morada: Rua D. Pedro V, nº 3 (junto ao miradouro S. Pedro de Alcântara).
Localidade: Lisboa
Telefone: 933 031 962
E-mail: ambiencia@netcabo.pt
Certificado: Não
Observações: Produtos de Agricultura Biológica. Cabazes de produtos "bio" entregues ao domicílio. Artesanato, brinquedos tradicionais, Arte, Têxteis Bio, Kits de Educação Ambiental: - Reciclagem,- Minhocompostagem,- Jardinagem Bio,- Fauna e Flora













BIOCOOP
Morada: Rua Salgueiro Maia, 14 - Figo Maduro (Frente ao Aeroporto Militar)- 1700 Lisboa
Localidade: Lisboa
Telefone: 219 410 479
Fax: 219 428 141
E-mail: biocoop@clix.pt
Website: www.biocoop.coop
Certificado: Sim, Sativa
Observações: Ter.-Sex.: das 11h às 20h; sábados das 8h às 14h

Brio
Morada: Rua Azedo Gneco, n.º 30-A, Campo de Ourique
Localidade: Lisboa
Telefone: 213 866 406
Fax: 213 866 406
E-mail: brio@brio.pt
Website: www.brio.pt
Certificado: Sim, Socert
Observações: Horário de abertura: Segunda a Sábado das 9h às 20h. Fazem-se entregas ao domicílio todos dias de Segunda a Sábado.

Celeiro Dieta, Dietimport, SA
Morada: Rua 1º de Dezembro, 65 - Lisboa
Localidade: Lisboa
E-mail: celeiro-dieta@celeiro-dieta.pt
Website: www.celeiro-dieta.pt
Certificado: Não

Celeiro Dieta, Dietimport, SA
Morada: Av. João XXI, 22 - C - Lisboa
Localidade: Lisboa
E-mail: celeiro-dieta@celeiro-dieta.pt
Website: www.celeiro-dieta.pt
Certificado: Não

Celeiro Dieta, Dietimport, SA
Morada: Centro Comercial Colombo, Loja 0051 - Lisboa
Localidade: Lisboa
E-mail: celeiro-dieta@celeiro-dieta.pt
Website: www.celeiro-dieta.pt
Certificado: Não

Cognoscitiva - Loja de produtos naturais
Morada: R. do Diário de Notícias, n.º1 - Bairro Alto
Localidade: 1200 Lisboa
Telefone: 965 124 867
E-mail: cognoscitiva@gmail.pt
Certificado: Não
Observações: Distribuem ao domicílio, a escolas e creches.

Corte Fino
Morada: Rua Frei Amador Arrais (Lisboa) e Rua Prof. Mário Chicó (Lisboa)
Localidade: Lisboa
Telefone: 212 349 130
Fax: 212 349 138
E-mail: info@pastoreal.pt
Website: www.pastoreal.pt
Certificado: Sim, Sativa
Observações: Encomenda online ou venda nas lojas.

Ambiência
Morada: Rua D. Pedro V, nº 3 (junto ao miradouro S. Pedro de Alcântara).
Localidade: Lisboa
Telefone: 933 031 962
E-mail: ambiencia@netcabo.pt
Certificado: Não
Observações: Produtos de Agricultura Biológica. Cabazes de produtos "bio" entregues ao domicílio. Artesanato, brinquedos tradicionais, Arte, Têxteis Bio, Kits de Educação Ambiental: - Reciclagem,- Minhocompostagem,- Jardinagem Bio,- Fauna e Flora

BIOCOOP
Morada: Rua Salgueiro Maia, 14 - Figo Maduro (Frente ao Aeroporto Militar)- 1700 Lisboa
Localidade: Lisboa
Telefone: 219 410 479
Fax: 219 428 141
E-mail: biocoop@clix.pt
Website: www.biocoop.coop
Certificado: Sim, Sativa
Observações: Ter.-Sex.: das 11h às 20h; sábados das 8h às 14h

Brio
Morada: Rua Azedo Gneco, n.º 30-A, Campo de Ourique
Localidade: Lisboa
Telefone: 213 866 406
Fax: 213 866 406
E-mail: brio@brio.pt
Website: www.brio.pt
Certificado: Sim, Socert
Observações: Horário de abertura: Segunda a Sábado das 9h às 20h. Fazem-se entregas ao domicílio todos dias de Segunda a Sábado.

Celeiro Dieta, Dietimport, SA
Morada: Rua 1º de Dezembro, 65 - Lisboa
Localidade: Lisboa
E-mail: celeiro-dieta@celeiro-dieta.pt
Website: www.celeiro-dieta.pt
Certificado: Não

Celeiro Dieta, Dietimport, SA
Morada: Av. João XXI, 22 - C - Lisboa
Localidade: Lisboa
E-mail: celeiro-dieta@celeiro-dieta.pt
Website: www.celeiro-dieta.pt
Certificado: Não

Celeiro Dieta, Dietimport, SA
Morada: Centro Comercial Colombo, Loja 0051 - Lisboa
Localidade: Lisboa
E-mail: celeiro-dieta@celeiro-dieta.pt
Website: www.celeiro-dieta.pt
Certificado: Não

Cognoscitiva - Loja de produtos naturais
Morada: R. do Diário de Notícias, n.º1 - Bairro Alto
Localidade: 1200 Lisboa
Telefone: 965 124 867
E-mail: cognoscitiva@gmail.pt
Certificado: Não
Observações: Distribuem ao domicílio, a escolas e creches.

Corte Fino
Morada: Rua Frei Amador Arrais (Lisboa) e Rua Prof. Mário Chicó (Lisboa)
Localidade: Lisboa
Telefone: 212 349 130
Fax: 212 349 138
E-mail: info@pastoreal.pt
Website: www.pastoreal.pt
Certificado: Sim, Sativa
Observações: Encomenda online ou venda nas lojas.

Eco Zen
Morada: Calçada Eng. Miguel Pais, n.º 18
Localidade: 1200-214 Lisboa
Telefone: 962 927 010 / 919 181 518
E-mail: loja.ecozen@gmail.com
Website: www.lojaecozen.blogspot.com
Certificado: Não
Observações: Mercearia de produtos biológicos. Produtos tradicionais de várias regiões portuguesas.

ECOBIO - Loja Biológica
Morada: Rua do Machadinho, 34 A/B, 1200-707 Lisboa
Localidade: Lisboa
Telefone: 213 904 245
Fax: 213 951 129
E-mail: ecobio@sapo.pt
Website: www.ecobio.pt
Certificado: Sim, Certiplanet
Observações: Loja com distribuição ao domícílio e take-away.

EcoPrazeres Ecológicos - Comida vegetariana / macrobiótica
Morada: R. Eng.º Vieira da Silva, Mercado 31 de Janeiro - Loja 24
Localidade: 1050 Lisboa
Telefone: 213 140 452
Fax: 213 140 452
E-mail: prazeres.ecologicos@clix.pt
Certificado: Sim, Sativa

Espiral
Morada: Praceta Ilha do Faial, 14 A/B e 13C - Lisboa
Localidade: Lisboa
Telefone: 213 553 993
Fax: 213 553 999 213 553 999
E-mail: info@espiral.pt
Website: www.espiral.pt
Certificado: Sim, Sativa

Gourmet Glamour
Morada: Rua Ferreira Borges, 88A (Campo de Ourique)
Localidade: 1350-133 Lisboa
Telefone: 213 904 166
Fax: 213 904 166
Certificado: Não
Observações: Segunda a Sábado: 9-21h. Domingo: 11-20h

Jardim Verde Telheiras
Morada: C. C. Carrefour, Lj. 20
Localidade: 1600-528 Lisboa
Telefone: 217 162 747
Website: www.jardimverde.pt
Certificado: Não
Observações: Horário: 9.00 h às 23.00 h

Miosótis
Morada: Av. Óscar Monteiro Torres nº15-B - Lisboa
Localidade: Lisboa - Perto do Campo Pequeno
Telefone: 217 959 357 / Tm. 934 300 665
E-mail: biomiosotis@gmail.com
Certificado: Sim, Sativa
Observações: Horário de abertura: de 2ª a 6ª das 10 às 20h e aos sábados das 9 às 17h.

Mundo Biológico
Morada: Mercado Campo de Ourique - Rua Francisco Metrass (junto à Igreja de Santo Condestável)
Localidade: Lisboa
Telefone: 915 195 448 / 9
E-mail: info@mundobiologico.pt
Website: www.mundobiologico.pt
Certificado: Sim, Certiplanet
Observações: - Faça as suas compras da semana De 2ª a Sábado das 9h às 20h (Parque de estacionamento Santo Condestável)

Mundo Biológico
Morada: Mercado S. Bento - Em frente da Assembleia da República
Localidade: Lisboa
Telefone: 915195448/915195449
E-mail: info@mundobiologico.pt
Website: www.mundobiologico.pt
Certificado: Sim, Certiplanet
Observações: Faça as suas encomendas - 915195448/915195449 De 3ª a Sábado até às 15h

Serra Verde, Produtos Biológicos e Alimentares, Lda.
Morada: R. Prof. Fernando Fonseca, 23 B
Localidade: Lisboa (Telheiras)
Telefone: 217 561 021
Fax: 217 561 021
E-mail: serra.verde@iol.pt
Certificado: Sim, Certiplanet
Observações: Seg. a Sex.: 10.30-20h (não fecha para almoço. Sábado: 9-14h. Domingos e feriados: encerrado

Terra a Terra
Morada: Av. Madrid, 21 C - Lisboa
Localidade: 1000-194 Lisboa
Telefone: 218 470 344
Fax: 218 483 289
E-mail: terra.a.terra@clix.pt
Website: www.terraaterra.net
Certificado: Não
Observações: Seg. a Sexta: 10.30-14.30 e 16-19h Sábados: 10-14h

Terra Pura
Morada: Centro Comercial Colombo, Loja 0044
Localidade: Lisboa
Telefone: 217 163 361
Fax: 217 163 347
E-mail: tpura@esoterica.pt
Website: www.terrapura.pt
Certificado: Não

Terra Pura
Morada: Centro Comercial das Amoreiras, Loja 1138
Localidade: Lisboa
Telefone: 213 832 225
Fax: 213 831 504
E-mail: tpura@esoterica.pt
Website: www.terrapura.pt
Certificado: Não

Fonte e imagem:
http://www.agrobio.pt/Pontos_de_Venda_-_Lojas.php