31 de Julho, 2010: Festival dos Oceanos - LAURIN HILL

"Concerto de Abertura
31 de Julho
Horário: 21h às 01h
 
Local - Praça do Comércio
Ms. Lauryn Hill, cabeça de cartaz do Festival dos Oceanos, é uma consagrada artista de música Soul e R&B, tendo conquistado nove Grammy Awards ao longo da sua carreira e vendido milhões de discos. Fez parte do trio The Fugees, e o seu primeiro álbum a solo, The miseducation of Lauryn Hill (1998), dominou as tabelas discográficas norte-americanas durante o ano de lançamento.

A primeira parte do espectáculo estará a cargo dos Seda, um projecto de revisita à música  POP portuguesa dos 80 do século passado.

Estelle, artista convidada, do concerto de abertura do Festival dos Oceanos. Música pop, R&B e hip-hop fazem parte do repertório de Estelle, conhecida por temas como American Boy, interpretado em dueto com Kanye West. A curta carreira foi já reconhecida com um Grammy Award, um MOBO para “Artista Revelação” e, por três vezes consecutivas, com o UK Hip-Hop Award para “Melhor Artista Feminina”."

Fonte:
http://www.festivaldosoceanos.com/pt/eventos.html

31 de Julho, 2010: Pavilhão do Conhecimento - MICROORGANISMOS

"É Verão mas o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva não vai de férias. Em Julho continuamos com a iniciativa Hoje Quem Manda Sou Eu!
No próximo sábado, dia 31, os Microorganismos vão mandar no Pavilhão do Conhecimento com um programa dirigido por Mark Deputter, director do Teatro Maria Matos, e Patrícia Portela/Prado.
Através da música, da literatura, da poesia e até da culinária, estes seres vivos microscópicos irão animar este centro de ciência e tecnologia das 11h00 às 23h00. O bilhete de entrada tem o custo único de 1 euro.
Ao longo de todo o dia, os visitantes irão descobrir musas microscópicas que vivem nos nossos cérebros, pontos que habitam os nossos livros, pixéis que constroem a imagem que se vê nas nossas televisões, grânulos sonoros que formam cada palavra que dizemos, micro-sons que encantam os nossos ouvidos, moléculas deliciosas que cozinham os nossos acepipes alimentares, entre muitos outros convidados-surpresa. A noite termina com um micro buffet científico do Chefe Ró ao som dos Djs Guerreiro Galante.
Vai ser um dia cheio de micro-aventuras para todos os públicos, a uma escala nunca antes vista.
Contamos com a sua visita!
Programa completo em www.pavconhecimento.pt"

Transportes
Metro: Oriente
Autocarros: 25, 28, 44, 705, 708 750, 759, 782, 794

Fonte e imagem:
http://www.pavconhecimento.pt/destaques/index.asp?accao=shownot&id_noticia=639

29 de Julho, 2010: Prova de Champagnes - DE SOUSA

das 19h às 21h


logo


"Implantada no coração da prestigiosa Côte des Blancs, em zonas classificados como Grandes Crus, tais como Avize, Cramant, Oger e Mesnil/Oger, a casa De Sousa et Fils, é um notável produtor de Champagne com uma curiosa origem portuguesa.

Manuel De Sousa, natural do Distrito de Braga fez parte do Corpo Expedicionário Português que se juntou aos Aliados durante a Primeira Guerra Mundial. Terminada a Guerra, instalou-se com a família na região de Champagne dando início a uma história de sucesso que perdura até hoje. Já na 3ª geração, à frente da exploração estão hoje Michelle e Erick De Sousa, vivendo ao ritmo da vinha, uma aventura em que a paixão se associa à tradição familiar.

É preciso dizer que o vinhedo está situado nos mais belos terrenos champanheses e que 3/4 das vinhas têm mais de 45 anos. Erick De Sousa efectuou progressivamente uma conversão para agricultura biodinâmica, respeitando a natureza e o ambiente, transmitindo aos champanhes fineza, elegância e vivacidade.
Regularmente elogiada pela imprensa especializada, a Casa De Sousa forjou uma sólida reputação e traçou a sua via entre os grandes nomes de Champagne."

À prova vão estar:


garrafas

Champagne De Sousa Brut Tradition

Champagne De Sousa Brut Rosé


Champagne De Sousa Blanc de Blancs



www.champagnedesousa.com


Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782

Fonte e imagens:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html

23 de Julho a 24 de Outubro, 2010: Exposição - LÁ VAI ELA, FORMOSA E SEGURA

Scooters da colecção de João Seixas

Mude – MUSEU DO DESIGN E DA MODA.
Comissariado: João Seixas e Pedro Teotónio Pereira
"Leonor cantada por Luís Vaz de Camões, que ia descalça para a fonte, «fermosa, mas não segura», é reinventada por António Gedeão, em 1961, e passa a ir «voando para a praia, na estrada preta. Vai na brasa, de lambreta». Animados por esta nova Leonor e embalados pela sonoridade do poema, intitulámos Lá vai ela, Formosa e Segura à exposição que apresenta a evolução da scooter, entre 1945 e 1970. Lá vai ela tem um duplo sentido. No feminino, tanto designa a scooter, ícone mediático de um tempo e de um modo de vida urbano, jovem e democrático, como também é um galanteio à nova mulher, mais emancipada e profissionalmente activa que se afirma no pós-Segunda Guerra, já segura e formosa, conduzindo-se a si própria, entre o trabalho e a casa, ou em puro passeio pela sua cidade.
Com esta exposição ficaremos mais conscientes da pluralidade e especificidades de cada scooter, percebendo melhor este fenómeno que cruza a Europa e os Estados Unidos. Mas é inegável que, entre todas as scooters, a Vespa ganha uma popularidade tal que a torna quase no seu sinónimo. Símbolo do bom design italiano, é hoje um clássico do século XX e um objecto de culto. Exemplo paradigmático da unidade entre a forma, de linhas modernas e orgânicas, e a nova tecnologia, a Vespa significa também o ressurgimento económico de Itália e da marca Piaggio. Económica, funcional e bela, a Vespa tem de ser olhada no âmbito do movimento global de afirmação do design italiano como factor distintivo. É a união de todas estas características, e não só a sua forma e estilo, que faz dela um excelente objecto de design, estando representada em várias colecções museológicas.
Se a scooter foi protagonista das cidades reconstruídas do pós-guerra, ganha hoje um renovado alcance perante os desafios vividos nas grandes metrópoles, uma vez que pode fazer parte, juntamente com uma articulada rede de transportes públicos, de uma resposta eficaz aos problemas de tráfego, parqueamento e poluição sonora/atmosférica. A sua actualidade levou-nos a organizar esta exposição onde colocámos em diálogo as scooterscom a moda, sublinhando a transformação de linhas e silhuetas, para além da alteração das formas, cores e materiais, de modo a dar maior visibilidade à evolução das mentalidades e diferentes contextos socioculturais.
O piso 1 do MUDE volta a metamorfosear-se na procura de renovadas geometrias e temperaturas do espaço expositivo.
Viajemos, assim, ao volante da scooter, por estes vinte cinco anos do século XX, mas com os olhos postos no futuro."

MUDE
Rua Augusta, 24
10-20h

Fonte e imagem:

Artigo do Jornal Público sobre a exposição:

22 de Julho, 2010: Prova de Champagnes - GOSSET

"das 19h às 21h
Prova de Champagnes Gosset
Julho é o mês do Champagne no Delidelux!

logo gosset
A casa Gosset, fundada em 1584, é um das mais antigas produtoras de vinhos de Champagne.
Inicialmente a sua produção era sobretudo de vinhos tintos, elaborados a partir de uvas Pinot Noir e Chardonnay, provenientes da região de Ay e, mais a Sul, de Beaune. Só no séc. XVIII a Gosset deu início à produção de vinhos espumantes.
Ainda hoje uma parte da vinificação é feita em tonéis de carvalho, sendo esses cuvées engarrafados numa garrafa que reproduz as utilizadas no séc. XVIII. A fermentação maloláctica é cuidadosamente evitada, de modo a preservar o aroma naturalmente frutado dos vinhos.
Todos os vinhos são elaborados com uvas próprias, produzidas em 45 aldeias diferentes, nos melhores “crus” do vale do Marne, em 95% de vinhas classificadas “Grand Cru” ou “Premier Cru”. A casta predominante continua a ser o Pinot Noir, mas os vinhos são tratados naturalmente, sem centrifugações ou descolorações dos mostos.

À prova vão estar:


garrafas gosset


Champagne Gosset Grande Reserve

Champagne Gosset Grand Rosé

Champagne Gosset Grand Millésime 1999



www.champagne-gosset.com"



Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782

Fonte e imagens:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html

24 de Julho, 2010: Concerto - HIP HOP DE BATON

"Concerto de lançamento do CD "Hip Hop de Baton" no dia 24 às 21h30, no Anfiteatro ao ar livre. A entrada é gratuita, sujeita ao levantamento de bilhetes.

Este é um projecto de hip hop por e para mulheres. Usam esta linguagem para falar das problemáticas da violência doméstica, violência contra as mulheres, prostituição, entre outros. São temas fortes, pelo que o pendor deve ser dado ao facto de ser um projecto social mais do que um projecto artístico – até porque algumas se iniciaram nisto há muito pouco tempo."

Fundação Calouste Gulbenkian
Avenida de Berna 45 A - 1067-001     Lisboa
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
Rua Dr. Nicolau de Bettencourt

Transportes
Metro: São Sebastião, Praça de Espanha
Autocarros: 16/56/718/726/742/746/718

19 de Junho a 19 de Setembro: Exposição - POVOpeople


19 JUNHO a 19 SETEMBRO 2010
Aberto todos os dias das 10h às 18h
Sábados até às 20h
Entrada livre
Museu da Electricidade, Belém
"A Fundação EDP associa-se às comemorações do Centenário da República com a exposição internacional POVOpeople. A pergunta, «O que é o povo?» serviu de linha orientadora a esta exposição que propõe ao público/povo de hoje várias respostas possíveis através de uma nova reflexão visual, estética, simbólica, sociológica e política sobre a génese e a evolução do conceito de POVO.

o povo é sereno; o povo é quem mais ordena; ganharás o pão com o suor do teu rosto; casas do povo; se isto não é o povo, onde é que está o povo? ; queres fiado, toma… são alguns dos slogans e dizeres que grafitam os espaços do Museu da Electricidade, nos quais se exploram arquivos de som e de imagem, obras de pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e cinema, textos literários, memórias e testemunhos populares e eruditos. Através do recurso a novas tecnologias, a exposição assume as características de uma «instalação» em permanente interactividade com o PÚBLICO – POVO. A Kameraphoto, colectivo de fotógrafos independentes, foi convidada a criar um mural dinâmico de fotografia.

POVOpeople oferece enquadramento para um projecto editorial, em parceria com a Tinta da China Edições, que se traduz no lançamento de três livros:

– Como se faz um povo Ensaios originais de investigadores portugueses acerca das práticas e representações populares, com apresentação de José Neves.

– A política dos muitos Antologia de textos teóricos de autores universais sobre os temas dos sujeitos colectivos (do POVO às «massas», entre outros).

– O que é o povo? Respondem… depoimentos de artistas, políticos, empresários, gestores, jornalistas e desportistas a propósito do conceito de POVO. À pergunta colocada respondem, entre outros, Aníbal Cavaco Silva, Frei Bento Domingos, Eduardo Lourenço, Jorge Sampaio, Marcelo Rebelo de Sousa, Mário Soares, Paulo Teixeira Pinto, Vasco Graça Moura. Para além dos 40 depoimentos recolhidos, esta publicação contará com a participação de conceituados ilustradores. São eles Alice Geirinhas, João Fonte Santa, Henrique Cayatte, Luís Afonso e Cristina Sampaio.

A equipa de comissários reúne José Manuel dos Santos, Director Cultural da Fundação EDP (coordenação), José Neves, investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (comissariado científico), Diana Andringa (comissária para o audiovisual), e João Pinharanda, historiador e crítico de arte (comissariado artístico)."

Fonte:
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/fundacoes/fundacaoedp/agenda/Pages/POVOPEOPLE.aspx

21 e 27 de Julho, 2010: Milongas - TANGO NA RUA

                       Fotografia: Alexandra Rua

"Entrada Livre e Gratuita
--
Quarta-feira, 21 de Julho de 2010
MILONGA NO PANTEÃO NACIONAL [113]
21:30 às 24:00

Panteão Nacional
Lisboa - mapa >

--
Quarta-feira, 28 de Julho de 2010
MILONGA NO LARGO DO CARMO [114]
21:30 às 24:00

Largo do Carmo
Lisboa - mapa >"
Fonte:
Imagem:

18 de Julho, 2010: CICLO-OFICINA

Ciclo-Oficina - Nova Etapa - Novo local

"Precisam de ajuda a reparar algum problema na bicicleta? Querem ajudar outros a reparar as suas bicicletas? Conhecer mais gente que também circula de bicicleta por Lisboa?

Alguns ciclistas compromete-se a estar no terceiro domingo de cada mês no Jardim Fernando Pessa (junto ao Fórum Lisboa) a partir das 14:30 até às 17:30, para ajudar quem precisa a resolver algum problema. Não fornecemos peças, só boa vontade!

A Cicloficina é uma iniciativa informal, e aberta a todos os que nela queiram colaborar. É um serviço de assistência técnica simples prestado à população ciclista, e funciona apoiada no tempo, dedicação e mais valias dos voluntários que a fazem acontecer. O seu objectivo é:
# 1 – Promoção do uso quotidiano da bicicleta, dando-lhe visibilidade.
# 2 – Animação da rua e da vida colectiva do local onde decorre a Cicloficina.
# 3 – Aumento das interacções e fortalecimento das relações da comunidade.
# 4 – Empoderamento dos utilizadores de bicicleta, ensinando-os a regular, ajustar, afinar e manter as suas bicicletas, de modo a aumentar a sua autonomia, a sua segurança e o seu conforto, com vista a fomentar um maior uso da bicicleta na cidade."

Ver o mapa.

A próxima é já neste Domingo

Aparece!

Imagem:
http://discovermagazine.com/2008/mar/26-albert-einstein-rock-star/einstein-on-bike.jpg

15 de Julho, 2010: Prova de Champagnes - RUINART

das 19h às 21h

logo ruinard
“Com a bênção de Deus e da Virgem Santíssima seja começado o presente livro”. É desta forma que a 1 de Setembro de 1729, sob a pluma de Nicolas Ruinart, é oficialmente criada a casa Ruinart. O empreendedor Nicolas Ruinart realiza assim a grande ambição do seu tio, o monge beneditino Dom Thierry Ruinart, de fundar a primeira Maison de champagne.
Através dos séculos a Ruinart manteve sempre como prioridade a cultura de excelência, vinculada pelos valores fundamentais de actividades, de qualidade de finura e de abertura.
A dominante casta Chardonnay, presente em todas as cuvées Ruinart, é uma das características do “gosto Ruinart”. Esta cepa de alta qualidade confere toda a sua finura, elegância e pureza aos champagnes Ruinart.
O estilo característico dos vinhos deste produtor tem sido reconhecido ao longo dos anos por especialistas como o que de melhor se pode fazer nesta região.

À prova vão estar:

ruinard 
garrafas

Champagne Ruinart Brut

Champagne Ruinart Rosé

Champagne Ruinart Blanc des Blancs



Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782
 

Fonte e imagens:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html

16 e 23 de Julho, 2010: Cinema ao ar livre - LARGO DE S. MIGUEL, ALFAMA



"Dia 16 - o nosso 1º "Trazido a si por..." com a amiga do CinAlfama:Ana Pena.
Traz-nos e apresenta o seu filme de eleição - "Little Miss Sunshine" - 21:30


 
 
Dia 23 - Filme "The Cove" ("A Enseada"). Fortíssimo documentário sobre os golfinhos e as ameaças ambientais que enfrentam. - 21:30


Convidado especial: Manuel Eduardo dos Santos - responsável pelo Projecto Delfim que analisa e projtege a comunidade de golfinhos do Estuário do Sado."


Fonte:

13 de Julho, 2010: Ciclo - CINEMA & AMBIENTE

"O ciclo Cinema & Ambiente termina no dia
13 Julho, terça-feira, 21h30
The Happening (“O Acontecimento”), de M. Night Shyamalan em 2008, comentado por Viriato Soromenho-Marques, Coordenador Científico do Programa Gulbenkian Ambiente.
O que terá provocado a desaparição total das abelhas? Qual a razão deste "acto" surpreendente da natureza? A questão é objecto de estudo numa universidade, onde apenas se esboçam as mais variadas teorias. Mas, entretanto, outro fenómeno emerge no central Park de Nova Iorque, espalhando-se a pouco e pouco por todo o lado, atingindo as pessoas de forma trágica. Estarão os dois acontecimentos ligados?

As sessões do ciclo Cinema & Ambiente são todas de entrada livre e realizam-se mensalmente na Cinemateca."

Transportes
Metro: Marquês de Pombal, Avenida
Autocarros: 1/74/702/706/709/713/720/727/738/746
Fonte e imagem:
http://www.gulbenkian.pt/index.php?object=160&article_id=2008

9 a 14 de Julho, 2010: Festival - AO LARGO

(Carregar na imagem para aumentar o tamanho)

Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 92/758/790
Eléctrico: 28
Fonte e imagem:
http://www.saocarlos.pt/adm/newsletter/ver_html.php?id_newsletter=67&ver=1

9 a 24 de Julho, 2010: Ciclo de Cinema - CINECONCHAS

"Pelo terceiro ano consecutivo, o Cineconchas traz-nos várias sessões de cinema ao ar livre, num dos renovados espaços verdes de Lisboa. Todas as quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, às 21h45, há bons filmes para ver no Parque das Conchas. A entrada é livre, para todas as idades.   
 
9 Julho

Amadeus, de Milos Forman

10 Julho

A Princesa e o Sapo, de Ron Clements

15 Julho

Volver, de Pedro Almodóvar

16 Julho

Invictus, de Clint Eastwood

17 Julho

New York I Love you, de Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Sunji Iwai, Wen Jiang, Mira Nair, Brett Ratner, Randall Belsmeyer, Shekhan kapur e Natalie Portman

22 Julho

Ultimato, de Paul Greengrass

23 Julho

O Segredo dos Punhais Voadores, de Yimou Zhang

24 Julho

Up-Altamente, de Pete Docter"

Transportes
Metro: Quinta das Conchas
Autocarros: 7/36/47/106/108/701/777

Fonte:
http://www.festasdelisboa.com/?t=new&id=388
Imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8LVoPzbYixViulBye1qKDVr85d8Ek7TDelZpjTiwD7lWECI62yVbWeAXgav4SEOqV4m0M8J0lNa53dk7Y3PZcycBQZu8p7uQ2z7qEc7qGTf4Hu-2FkMBT_0x76pvR2hW7z6VjgdWybZU/s400/cine-conchas-1.jpg

12 de Julho, 2010: Dia Nacional do Arquitecto - HOMENAGEM A MANUEL TAINHA

"A Ordem dos Arquitectos convida a participar no encerramento das comemorações do Dia Nacional do Arquitecto, dia que pretende assinalar a data da publicação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos e a revogação do Decreto 73/73, a 3 de Julho de 1998 e 2009, respectivamente.
Assim, convidamos a participar na Sessão Solene de Encerramento do Dia Nacional do Arquitecto, este ano celebrada a 12 de Julho, numa homenagem ao arquitecto Manuel Tainha, membro honorário da Ordem dos Arquitectos, desde 1994.
A cerimónia terá lugar na Agência Europeia de Segurança Marítima, ao Cais do Sodré, uma obra da sua autoria, entre as 19h e as 21h30."

Transportes
Metro: Cais do Sodré. Terreiro do Paço
Autocarros: 1, 7, 28, 35, 36, 40, 44, 91, 92, 706, 714, 732, 758, 781, 782, 790, 794
Eléctricos: 15, 18, 25

Fonte e imagem:
http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=2256

10 de Julho, 2010: PRAIA NO ROSSIO

"Lisboa é Praia!
Lisboa é Tua!
Inventemos a praia do Rossio!
O MAL - Movimento Acorda Lisboa.com convida à improvisação.
Fazemo-la, jogamo-la e trocamos a areia salgada pela ideia refrescante de improvisar, de inapropriadamente fazer Nosso o que é de todos, -a rua, a Praça de Dom Pedro V! Voltados ao rio em pleno banho de sol, em pleno mergulho de mar salgado em fontanário de esguichos. Bola Nívea no ar e perna de Pau, Super Máxi ou Fizz nos lábios!!! Doces lábios...
Traz a esteira, a toalha de franjas à 80s ou o pareo.
Traz o garrafão e o farnel, monta a barraquinha à sombrinha no Rossio.
Traz o tijolo com funk, as raquetes de praia e juntamos as toalhas numa improvisação encantadora de Lisboa. Lisboa é praia. Lisboa é Nossa. Lisboa salgada de chinelo entre os dedos...
Sábado, dia 10 de Julho vamos à praia! No Rossio! 12:00 horas!
Vem fazer a praia acontecer em pleno Rossio! Vamos ao banho!"

Fonte:
Imagem:

12 de Julho, 2010: Sessão de Esclarecimento - PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DA BAIXA POMBALINA

"Realiza-se no próximo dia 12 de Julho, às 18h30, no Auditório do Montepio Geral , em Lisboa, a sessão de esclarecimento sobre o Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina, na sequência do período de participação pública que decorre de 15 de Junho a 15 de Julho de 2010.
Este plano de pormenor, cuja proposta de plano foi aprovada em reunião de câmara, dia 28 de Abril, de acordo com a proposta nº 168/2010 end_of_the_skype_highlighting, tem como objectivos:
• Promover a requalificação urbana duma área desqualificada em termos urbanísticos constituída em grande parte por edifícios devolutos e em mau estado de conservação;
• Regulamentar as condições de intervenção nos edifícios e nos espaços públicos;
• Preservar a identidade histórica e arquitectónica, com vista à classificação da área histórica da Baixa como património mundial;
• Garantir a sua revitalização e revalorização funcional;
• Criar um espaço público de qualidade;
• Criar equipamentos em complemento dos já existentes de modo a atrair população residente;
• Articular e reforçar as redes de infra-estruturas de subsolo, bem como modernizar as redes de transmissão de dados e voz, em função da ocupação urbana a consignar em Plano;
• Articular a cidade com a Zona Ribeirinha fronteira como continuação natural da área do Plano, aproveitando a grande oportunidade da nova gestão desta área.
Apela-se à participação de todos os interessados, nomeadamente da população das Freguesias de S. Nicolau, S. Justa, Mártires, Madalena, Sacramento, da Sé e S. Paulo.
Mais informações em: http://ulisses.cm-lisboa.pt/ - Secção Planeamento Urbano:
http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/004/index.php?ml=4&x=ppsbaixa.xml

                                                                                  
Programa
18h30 Abertura
Tomás Correia – Presidente do Conselho de Administração do Montepio Geral
18h40 O Plano e o Contexto de Mudança da Baixa
            António Manuel – Presidente da Junta de Freguesia de S. Nicolau
18h50 Apresentação do Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina
Jorge Catarino Tavares – Director Municipal de Conservação e Reabilitação Urbana da CML
Flávio Lopes – IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico
19h30 Questões / Debate
Manuel Salgado – Vice-Presidente e Vereador do Urbanismo e Planeamento Urbano da CML  (moderador)
20h15 Encerramento
António Costa – Presidente da CML

(Lugares limitados/ ENTRADA LIVRE)
Confirmações até dia 12 de Julho – Telfs: 21 798 85 26/  21 798 94 43 begin_of_the_skype_highlighting              21 798 94 43      end_of_the_skype_highlighting
Email: sandra.veiga@cm-lisboa.pt
Local: Auditório do Montepio Geral – R. do Ouro 219 -241- 6º piso
Data: 12 de Julho de 2010
Hora: 18h30"

Fonte e imagem:
http://www.cm-lisboa.pt/?idc=88&idi=53112

8 de Julho, 2010: Prova de Champagnes - DELAMOTTE

das 19h às 21h
logo

"A Delamotte foi fundada em 1760, sendo uma das mais antigas e reputadas casas produtoras de Champagne.
Esta pequena empresa está localizada na Côte des Blancs, em Mesnil-sur Oger, um dos melhores terroirs da região de Champagne para a casta Chardonnay, classificado como Grand Cru.

À prova vão estar os champagnes:

garrafas


Delamotte Brut - É composto por um blend de 50% Chardonnay, 30% Pinot Noir e 20% Pinot Meunier, resultando num conjunto potente sem ser agressivo. Apresenta uma frescura agradável, redondo e suave e com um final frutado. Fresco e delicado, é magnifico como aperitivo.


Delamote Rosé - A combinação entre o Pinot Noir (predominante) com o Chardonnay é bastante harmoniosa.

É um vinho refinado, um pouco fumado, excelente para acompanhar sobremesas de frutos vermelhos.


Delamotte Blanc de Blancs -100% Chardonnay da Côte des Blancs, amplo e surpreendente pela sua delicadeza e mineralidade. Este vinho apresenta uma leve fragrância floral, toque de gengibre e notas finais de biscoito, combinando na perfeição com peixes grelhados, mariscos, ostras, aves e pratos com natas.

www.salondelamotte.com"

Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782
 

Fonte e imagens:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html

5 a 10 de Julho, 2010: Brigadas Móveis de Recolha de Potenciais Dadores de Medula Óssea - ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

"BRIGADAS MÓVEIS de recolha de potenciais dadores de medula óssea, por TODO O PAÍS:

LISBOA: Amoreiras Shopping - Piso 1 junto ao Balcão de Informações
Quando: Segunda-feira, 5 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: OEIRAS: Oeiras Parque - Piso 1 perto da Loja Zara
Quando: Segunda-feira, 5 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: LISBOA: Amoreiras Shopping - Piso 1 junto ao Balcão de Informações
Quando: Terça-feira, 6 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: OEIRAS: Oeiras Parque - Piso 1 perto da Loja Zara
Quando: Terça-feira, 6 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: LISBOA: Amoreiras Shopping - Piso 1 junto ao Balcão de Informações
Quando: Quarta-feira, 7 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: OEIRAS: Oeiras Parque - Piso 1 perto da Loja Zara
Quando: Quarta-feira, 7 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: ODIVELAS: Odivelas Parque - Piso 2 na Entrada Principal
Quando: Quarta-feira, 7 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: OLIVAIS: Spacio Shopping Olivais - Piso 0, em frente ao Pingo Doce
Quando: Quarta-feira, 7 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: LISBOA: Amoreiras Shopping - Piso 1 junto ao Balcão de Informações
Quando: Quinta-feira, 8 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: OEIRAS: Oeiras Parque - Piso 1 perto da Loja Zara
Quando: Quinta-feira, 8 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: ODIVELAS: Odivelas Parque - Piso 2 na Entrada Principal
Quando: Quinta-feira, 8 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: OLIVAIS: Spacio Shopping Olivais - Piso 0, em frente ao Pingo Doce
Quando: Quinta-feira, 8 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: LISBOA: Amoreiras Shopping - Piso 1 junto ao Balcão de Informações
Quando: Sexta-feira, 9 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: OEIRAS: Oeiras Parque - Piso 1 perto da Loja Zara
Quando: Sexta-feira, 9 de Julho, das 10:00 às 20:00

Onde: OEIRAS: Oeiras Parque - Piso 1 perto da Loja Zara
Quando: Sábado, 10 de Julho, das 10:00 às 20:00


NOTA: as brigadas móveis complementam os locais de recolha permanente, quando a deslocação a um determinado local assim o justifica. Procure o local fixo de recolha mais próximo de si e caso não encontre fique atento às brigadas móveis. Como alternativa pode preencher o questionário do CEDACE (pode ver o impresso e imprimir em http://chsul.outbox.ativism.pt/up/CEDACE/SerDador/Inquerito_de_InscricaoCEDACE.pdf) e enviar por correio, sendo posteriormente chamado(a) para tirar sangue num local de sua conveniência."


"DAR CÉLULAS PARA POSSIBILITAR O TRANSPLANTE DE MEDULA É MUITO PARECIDO COM DAR SANGUE.

PRINCIPAIS CONDIÇÕES PARA SE INSCREVER COMO DADOR:
- Ter entre 18 e 45 anos;
- Ter peso mínimo de 50kg;
- Ser saudável: Não ser portador de doenças crónicas ou auto-imunes;
- Nunca ter recebido uma transfusão de sangue desde 1980 .

COMO FAZER SE PREENCHER OS REQUISITOS ACIMA E SE QUISER TORNAR-SE DADOR?
- É necessário apresentar o BI ou o Cartão de Cidadão quando se vai inscrever como dador. No caso dos cidadãos estrangeiros, deverão levar o Visto de Residência;
- Não é necessário estar em jejum;
- Preenche-se o formulário disponível nos Centros de Histocompatibilidade (Sul, Centro e Norte), nos locais de recolha fixa (Ver nota APCL "Locais onde se poderá tornar sempre dador a nível nacional" ) ou nos locais de recolha móvel ( Ver nota APCL "Brigadas móveis" ). Também pode fazer o download do impresso aqui e levá-lo já preenchido para o local que seleccionou para se registar como potencial dador de Medula: http://chsul.outbox.ativism.pt/up/CEDACE/SerDador/Inquerito_de_InscricaoCEDACE.pdf ;
- Caso não possa deslocar-se a um dos locais de recolha, pode enviar por correio para o CEDACE (Centro de Histocompatibilidade do Sul) o questionário devidamente preenchido: Morada do CEDACE: Alameda das Linhas de Torres, 117 1769-001 Lisboa .
Neste caso, será posteriormente contactado pelo CEDACE para acordarem um local para recolha da amostra de sangue;
- Se se for inscrever directamente a um local de recolha, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada;
- Feita a recolha de sangue e caso não exista nenhum motivo para excusão, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula e a BMDW (Bone Marrow Donnors Worlwide - Registo Internacional de dadores de Medula óssea), onde permanecerá registado e com a possibilidade de ser efectivamente dador, até aos 55 anos de idade;
- Se eventualmente tiver algum problema que não lhe permita ser dador, será rapidamente contactado pelo CEDACE;
- Em qualquer altura poderá ser contactado pelo CEDACE para testes adicionais caso seja compatível com algum doente que necessite de transplante, em Portugal ou no estrangeiro. Esta situação chama-se processo de "activação de dador";
-Depois de "Activado" o dador fará vários exames médicos para avaliar o estado geral de saúde e para proceder a um estudo de compatibilidade ainda mais minucioso;
- Em qualquer momento poderá desistir do processo.
Como voluntário o dador não tem nenhuma obrigação legal. Um potencial dador com compatibilidade com um doente que necessite de transplante de medula pode, por diversas razões, retirar-se do processo. As decisões individuais serão sempre respeitadas.
É perfeitamente natural que apareçam duvidas, hesitações ou mesmo recusas quando um dador é contactado. Mas depois de ponderados os prós e contras, o dador deverá tomar uma decisão e saber que, se for alterada tardiamente, poderá ser fatal para o doente.
- No caso de ser efectivamente o dador mais adequado para determinado doente, pode ter o privilégio de SALVAR UMA VIDA!"


Fonte:
Imagem:
Yves Saint Laurent

1 a 7 de Julho, 2010: Festival - AO LARGO

(Carregar na imagem para aumentar o tamanho)

Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 92/758/790
Eléctrico: 28

Fonte:
http://www.festivalaolargo.com/

1 de Julho, 2010: Prova de Champanhes - CATTIER


das 18h às 22h
Prova de Champanhes Cattier

 
logo cattier
 
A Cattier é uma casa produtora de champagne, situada na vila de Chigny-les-Roses na região de Reims, Champagne. A família Cattier é proprietária destas vinhas desde 1763 e começou a produzir champaghes sob seu próprio nome em 1918. A propriedade tem mais de 20 hectares de vinha, classificados principalmente como Premier. A Cattier produz um número de champanhes que variam na composição varietal de 100% Chardonnay (Blanc de blancs) aos pinots escuro-descascados 75% (noir e meunier) e 25% Chardonnay.
 
A projecção da marca Cattier aumentou desde 2003, quando surgiu Armand de Brignac, um champanhe de textura sedosa numa garrafa dourada impossível de ignorar, que rapidamente se tornou a bebida preferida de muitos famosos como o cantor Jay-Z.
 À prova vão estar os champagnes:


garr carttier
Cattier Brut Premier Cru

Cattier Blanc de Blancs

Cattier Blancs de Noir




www.cattier.com
 



Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782
Fonte e imagens:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html