9 a 23 de Janeiro, 2011: Mude - RE-RITE INSTALAÇÃO MULTIMÉDIA INTERACTIVA


RE-RITE
INSTALAÇÃO MULTIMÉDIA INTERACTIVA


9 A 23 DE JANEIRO NO MUDE



"Integrada na Gulbenkian Música 10/11, estará patente, de 9 a 23 de Janeiro, a instalação multimédia interactiva – RE-RITE –, um projecto da Philarmonia Orchestra de Londres que irá ocupar um piso nunca antes aberto ao público do edifício do MUDE – Museu do Design e da Moda de Lisboa.

O Projecto RE-RITE consiste numa instalação interactiva na qual fluem várias imagens vídeo da Philarmonia Orchestra a interpretar A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, conduzida por Esa-Pekka Salonen. Assemelhando-se a um puzzle, o projecto consiste numa revolucionária instalação digital filmada com 29 câmaras distintas e com microfones em todas as secções da orquestra. As projecções dos vídeos são apresentadas em tamanho maior que o real e acompanhadas do respectivo som em toda a instalação, permitindo observar secções específicas de instrumentos como se o espectador estivesse no meio da Orquestra.


Inclui ainda comentários do maestro e de vários músicos, assim como uma sala de percussões, onde um vídeo informativo conduz o público e mostra o que deve fazer para acompanhar a orquestra. À medida que o visitante vai andando de sala para sala, cada uma delas tem uma projecção dessa secção. O espectador pode 'sentar-se' entre a secção de trompas ou mesmo tentar dirigir ou equalizar o som na mesa de mistura e ouvir tudo junto na régie. Como diz Esa-Pekka Salonen, Maestro Principal e Conselheiro Artístico "Estar no meio de uma orquestra, experimentar a sensação de 101 instrumentistas a lançarem-se a esta peça icónica de música, é uma das descargas de adrenalina mais fortes que existem, que quero partilhar com o mundo."

A residência digital da Philharmonia Orchestra – RE-RITE – foi idealizada para derrubar a barreira que existe entre a plateia (público) e o palco onde se encontra a orquestra, permitindo que o visitante sinta o que é fazer parte de uma orquestra, ou seja: ouvir, ver e sentir o vigor do desempenho na perspectiva dos músicos e acompanhá-los se o desejar. O RE-RITE estreou-se na Bargehouse, na margem Sul de Londres, em Novembro de 2009 e depois seguiu para Leicester em Abril de 2010. Em Maio de 2010, ganhou dois prestigiados prémios da Royal Philharmonic Society nas categorias de Comunicação Criativa e Desenvolvimento de Audiências. O júri descreveu o projecto como 'Uma ideia simples realizada em beleza.'"
mude- museu do design e da moda
colecção francisco capelo
R. Augusta 24, 1100 Lisboa

horário de visita
De 3ª a 5ª, Domingos: das 10h00 às 20h00

Mais informação aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário