7 de Setembro a 7 de Outubro, 2011: Programação - INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS


07/09/2011 | 19H00
IFP
Entrada livre


A CIÊNCIA ECONÓMICA FACE À CRISE : AS LIÇÕES DA HISTÓRIA
Moderador : Jorge Braga de Macedo (Universidade Nova, School of Business & Economics)
Conferencistas :
Rodolphe Dos Santos Ferreira (BETA, Université de Strasbourg), " Da grande Depressão à Grande Recessão : Acabamos com o Keynes ? "
Ghislain Deleplace (Université de Paris 8), " Para uma guerra de moedas ? As lições da História ".
A grande recessão que se prolonga desde 2008 não se limita à explosão de uma bolha especulativa nos Estados-Unidos. A crise actual tem graves efeitos a nível mundial : turbulência dos mercados económicos e financeiros, forte aumento do desemprego, perda do poder de compra, desregulamento dos sistemas das finanças públicas e o fecho significativo de empresas em quase todos os sectores de actividade. Mas para além destas inevitáveis consequências políticas e sociais, esta crise é também a crise da economia como ciência, com a qual se contava para uma melhor compreensão e para a emergência de soluções face aos desafios do mundo contemporâneo.
Saber mais...

EXPO

08/09/2011 ->07/10/2011
SCIENCE / FICTION : VOYAGE AU COEUR DU VIVANT Viagem entre o real e o imaginário com 29 fotografias científicas valorizadas em gravuras antigas que ilustram os romances de Jules Verne (1828-1905). Estas fotografias abrangem todas as temáticas de investigação do INSERM, tais como neurociências, oncologia e imunologia entre outras... As legendas são de Bernard Werber, autor da "Triologia das Formigas".

Saber mais...

CONFERÊNCIAS

08/09/2011 | 19H00 -> 20H30

Entrada livre

CONFERÊNCIA DE INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO " SCIENCE / FICTION : VOYAGE AU COEUR DU VIVANT "
"DE JÚLIO VERNE AOS NOSSOS DIAS, UM SÉCULO DE LITERATURA DE IMAGINAÇÃO"
Por Bernard Werber, autor das legendas das imagens da exposição.
Bernard Werber é um escritor francês de ficção científica. É um dos autores franceses contemporâneos mais lidos no mundo. Reconhecido sobretudo no género do romance científico, o autor enriquece-o com considerações filosóficas relacionadas com a organização das nossas sociedades. Conseguiu um sucesso mundial nos anos 90 com "A trilogia das formigas" em que se propôs observar a humanidade sob o ponto de vista das formigas. Posteriormente, nos anos 2000 um ponto de observação infinitamente mais alto com "O ciclo dos anjos". A continuação, com "O ciclo dos deuses" em que nos oferece uma reflexão sobre a história da humanidade. Bernard Werber trabalha igualmente em projectos cinematográficos e em 2006 conseguiu a sua primeira longa metragem, "Nos amis les Terriens".
Saber mais...
Institut Franco-Portugais - Av. Luís Bívar 91 - Lisboa | 21 311 14 00 | infos@ifp-lisboa.com | www.ifp-lisboa.com


Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 21, 36, 44, 91, 713, 716, 726, 727, 732, 738, 745

Sem comentários:

Enviar um comentário