17 de Novembro a 11 de Dezembro, 2011: Inauguração - ÁLVARO ROSENDO, EDGAR MASSUL, JOSÉ DRUMMOND

-inauguração 17 de novembro, 22h-
-de 18 de novembro a 11 de dezembro de quinta a domingo, das 19 às 22h-
Três amigos à aventura
"Não se vêem muitas vezes, moram longe uns dos outros ou exercem tarefas muito diversas entre si. Mas quando se encontram é como se se tivessem visto ontem, numa esquina qualquer dos anos 80 com os anos 90: no atelier livre da António Arroio, saídos da aula do Pedro Morais, no pátio antigo da Galeria Monumental, depois de discutirem a programação com a Luísa Sampaio, num café de bairro em Coloane, Macau, ou numa tasca marítima perto do Boqueirão da Praia da Galé, em Lisboa. Mostram uns aos outros o que vão fazendo nos intervalos de não se verem. Sem nostalgia nem pretensão de recuperar um espírito de grupo que foi juvenil e não pode regressar depois de percursos de vida tão diversos.
De facto, o que mostram também a nós que viemos vê-los são 3 exposições autónomas, conversas que por vezes se cruzam, se interrompem mas que não se sobrepõem nem se contrariam. Usam o espaço amigável da Avenida, 211 como catalizador desses monólogos dialogais onde a amizade se sobrepõe a qualquer programa conceptual a três. E onde a ideia de regresso de cada um deles à concepção e produção de objectos de arte contemporânea é talvez o mais significativo elo desta aventura onde o tempo surge como inevitável protagonista.
José Drummond apresenta fotografia intimista e secreta onde o corpo feminino desenha delicadamente as diferenças entre a luz e a sombra, o corpo e o desejo, marca o frágil tempo da relação entre o modelo e o voyeur. Álvaro Rosendo compõe pequenas cenas onde as fotografias (que sempre gostou de apresentar em sequências) aproveitam o digital para se tornarem filmes e, portanto, ganharem tempo. Finalmente, Edgar Massul é como se desejasse abolir o tempo e oferece-nos uma realidade permanente: dois toros de madeira que a terra lançou ao mar e o mar rejeitou sobre a terra protagonizam o eterno e desequilibrado confronto do poder (toro fino) e do saber (toro grosso). Somos deixados entre a espessura rendada da fotografia onde o corpo se mascara, a luminosidade translúcida do ecrã onde o movimento tudo desmascara ou o peso específico da matéria inerte no espaço: sem tempo e sem acção parece, porém, abrir-se ao teatro do corpo e dos gestos."
João Pinharanda
Av. da Liberdade 211 - 1º
Lisbon, Portugal
Transportes:
Metro: Marquês de Pombal, Avenida
Autocarros: 36, 44, 74, 706, 709, 711, 745
Comboio: Rossio

Sem comentários:

Enviar um comentário