10 de Dezembro, 2011: Museu Nacional de Arte Antiga - NATAL EM ARTE ANTIGA

Inauguração dia 10 de Dezembro às 15h00 no Museu Nacional de Arte Antiga na Sala do Tecto Pintado até dia 26 de Fevereiro de 2012. Visitas orientadas - Quartas e Domingos às 15h00.

Proposta de reconstituição de um dos mais enigmáticos presépios seiscentistas portugueses. Reunidas pela primeira vez desde que entraram para o MNAA, a 7 de Julho de 1915, as figuras em barro cozido e policromado evocam a encenação do núcleo original que pertenceu ao Convento de Santa Teresa de Jesus, em Carnide.

Na reconstituição deste presépio – acabado de restaurar de acordo com os mais avançados critérios científicos – usou-se a fórmula tradicional que a escala das figuras impõe. No centro da composição apresenta-se a Sagrada Família, os Anjos e os animais referidos por São Lucas. As figuras da Virgem e de São José, em atitude contemplativa, revelam que o barrista, António Ferreira, se preocupou mais com o movimento dos panejamentos e não tanto com o dinamismo das figuras. Para o estábulo, inserido em apontamento de arquitectura clássica, convergem pastores, camponeses com oferendas e tocadores de instrumentos.
No plano intermédio, dispõe-se o cortejo dos Reis Magos, com cavalos espantados que acentuam o naturalismo da representação. As cenas de género ocupam espaços laterais que originalmente estariam em recantos de subplanos intermédios. No mais afastado, casarios, muralhas, torres e portas pretendem representar a cidade de Belém.

Comissário: Anísio Franco
Comissária adjunta: Celina Bastos"

Fonte e imagem:
http://www.santosdesigndistrict.com/noticia_detalhe.aspx?sid=aT7HfFdlgxt4LKppS2rLnMcjA8drQmA5ICkz9EXI4M0%2Fcpck6gQGTydGzsRWHi%2Fs&ctx=FBA7495AB1486BA5035880EFEC8CE841#.TuCnshq9b_N.facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário