24 de Janeiro, 2012: Palestra - CRIATIVIDADE: O RECREIO DO CÉREBRO


às 21h, a organização aconselha a chegar com 30 minutos de antecedência, de modo a garantir um lugar no auditório.

"O artista plástico e fotógrafo brasileiro Vik Muniz estará amanhã na Fundação Champalimaud, Lisboa, para uma palestra intitulada «Criatividade: o recreio do cérebro». Vik Muniz irá, de acordo com uma nota da organização, falar “da sua perspectiva sobre criatividade, usando exemplos do seu trabalho artístico apoiado no uso de materiais pouco convencionais, como algodão, calda de chocolate e lixo”.

Até ao dia 29 de Janeiro, é possível visitar no Museu Colecção Berardo uma retrospectiva da obra do artista plástico, com uma centena de trabalhos desde os anos 1980 até à actualidade. 

Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido por Vik Muniz, nasceu em São Paulo em 1961, e tem desenvolvido um trabalho como fotógrafo, desenhador, pintor e gravador.

Desde 1988 que o artista cria séries de trabalhos nas quais tem investigado sobretudo temas relativos à memória, à percepção e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação, usando técnicas diversas e materiais invulgares como o açúcar, chocolate líquido, leite condensado, molho de tomate, gel para o cabelo, lixo e terra.

No processo de trabalho, compõe habitualmente as imagens que deseja sobre uma superfície usando materiais perecíveis e fotografa-as em seguida. A intervenção de Vik Muniz integra a iniciativa «Ar», do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud, que também contará com a participação do investigador principal deste programa, o neurocientista Rui Costa.

O investigador “irá apresentar o processo criativo no cérebro, dando exemplos de estudos da neurobiologia da criatividade em seres humanos e outros animais”.

A «Ar» pretende “tornar a ciência tão acessível ao público como o ar que respiramos”. Desde Outubro do ano passado, realizam-se na fundação encontros nos quais são debatidos temas diferentes para “fomentar o debate de ideias, desencadear o pensamento crítico e contribuir para a melhoria da cultura científica em Portugal, mostrando que a ciência é um bem que pertence à sociedade”."
 
Transportes
Autocarros: 76, 98, 714, 723, 729, 750, 751, 98
Comboio: Algés
Eléctrico: 15

Fontes e imagem:
http://www.fchampalimaud.org/newsroom/detail/creativity-the-playground-of-the-brain/
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=52692&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário