8, 15, 22 e 29 de Fevreiro, 2012: Ciclo de Conferencias - Petróleo, Gás, a Energia em mudança: da Geopolítica às Tecnologias e Mercados

QUARTAS-FEIRAS
8, 15, 22, 29 DE FEVEREIRO
Grande Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes de cada sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.

M12
Este ciclo de conferências terá transmissão direta aqui .
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest .
Apoio à transmissão vídeo em direto
fccn
por António Costa Silva
Este ciclo de conferências abordará o panorama atual do mercado energético, analisará a evolução do preço do petróleo e os fatores que explicam as suas variações cíclicas e abordará a interação que existe entre o consumo de energia, o desenvolvimento económico e o crescimento demográfico. Serão também discutidas as tendências que estão a emergir na geopolítica da energia e as mudanças correlativas nos mercados financeiros internacionais com a enorme transferência de riqueza dos países consumidores para os países produtores proporcionada pelos preços altos do petróleo. O ciclo abordará também os fatores de mudança do paradigma energético atual, abordará questões da história da energia e extrairá ilações que são candentes para compreender as mudanças atuais. Cenários para a evolução futura da matriz energética com o papel das tecnologias emergentes para o sistema de transportes e para a geração elétrica e térmica, serão discutidos. O papel das energias renováveis, da energia nuclear, dos biocombustíveis e outras soluções será discutido bem como o impacto para a economia e para a vida das pessoas. A interação da energia com o ambiente será abordada na perspetiva integrada que favorece uma nova conceção para o futuro baseada num modelo energético que assegure a estabilidade do abastecimento, a sustentabilidade ambiental e a competitividade económica. Finalmente as questões da Segurança energética na Europa e em Portugal serão abordadas bem como as características específicas da situação energética portuguesa com a discussão sobre o que é preciso fazer.
António Costa Silva é Professor no Instituto Superior Técnico, Doutor pelo Imperial College em Londres e Presidente da Comissão Executiva do Grupo Partex Oil and Gas, que está envolvido em projetos de exploração e produção de petróleo e gás em Abu Dhabi, Oman, Cazaquistão, Brasil, Argélia, Angola e Portugal. Trabalhou no Instituto Francês do Petróleo, foi responsável e coordenador das equipas técnicas que executaram projetos nalguns dos maiores campos de petróleo e gás do mundo, entre muitos outros cargos e missões da mais alta importância no domínio da energia.
8 de fevereiro
Mudanças estruturais e estratégicas em curso no mercado da energia
15 de fevereiro
A matriz energética atual, o contexto histórico, vulnerabilidades e soluções
22 de fevereiro
Cenários para a evolução futura e papel das diferentes tecnologias
29 de fevereiro
A Segurança energética de Portugal e da Europa:
um novo conceito para o século XXI

Transportes
Metro: Campo Pequeno
Autocarros: 01/36/56/721/744/745

Fonte e imagem:
http://www.29.dtikm.com/viewemail.php?id=dfe1dbb31a2b092d739eedadec99b95e&c=8658&m_id=1153747&uid=2fbc0560e3

Sem comentários:

Enviar um comentário