19 a 24 de Março, 2012: FESTA DA FRANCOFONIA

Lisboa Fantástica

França

Alunos de duas turmas do oitavo ano do Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa, vão apresentar algumas histórias poéticas e fantásticas escritas por eles próprios e inspiradas nas suas deambulações por Lisboa.
Segunda-feira 19 de Março, 18h00-19h00 | Lisboa, Institut français du Portugal, Entrada livre.

Heure poétique

França

Os alunos de duas turmas do oitavo ano do Liceu Francês Charles Lepierre,  vão apresentar algumas histórias poéticas e de fantasia. Elas decorrem em Lisboa e são redigidas em francês, com a grande ajuda do escritor e jornalista Philippe Despeysses.
Quarta-feira 21 de Março, 11h300 – 14h00 | Lisboa, Lycée français Charles Lepierre, Entrada livre.

Thé Marocain

Marrocos



 Às 18h30, a anteceder a projecção do filme marroquino « Pégase », a Embaixada de Marrocos propõe um chá marroquino.
Terça-feira 20de Março, 18h30 | Lisboa, Institut Français du Portugal.  Entrada Livre.

François de Closets

L’orthographe, une passion française França

Escritor e jornalita de grande notoriedade, François de Closets consagrou uma vintena de ensaios à sociedade francesa. O seu livro « Zéro faute : l’orthographe, une passion française » analisa a evolução da língua e as dificuldades que pesam na sua reforma.
Quarta-feira 21 de Março – 18h00 | Lisboa, Institut Français du Portugal, Auditório. Entrada Livre.

CONFERÊNCIA

Apresentação do Livro «História do Luxemburgo » do Professor Gilbert Trausch
A versão portuguesa da obra de Gilbert Trausch, “História do Luxemburgo”, agora publicada em edição portuguesa, resulta de um projecto do Ministério da Cultura luxemburguês, com a colaboração do Forum Portugal-Luxemburgo e o apoio da Embaixada do Luxemburgo em Portugal. Trata-se de uma obra importante para o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois Países, nomeadamente por razão da importante comunidade lusófona residente no Luxemburgo. Apesar do seu tamanho – 2 586 km e 476 000 habitantes – o Grão Ducado de Luxemburgo é um verdadeiro Estado, com uma história particularmente rica. Situado no coração da Europa, entre a França, a Bélgica e a Alemanha, o Luxemburgo participou nos grandes desenvolvimentos Europeus. O passado movimentado do Grão-Ducado é um verdadeiro resumo da história europeia. Na Idade Média, os seus principes usaram a coroa do Sacro Império Germânico e nos tempos modernos a sua fortaleza foi de uma importância fundamental na luta entre as grandes potências. Antes de se tornar independente, no Século XIX, o Luxemburgo viveu sucessivamente sob soberania bourgonha, espanhola, francesa, austríaca e holandesa. No Século XX, este país próspero e dinâmico desempenhou um papel decisivo na unificação da Europa. 
Quinta-feira 29 de Março – 18h30 | Lisboa, no Instituto Camões, Av. da Liberdade, 270

La littérature francophone

França

Exposição sobre a literatura francófona.
De 19 a 26 de Março – das 08h30 às 18h00 | Lisboa, Lycée Français Charles Lepierre. Entrada livre.

Concours « Karaokez en Francais »


Concurso escolar | Concours scolaire
Final do concurso «Karaokez en français!» destinado a alunos de francês e organizado pela APPF. Serão premiadas as três melhores interpretações de canções contemporâneas apresentadas ao público.
Quarta-feira 21 de Março, 14h30-16h30 | Lisboa, Institut français du Portugal. Entrada livre.

Atelier de lecture

França


Atelier de leitura em público para crianças dos 9 aos 12 anos que vão aprender a ler e a contar uma história em público, em torno da obra de Olivier Douzou. Uma aprendizagem que irão levar à prática na hora do conto de Sábado, dia 24 na Mediateca do Institut français du Portugal.
Limite máximo de 8 crianças. Inscrição necessária : 213 111 421 
Quarta-feira 21 de Março, 16h00-18h00 | Lisboa, Institut Français du Portugal. Entrada Livre.

Promenade au cœur de 3 jardins

França

André Laurens guia-nos numa visita aos jardins da Embaixada…e depois pelo de Santos. Uma pausa para almoçar (para os que o desejem) no terraço do restaurante-cafetaria do Museu Nacional de Arte Antiga, com vista sobre o jardim e o Tejo, seguindo-se uma visita ao jardim das Janelas Verdes…
Mais informações : www.lisbonneaccueil.org
Sábado 24 de Março, 11h00 | Lisboa, Ambassade de France.
Inscription / Inscrição : www.lisbonneaccueil.org

Pégase

de Mohamed Mouftakir | Marrocos

Drama, 2009, 104 minutos, legendado em português

Zineb, trabalha num hospício. O seu superior confia-lhe uma jovem aterrorizada que crê estar grávida. Zineb tem de a fazer falar mas ela parece não cooperar… Vencedor do Etalon d’or de Yennenga (Fespaco 2011), o mais importante galardão do Festival Pan-africano de Cinema e Televisão que se realiza anualmente no Burkina Faso.
Terça-feira 20 de Março, 19h30 | Lisboa, Institut français du Portugal, Auditório, Entrada livre

Concert de musique classique

Krasimir Dzhambazov

Bulgária

Violonista búlgaro de renome internacional, Krasimir Dzhambazov, estudou na Holanda, Bulgária, França e Portugal. Acompanhado ao piano por Natalia Riabov, interpretará obras de Debussy, Saint-Saëns e Vladigerov…
Sexta-feira 23 de Março, 18h00 | Lisboa, Palácio Foz. Entrada livre.

Fonte e imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário