30 de Março a 7 de Abril, 2012: Sara Lamúrias - THE BIRDWATCHERS

Round the Corner, Teatro da Trindade, Rua Nova da Trindade, portas 9F a 9G

"Com uma licenciatura em Arquitetura de Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Sara Lamúrias é a criadora da aforestdesign. Afirmando-se como um projeto livre e não apenas uma marca de vestuário, a aforestdesign funde design, vestuário e arte num discurso próprio, tendo sido criada de forma a canalizar ideias concetuais sob a forma de produtos em edição limitada, peças únicas e eventos, de modo a enriquecer a interação entre as várias áreas.
A sua colaboração com artistas de diversas áreas e empresas tem sido uma constante, integrando a plataforma LAB da ModaLisboa desde março de 2005.
Em setembro de 2007, vence o concurso Fast da Who's Next em Paris e em janeiro de 2008, participa no Ideal Showroom, na Berlin Fashion Week. Tem participado em várias exposições individuais e coletivas a nível nacional e internacional nomeadamente (individuais): na Fabrica Features em Lisboa, na Bo Marais em Paris, ateliertage em Nuremberga, na Experimenta Design em Lisboa, Nike 1-1 Lisboa e (coletivas): eventos "Puzzled Tables" e "Onde está a forest?" do grupo Scrapp, projeto G7 na Galeria Zé dos Bois e finalmente no "A propósito de object trouvé, Marcel Duchamp e Companhia", na Yron em Lisboa, pelo coletivo A Loja do Lopes. Em 2008, com o Projeto Combo, ganha o apoio da Direção Geral das Artes e a acreditação do CPD – Centro Português de Design e em julho 2010 é convidada pelo CPD para expor no evento Design Portugal no Pavilhão de Portugal-Expo Shangai 2010. Em outubro de 2011 apresentou pela primeira vez o projeto The Birdwatchers em parceria com a marca Burel.
O observador de pássaros está liberto dos pormenores. Reconhecendo-se parte integrante da Natureza, ele age em intimidade com ela, numa relação de respeito que é tanto mais engrandecida pelo estímulo da sua atividade. Mesmo com um alto padrão de vida, o luxo mais desejável continua hoje a ser a simples satisfação da solidão. O simples constatar desta continuidade entre si próprio e a Natureza. Foi esta relação primordial para Sara Lamúrias que conduziu recentemente ao encontro com a marca Burel.
Deste conceito e parceria surgem as casas de pássaros da aforestdesign. A instalação proposta para o Round the Corner, recria este ambiente onírico em que bandos de pássaros cercam estes ninhos.
Estes ninhos são objetos que traduzem um estilo de vida em harmonia com a Natureza, como um birdwatcher.
Esta é a terceira e última de um ciclo de três exposições dedicado a designers portugueses a ter lugar no Round the Corner, com curadoria de Marta Rema."

Transportes:
Metro: Restauradores, Rossio
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 1/36/40/44/60/91/709/711/714/732/745/759
Eléctrico: 12, 15, 28

Sem comentários:

Enviar um comentário