14 de Abril, 2012: Conferência - SUBLIME AUDÁCIA_A EXPERIÊNCIA DO PASSEANTE

"A paisagem urbana contemporânea oferece-se, ao passeante, através de imagens fragmentadas, atitudes efémeras e discursos transversais. O «observador apaixonado», aquele que deambula e vagueia pela cidade, o transeunte que emerge da ondulante multidão e experimenta a excitação da vida moderna assume-se, de novo, no início do séc. XXI, com o heroísmo do “flâneur” novecentista e retoma o «transitório, o fugitivo e o contingente» da Modernidade.
Ao abordar a obra de Baudelaire e a literatura romântica que louva o artista moderno e a incursão na paisagem urbana, Serpa explana sobre as ações e atitudes do artista boémio, do viandante e do nómada que não tem direção nem propósito; «estar no centro do mundo e permanecer oculto no mundo» e transformar a errância mundana numa experiência em que a consciência da vida citadina é um caleidoscópio de uma vida facetada e o arquétipo da esfera pública e das grandes cidades.
Sublime Audácia_A Experiência do Passeante na nova babilónia pretende evidenciar algumas práticas artísticas associadas numa constelação imaginária, numa conjuntura e num léxico comum significante evidenciando atitudes aparentemente não relacionadas entre si mas capazes de configurar um projeto não linear nem sequencial, mas inter-relacionando a realidade e a ilusão, o privado e o público, o masculino e o feminino, o prazer e o lazer, num dinâmico diálogo, universal e multiforme, conciliando aventura, erotismo e estética. [Luis Serpa]

às 17h.

Fundação Carmona e Costa
Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1 – 6ºA/C/D
Bairro do Rego/Bairro Santos | 1600-196 Lisboa | Portugal
T - [+351] 217 803 003 | F - [+351] 217 958 189 | E- geral@fundacaocarmona.org.pt"

Transportes
Metro: Cidade Universitária, Entrecampos
Autocarros: 31, 701, 716, 726, 756
Comboio: Entrecampos

Sem comentários:

Enviar um comentário