10, 17, 24 e 30 de Maio, 2012: Conferências - CULTURGEST, VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

Alterações climáticas: a crise que não sabemos pensar 
por Viriato Soromenho-Marques
QUI 10, QUI 17, QUI 24,
QUA 30 DE MAIO
Pequeno Auditório · 18h30
Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Dia 10 de maio assista à transmissão da conferência em direto no site.
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest .
As alterações climáticas surgiram no grande espaço público há apenas algumas escassas décadas, e de forma irregular e descontínua, não escapando à estrutura cíclica da atenção conferida aos grandes tópicos da crise global do ambiente, de que podem ser consideradas o expoente mais elevado.
Sendo um tema que ganhou a sua existência no interior das ciências da natureza, as alterações climáticas estão longe de ser um mero tema académico. As ameaças que as alterações climáticas acarretam para o futuro da existência de uma civilização humana, complexa e pujante, neste planeta são de tal modo graves que será absolutamente adequado considerar que elas se tornaram numa preocupação transversal ao espectro dos saberes, entrando também nos canais do imaginário cultural e na iconografia dos medos e pânicos escatológicos das sociedades contemporâneas.
Em cada uma das conferências deste ciclo tentaremos abordar, sem perder de vista a unidade do conjunto, mais desenvolvidamente as quatro facetas que nos parecem mais relevantes em torno dos temas da mudança climática: a sua dimensão científica, génese de consensos, mas também de disputas; a sua projeção política e económica; o seu impacto nas nossas categorias éticas e modos de agir moral; os seus reflexos na porosa meditação de uma finitude histórica, que se alarga do indivíduo singular e frágil ao próprio género humano no seu conjunto.
 
Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Foi Presidente nacional da Quercus ANCN. Exerceu as funções de Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente e membro do High Level on Energy and Climate Change do Presidente da Comissão Europeia. Autor de mais de três centenas obras (entre as quais vinte livros) sobre temas filosóficos, ambientais e estratégicos. Proferiu e/ou coordenou mais de mil conferências, seminários, e cursos em vinte e três países.
 
Qui 10 de maio
A construção científica das alterações climáticas
 
Qui 17 de maio
As alterações climáticas como problema político
 
Qui 24 de maio
Alterações climáticas, ética e condição humana
 
Qua 30 de maio
As alterações climáticas e o enigma do nosso futuro comum
Transportes
Metro: Campo Pequeno
Autocarros: 01, 36, 56, 721, 744, 745, 74, 783

Sem comentários:

Enviar um comentário