10 de Maio a 3 de Junho, 2012: Exposição - POST-IT POMBALINO, de JOÃO SANTA-RITA

"Sempre vivi na cidade, e para o que neste caso importa, grande parte dos meus anos têm sido passados em Lisboa. Amo esta cidade e dificilmente me esqueço, das suas avenidas, ruas, calçadas, travessas, becos, praças, largos, pracetas, parques, tapadas e jardins bem como dos seus edifícios, da sua luz, do seu cheiro, do seu clima e muito importante da sua topografia, das suas colinas e da sua relação com o rio Tejo.
Lisboa é também para mim enquanto arquitecto uma cidade singular, feita de muitos pedaços de cidade que de um modo muito transparente transcrevem-nos a sua história.
Um verdadeiro trabalho de patchwork construido em muitos momentos ao longo dos séculos que atravessam a sua existência.
A baixa de Lisboa é precisamente um desses momentos em que a força da natureza e o poder da história se conjungaram para traçar o destino desta área da cidade.
Lisboa seria certamente tão diferente se a história tivesse tido outro rumo e se outras ideias e opções tivessem sido construidas. Um dos legados que nos foi deixado foi precisamente o das várias abordagens e estudos para a própria reconstrução de Lisboa, traduzidas nos modos diversos de integrar e relacionar a cidade que então resistiu ao terramoto.
Desenhar sobre a cidade é também um momento de reflexão acerca do seu passado e da realidade do tempo em que vivo.
Os desenhos que constituem a exposição constroem um olhar e uma reflexão autonoma e liberta de um qualquer desejo que não o de pensar como seria essa Baixa de Lisboa se a história outros rumos lhe tivesse traçado.
Mas a herança do Pombalino é incontornável e como tal os desenhos integram as suas invenções, urbanas e arquitectonicas, num jeito de reciclagem e de reinvenção procurando a construção de uma qualquer genealogia sem um vinculo historicista.
Apenas o prazer de olhar para o que se encontra disponível e imaginar como poderia ser repensado e integrado nas circunstâncias do presente.
Lisboa é uma cidade circunscrita, com limites impostos e bem definidos, no interior da qual e um pouco por todo o lado, existem ainda muitas áreas por ocupar e consolidar, seja qual for a natureza das ocupações e utilizações a considerar para as mesmas.
O conjunto dos desenhos que integram a exposição, a grande maioria realizados em post-it, constitui também assim um tributo à riqueza da cidade de Lisboa e aos seus muitos espaços por pensar.
São pequenos desenhos para uma grande cidade."
João Santa-Rita Abril 2012
 
Rua da Escola Politécnica, 56
Lisboa 

Transportes
Metro: Rato
Autocarros: 74, 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773

Sem comentários:

Enviar um comentário