14 a 23 de Setembro, 2012: Festival - TODOS, CAMINHADA DE CULTURAS

 "A quarta edição do TODOS - Caminhada de Culturas, acontece este ano entre 14 e 23 de setembro de 2012 - no Intendente (14, 15 e 16 de setembro) mas também, e pela primeira vez, entre a Rua de S. Bento, a Rua dos Poiais de S. Bento e a Rua Cruz dos Poiais (22 a 23 de setembro), no eixo do Poço dos Negros. Abrindo-se cada vez mais a toda a cidade, e cumprindo assim o seu principal desígnio: promover Lisboa como capital intercultural.
Os cerca de 20 mil espetadores que, em média e anualmente, se deslocam ao Martim Moniz e ao Largo do Intendente para participarem no TODOS já sabem que os espera um conjunto de espetáculos provenientes do mundo mais próximo dos imigrantes que habitam naquele território da cidade (Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Ucrânia, Brasil, Cabo-Verde, Guiné Bissau, entre outros), mas também espetáculos que integram diversos artistas de diversas culturas e, ainda, vários eventos e workshops em lojas, praças e ruas do bairro da Mouraria, desenvolvidos em colaboração com os seus habitantes, com especial atenção e carinho para com as gerações mais idosas. Artistas de teatro, dança, música e novo circo, contemporâneos, convivem com projetos comunitários e artistas da world music ou das danças tradicionais do mundo.
Em 2012 o público lisboeta pode assistir a espetáculos de novo circo como “Foté Foré”, pelo Cirque Mandingue proveniente da Guiné Conacri, de teatro de rua como “Silence Encombrant” pela Companhia Kumulus, da França, de dança como “Arraial” pela companhia portuguesa Circolando, ou de música através da atuação da Orquestra TODOS, interpretando em parceria com intérpretes da Orquestra di Piazza Vittorio, de Itália, composições originais do maestro Mario Tronco entre outras tradicionais e dos próprios músicos dos agrupamentos. Workshops de gastronomia do mundo, exposições de fotografia, a Rua TODOS (no eixo das ruas de São Bento / Poiais de São Bento) e múltiplos espetáculos em lojas e casas do bairro, convidam os lisboetas a visitarem mais profundamente ruas, bairros, restaurantes, mesquitas, lojas exóticas da cidade que muitas vezes ignoram ou desconhecem, e enriquecerem-se com toda a diversidade do mundo que as rodeia e que podem percorrer a pé ou através do deslumbrante passeio no elétrico 28 no seu percurso entre o Martim Moniz e o Poço dos Negros."

Sem comentários:

Enviar um comentário