4 de Setembro, 2012: Pavilhão do Conhecimento - TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER SOBRE O BOSÃO DE HIGGIS


"Portugal foi o país escolhido para receber a grande conferência internacional da Colaboração CMS, uma das principais experiências do LHC. São mais de 300 cientistas a debater durante uma semana os últimos resultados da procura do bosão de Higgs.

Associando-se a esta iniciativa, o Pavilhão do Conhecimento recebe Albert De Roeck, cientista do CERN envolvido na experiência CMS, e André David, jovem investigador do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas, para a palestra LHC: a máquina do Big Bang. O que é o bosão de Higgs? Qual a sua importância para a estrutura do Universo? Estas serão algumas das questões que poderá ver esclarecidas nesta sessão, que se realiza no próximo dia 4 de Setembro, às 17.00.

CMS e ATLAS são as duas maiores experiências no colisionador de protões do CERN (LHC). Ambas resultam da colaboração internacional entre 40 países, totalizando cerca de 3500 investigadores e 180 instituições científicas.

Portugal participa neste projecto com mais de uma centena de cientistas de várias universidades portuguesas associadas ao LIP, sendo João Varela vice-director da experiência CMS. Esta equipa esteve envolvida no desenvolvimento e na construção dos detectores e dos sistemas de aquisição e processamento de dados, em colaboração com a indústria nacional.

Os dados obtidos no LHC apontam para a existência de uma nova partícula compatível com o bosão de Higgs com um grau de certeza superior a uma parte por milhão. Isto significa que a probabilidade de se tratar de um acaso é igual à de sair 4 vezes seguidas o mesmo número numa roleta.

Esta partícula poderá ser uma das peças em falta no puzzle da actual Física de Partículas. Qualquer que seja a sua natureza e papel no contexto do Modelo Padrão, ela alarga desde já o nosso conhecimento sobre como funciona o Universo e marca o que se espera ser o ponto de partida para um conjunto de novas descobertas.

A participação nesta sessão é gratuita, mas requer inscrição na página do Pavilhão do Conhecimento www.pavconhecimento.pt"

Transportes
Metro: Oriente
Comboio: Gare do Oriente
Autocarros: 25, 28, 44, 96, 208, 210, 400, 705, 708, 750, 759, 782, 794

Sem comentários:

Enviar um comentário