21 e 22 de Setembro 2012: Ciclo de Cinema Turco - TURKEY THE MISSING STAR

TURKEY THE MISSING STAR: LISBOA
CINCO DOS MELHORES FILMES DO NOVO CINEMA TURCO DA ACTUALIDADE
Cinema City Classic Alvalade
Av. De Roma nº 100
Sexta- feira, 21 de Setembro, 16h30
"The Extremely Tragic Story of Celal Tan and His Family/ Turkey / 2011 / 99’
Realizador: Onur Ünlü
Argumento: Onur Ünlü
Director de Fotografia: Vedat Özdemir
Música: Attila Özdemiroglu
Montagem: Ahmet Can Çakırca
Intérpretes: Selçuk Yöntem, Ezgi Mola, Bülent Emin Yarar, Tansu Biçer, Türkü Turan
Produção: Eflatun Film
Produtor: Funda Alp, Orkun Ünlü
Celal Tan é um respeitado professor de Direito Constitucional, que vive numa pequena cidade do interior e tem dois filhos do seu primeiro casamento. Alguns anos depois da morte da sua primeira esposa, casa-se novamente com uma mulher muito mais jovem: curiosamente uma estudante universitária, cuja vida salvou de alguma maneira. A tragédia de Celal Tan começa três anos após o seu casamento, com um acontecimento que vai agitar o seu meio familiar. Celal Tan tenta esconder o segredo e independentemente, do que está a passar procura acima de tudo, manter a família unida.
Onur Ünlü nasceu em Izmit em 1973. Formou-se na Universidade de Anadolu na Escola de Ciências da Comunicação e tem um mestrado igualmente em Ciências da Comunicação pela Universidade de Marmara. A sua primeira longa-metragem, intitulada ‘Police’, que conta a história da vida atribulada de Musa Rami, um detetive da secção de homicidios no auge da carreira, que foi exibido com grande êxito, em vários festivais internacionais: Golden Boll Festival e Festival de Cinema de Moscovo. Escreveu e dirigiu em 2008, dois filmes do género fantástico: ‘The Kid’ e ‘Son of the Sun’. Ganhou vários prémios em 2009, nos Golden Boll e Golden Orange Film Festival, com ‘Five Cities’, uma trágica história de um grupo de pessoas. No mesmo ano, escreveu ainda o argumento e co-produziu uma longa metragem intitulada ‘Love, Bitter’.
Sexta-feira, 21 de Setembro, 19h30
Can/ Turkey / 2011 / 106’
Realizador: Rasit Çelikezer
Argumento: Rasit Çelikezer
Diretor de Fotografia: Ali Özel
Música: Tamer Çıray
Montagem: Ahmet Can Çakırca
Intérpretes: Selen Uçer, Serdar Orcin, Berkan Demirbag, Erkan Avci, Serhat Nalbantoglu
Produção: Defne Film
Produtor: Rasit Çelikezer
Um jovem casal apaixonado, que vive em Istambul, falta apenas um filho para preencher a sua aparente felicidade conjugal. Só que ela não consegue engravidar. Para salvar o orgulho de um deles, o casal tenta recorrer a meios ilegais para conseguirem uma criança ainda bébé. Esta decisão comum que procurava torná-los mais felizes, acaba por degradar pouco a pouco as suas vidas ao ponto de caminharem para uma separação. A história deste casal vai-se misturando com uma narrativa paralela sobre uma mãe solteira e negligente, que tem um menino chamado Can.
Rasit Çelikezer nasceu em Izmir, Turquia. É formado em cinema e televisão pela Dokuz Eylül University. Começou pelas curtas-metragens com: ‘Memories of an Ordinary Day (1996), Cocoon (1994) e Duet (1993), exibidas em vários festivais de cinema. Dirigiu mais de 300 episódios de 12 diferentes séries para a televisão turca. A sua primeira longa-metragem, ‘Three Apples Fell From the Sky’ (2008), ganhou cerca de oito prémios em vários festivais nacionais e internacionais. É uma grande figura da cultura turca, as suas peças de teatro foram encenadas em toda a Turquia e estão traduzidas em várias línguas.
 
Sábado, 22 de Setembro, 16h30
Ecotopia/ Turkey / 2011 / 111’
Realizador: Yüksel Aksu
Argumento: Yüksel Aksu
Diretor de Fotografia: Ercan Yılmaz
Montagem: Lewo
Intérpretes: Sahin Irmak, Nihat Kapız, Ayse Bosse, Saadettin Ünsal, Emin Gürsoy, Hamit Demir
Produção: Galatafilm
Produtor: Taha Altaylı, Muharrem Gülmez
Cansados do barulho e da poluição das grandes cidades, um grupo de intelectuais ambientalistas, procura um regresso à natureza. Para isso constroem uma nova cidade chamada ‘Ecovillage’. O objectivo é disfrutarem de uma vida feliz através do turismo ecológico, agricultura biológica, as artes e a cultura. Katrin é uma intelectual europeia que se estabeleceu na Turquia, depois de trabalhar vários anos em organizações ambientalistas como o Greenpeace. O chefe da aldeia Ali, pelo contrário é um um típico aldeão, sem instrução que nunca deixou sua terra. A relação emocional entre os dois vai desenvolver-se de uma forma muito curiosa e divertida, apesar das diferenças culturais, entre ambos. Os moradores da aldeia por sua vez vão assistir com espanto a uma decisão que vai mexer com o seu quotidiano e mudar de uma forma divertida os seus hábitos: vão se tornar intelectuais e a partir de agora, produzir apenas agricultura biológica.
Yüksel Aksué um premiado realizador e escritor nasceu em Mugla, em 1966. É formado pela Universidade Dokuz Eylül no Departamento de Cinema e Televisão em 1993, onde completou igualmente um mestrado. Realizou várias curtas-metragens durante os anos de faculdade. Depois de ter sido assistente de conhecidos realizadores, a partir de 1999 começou a dirigir filmes e séries para a televisão. Em 2006, estreou a sua primeira longa-metragem ‘Ice Cream, I Scream’ que foi nomeada para o Óscar de ‘Melhor Filme Estrangeiro’. Nesse mesmo ano, este filme circulou e ganhou vários prémios em festivais de cinema nos EUA. Tem publicado vários ensaios sobre a arte cinematográfica: ‘Aristoteles and Convencional Cinema’ e ‘Brecht and Modern Cinema". Está neste momento a concluir o seu novo livro intitulado: ‘Tragic Traditions and Cinema’.
Sábado, 22 de Setembro, 19h30
Future Lasts Forever/ Turkey / 2011 / 99’        
Realizador: Özcan Alper
Argumento: Özcan Alper
Diretor de Fotografia: Feza Çaldıran
Música Mustafa Biber
Montagem: Ayhan Ergürsel, Thomas Balkenhol, Özcan Alper, Umut Sakallıoğlu
Intérpretes: Gaye Gürsel, Durukan Ordu, Sarkis Seropyan, Osman Karakoç, Güllü Özalp Ulusoy
Produção: Nar Film
Produtor: Soner Alp, Ersin Çelik
Sumru é uma jovem investigadora de música etnográfica, que trabalha numa universidade de Istambul. Para escrever a sua tese, uma compilação e um registo exaustivo das canções da Anatólia, viaja para o sudeste da Turquia. Esta viagem que supunha ser breve e simples, acaba por se tornar a mais longa jornada da sua vida. Sumru cruza-se com Ahmet, um jovem rapaz que vende dvd’s piratas nas ruas de Diyarbakir, com o velho Antranik, que vive numa igreja em ruínas na cidade e com outros personagens, testemunhas da chamada ‘guerra sem nome’. Durante a sua estadia de três meses em Diyarbakir e enquanto estuda as histórias das canções, Sumru vai-se confrontando aos poucos com a angústia de um passado, que procurou esquecer. Evacuados de Hakkari para uma aldeia de montanha, Sumru não consegue responder Ahmet, sobre o que se está a passar e a razão desta perigosa viagem.
Özcan Alper (1975) nasceu em Artvin, Turquia. Estudou Física e História da Ciência na Universidade de Istambul. Participou em atelieres de cinema, no Centro de Cultura da Mesopotâmia e Casa da Cultura Nazim entre 1996-2001. ‘Autumn’ a primeira longa-metragem foi exibida em cerca de 60 festivais internacionais e recebeu 33 prémios. O filme foi nomeado para a categoria e para o Prémio ‘Discovery of the Year’, da Academia Europeia de Cinema. Esta é a sua segunda longa-metragem."
 
Transportes
Metro: Alvalade
Comboio: Areeiro
Autocarros: 731, 735, 744, 750, 767, 783

Sem comentários:

Enviar um comentário