15 de Novembro, 2012: Inaugurações - PLATAFORMA REVÓLVER

às 22h
Rua da Boavista 64, Lisboa

"PISO 1 | CABEDAL
PISO 1 | “ACHAS QUE TE QUERIA MATAR? (y otros labOratórios)”
PISO 2 | I WOULD PREFER NOT TO
Project 1 | ALICE GADREY
Project 2 | THE OPERA
Project 3 | AN OCEAN BETWEEN US
___________________________________________________________

PLATAFORMA REVÓLVER PISO1
CABEDAL

Artistas | Pavel Büchler, Nina Chua, Nick Crowe and Ian Rawlinson, Tiago Duarte, Nicola Ellis, Mary Griffiths, Shona Harrison, Ana Rosa Hopkins, Jo McGonigal, Fiona McKillop, Eileen O’Rouke, Richard Proffitt, Maeve Rendle, Evangelia Spiliopoulou.

Curadoria | Tiago Duarte e Ian Rawlinson

A exposição Cabedal é uma oportunidade excepcional para a Plataforma Revólver apresentar a nova arte britânica: 15 artistas provenientes de Manchester mostram diversas obras criadas especialmente para o espaço da Plataforma Revólver. Reflecte também a concretização de parcerias estratégicas com instituições inglesas, no sentido de partilhar contactos e promover a arte contemporânea na cidade de Lisboa, a um nível internacional.

A exposição, para a qual foram selecionados trabalhos dos recém-graduados do Mestrado em Belas Artes da Manchester School of Art e dos seus tutores, é um convite a refletir como as práticas artísticas podem beneficiar de uma discussão partilhada e de uma experiência comum manifestada através de dez anos de teoria e prática. Apresenta um retrato da pedagogia desenvolvida a partir de um debate sobre a natureza dos trabalhos artísticos, caracterizado pela mudança de pensar o “trabalho da arte” em oposição à reflexão sobre a “obra de arte”.

Em parceria com: Manchester School of Arts, MIRIAD (Manchester Institut for Research and Innovation in Art and Design) e British Council

___________________________________________________________

“ACHAS QUE TE QUERIA MATAR? (y otros labOratórios)”

Olga Mesa

labOratorio/labOfilm é um projecto de oficinas coreográficas gerador de instalações evolutivas (dípticos audiovisuais iniciado em 2011 por Olga Mesa). A coreógrafa propõe a encenação do corpo Operador numa rodagem. Num espaço labiríntico cheio de “fora de campo”, o corpo, a camara, o movimento, o som e a voz, traduzem a relação do ser com o mundo, com a realidade e a ficção, com o visível e invisível, com a memória individual e colectiva.

Este corpo Operador não hierarquizado constrói a sua identidade abandonado uma experiencia de relevo e intercambio dentro do grupo, onde observar e ser observado será tão importante como acionar; e onde o outro será o lugar a partir do qual se irá construir uma memória comum.

Em parceria com: Temps d’Images

___________________________________________________________

PLATAFORMA REVÓLVER PISO2
I WOULD PREFER NOT TO

A partir do conto de Herman Melville, Bartleby, o escrivão

Artistas | Carla Rebelo, Catarina Saraiva, Ema M, Jorge Pinheiro, Manuel Botelho, Pedro Saraiva e Rui Macedo.

I WOULD PREFER NOT TO é uma exposição de artes plásticas que se realiza no contexto do colóquio homónimo coordenado por Maria Lucília Marcos no âmbito do programa de investigação do CECL/FCSH-UNL Centro de Comunicação e Linguagem da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Sete artistas são convidados a produzir um conjunto de trabalhos artísticos inéditos e especificamente para Espaço Plataforma Revólver 2, convocando as disciplinas de Pintura, Desenho, Escultura e Instalação a partir da interpelação dos conceitos: AMBIVALÊNCIA, RESISTÊNCIA, SUSPENSÃO, MELANCOLIA, INTERRUPÇÃO, IMPOTÊNCIA, INDIGNAÇÃO e TRABALHO. Estas palavras-chave surgem na releitura do conto de Herman Melville intitulado Bartleby, the Scrivener. A Story of Wall Street. As obras a expor serão documentadas, analisadas e criticadas num texto da autoria de Maria João Gamito.

Em parceria com: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), FCSH – Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
___________________________________________________________

PLATAFORMA REVÓLVER Project 1
Alice Gadrey

A exposição apresenta o resultado da residência artística realizada na Plataforma Revólver (com a duração de um mês) da artista francesa Alice Gadrey, num intercâmbio com a Association Château de Servières.

Em parceria com: Castelo D’If
___________________________________________________________

PLATAFORMA REVÓLVER Project 2
THE OPERA

Nick Crowe e Ian Rawlinson

The Opera é uma projecção de vídeo digital que investiga a mediação de relações de poder através do idioma e da tradução, no contexto das questões sobre estética da linguagem e imagem como expressão do poder ideológico.

O arco narrativo da exposição The Opera é construído a partir de frases retiradas de um curso de linguagem militar desenvolvido em formato para IPod para soldados americanos como preparação para o destacamento em territórios estrangeiros. O elemento audio de cada frase foi analisado como base para compor a partitura musical. Utilizando softwareautotune os avatars foram formatados para cantar as suas deixas.

Em parceria com: Manchester School of Art e British Council
___________________________________________________________

PLATAFORMA REVÓLVER Project 3
AN OCEAN BETWEEN US

Mónica de Miranda

Curadoria | Gabriela Salgado

O segundo capítulo desta viagem, apresentado na Plataforma Revólver e intitulado An Ocean Between Us, foi possível devido à proximidade da artista com o porto fluvial do rio Tejo, em Lisboa. No vídeo díptico, este lugar e um cargueiro estacionário formam um palco de trânsitos metafóricos: como uma travessia entre dois mundos, que evoca as viagens que ligavam os continentes através dos oceanos, oferecendo um terreno para o encontro de culturas, de pessoas e para a expansão do comércio.

Em parceria com: Africa.cont, CML, Comparatistas e Xerem".

Transportes
Metro: Cais do Sodré
Autocarros: 28, 706, 713, 714, 727, 732, 760, 794
Eléctricos: 15, 18, 25, 28
Comboio: Cais do Sodré, Santos
Barco: Cais do Sodré

Sem comentários:

Enviar um comentário