3 de Julho, 2013: Conferência - ESTÉTICA AMBIENTAL, Mario Perniola e Kristine Hognerud Træland

Estética Ambiental – Obras e experiências extremas com Mario Perniola e Kristine Hognerud Træland
Conferência| 3 de julho | 17h30 | Pequeno Auditório, Culturgest
Entrada gratuita

Moderação Pedro Sargento

"Mario Perniola é um filósofo italiano de renome internacional que sempre se interessou por expressões culturais alternativas e transgressivas. Atento e ativo perante as deformações que vivemos na contemporaneidade propõe, em conjunto com Kristine Hognerud Træland, uma reflexão que alia arte, ecologia e filosofia apresentando, numa primeira parte, trabalhos de “anarquitetura” e, numa segunda fase do encontro, uma experimentação off the grid DIY levada a cabo na Noruega. Sempre com o desejo de uma abertura à conversa participativa com os presentes nesta conferência deixamos alguns pontos para discussão que prometem aproximar esta intervenção da experiência de cada um de nós enquanto cidadãos de um mundo em transição:
As experiências off the grid, práticas de vida sustentável que propõem, por exemplo, uma não dependência do fornecimento de água, luz e gás, estão cada vez mais presentes em diversas comunidades e têm vindo a concretizar formas alternativas Do It Yourself (DIY) que viabilizam o suprimento desses bens essenciais.

Iremos abordar alguns exemplos de “anarquitetura” termo frequentemente incluído na Outsider Art, tendo como referência os trabalhos de artistas como Ferdinand Cheval, Edward James, Richard Greaves ou Asger Jorn. A noção de outsider em arte, muito próxima da de diletante, distingue-se desta pelo cometimento total do artista numa ação da qual depende o sentido da sua vida.

Estética Ambiental – obras e experiências extremas está integrado na programação do Festival Pedras13, um acontecimento anual resultante do trabalho contínuo com pessoas e lugares da cidade de Lisboa. O Pedras13 decorre de 2 a 6 de julho entre o Intendente-Mouraria e o Mercado da Ribeira-Poiais de São Bento. Para aceder à programação (em processo aberto de janeiro a junho) visite o blog pedras pedras13.wordpress.com. O Pedras13 integra a programação do c.e.m.-centro em movimento, estrutura de investigação artística financiada pela Dgartes/C.M.L.

Mario Perniola é Professor de Estética, fundador do centro “Linguagem e Pensamento” na Universidade de Roma-Tor Vergata (Itália) e diretor da revista Agalma. Professor convidado em diversas Universidades e centros de investigação em França, Dinamarca, Japão, Canadá, EUA e Austrália, é autor de diversos livros traduzidos em várias línguas. Obras traduzidas para português: Do sentir (Editorial Presença), Enigmas (Bertrand Editora), A arte e a sua sombra (Assírio & Alvim), Contra a comunicação (Teorema), O sex appeal do inorgânico (Ariadne Editora), Estética do séc. XX (Editorial Estampa), Os situacionistas (Anna Blume), Pensando o Ritual. Sexualidade, Morte, Mundo (Studio Nobel). www.marioperniola.it

Kristine Hognerud Træland, tem o Mestrado em Filosofia, é autora da tese “O papel da sensualidade estética na alienação ecológica ”Universidade de Bergen-Noruega. Vive na floresta.
Pedro Sargento é Professor de Estética, Teorias da Arte e Pensamento Contemporâneo na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Roma «Tor Vergata». Sob a orientação de Mario Perniola, escreveu uma tese sobre a estética da forma no século XIX, dedicando a sua investigação atual às questões que relacionam a materialidade, o corpo e o inorgânico na cultura contemporânea".

Transportes
Comboio: Entrecampos, Roma
Metro: Campo Pequeno
Autocarros: 727, 736, 738, 744, 749, 754, 756, 783, 798

Sem comentários:

Enviar um comentário