31 de Agosto, 2013: Inauguração - ELEVADOR DO CASTELO

às 17H30

"Inauguração do novo elevador da Rua dos Fanqueiros e da requalificação da Rua da Vitória – Ponto de Encontro : saída da Estação Baixa-Chiado – do lado da Rua do Crucifixo
 
Abre ao público, no dia 31 de agosto, o novo elevador da Rua dos Fanqueiros que torna mais fácil e cómodo o percurso pedonal de subida da Baixa à colina do Castelo de São Jorge. O novo elevador, localizado na Rua dos Fanqueiros 170/ 178 e que também tem entrada pela Rua da Madalena, 147/155, será inaugurado no sábado 31 de agosto às 17h30 com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.
Este projeto devolveu-se em três componentes: a Remodelação do Edifício onde funciona o novo elevador (da autoria do arquitecto João Pedro Falcão de Campos), localizado na Rua dos Fanqueiros 170/178 r/c, com saída/entrada para a Rua da Madalena, 147/155. No interior do edifício, foi instalado um elevador que permite agora fazer a ligação entre a cota da Rua dos Fanqueiros e a da Rua da Madalena/ Largo Adelino Amaro da Costa.
Entretanto, já tinha sido concluída em 2011, a outra componente, a obra de Requalificação do Antigo Mercado do Chão do Loureiro – Silo Automóvel. Neste caso, integrou-se acaixa de um elevador panorâmico no silo, o que permitiu estruturar a transição entre a cota do Largo Adelino Amaro da Costa e o patamar superior ao nível da Costa do Castelo.
Por fim, concretizou-se a terceira componente - a requalificação do percurso, no eixo da Rua da Vitória (desde a saída do Metropolitano no cruzamento com a Rua do Crucifixo) até ao Largo Adelino Amaro da Costa 
Este novo elevador, que agora fica disponível para os Lisboetas e visitantes insere-se no chamado “Percurso de atravessamento pedonal, assistido por meios mecânicos de elevação, da Baixa ao Castelo de São Jorge”, que constitui uma das prioridades da Câmara Municipal de Lisboa. Trata-se de um projeto verdadeiramente estruturante para a cidade, pois contempla intervenções ao nível do edificado e do espaço público.
O  objetivo é simples: articular as diferentes cotas entre colinas, segundo uma estratégia que, facilitando a subida, ajuda também a revitalizar e requalificar a envolvente a este caminho que, a partir de sábado, pode ser feito com muito menos esforço".

Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros:
709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
 

Sem comentários:

Enviar um comentário