12 de Outubro, 2013: Concerto - CORO GULBENKIAN E ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

Orquestra Metropolitana de Lisboa e Coro Gulbenkian
Direção musical Cesário Costa Piano Pedro Burmester

"Entrada Gratuita
Levantamento de senha de acesso 2 horas antes do início do concerto, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Culturgest, Grande Auditório
às 18:00

"Um dos momentos maiores das comemorações do nosso 20.º aniversário é este concerto. Em 11 de outubro de 1993 a Culturgest começou a sua atividade com a realização de um concerto e a abertura de duas exposições. Vinte anos depois replicamos essa fórmula. E se o concerto de ontem foi só para convidados, hoje, com entrada livre, é dirigido a todo o público para quem a Culturgest trabalha desde sempre.
O programa deste concerto, que quisemos festivo e celebratório, misturando o barroco com o contemporâneo, divide-se em duas partes. Na primeira ouve-se a Música para os fogos de artifício reais, que Händel compôs em 1749, em Londres, para ser tocada, como foi, no Green Park, comemorando o fim da Guerra da Sucessão de Áustria. Doze mil pessoas assistiram ao seu ensaio geral. Segue-se o belíssimo Concerto para cravo n.º 1 de Johann Sebastian Bach, interpretado ao piano por Pedro Burmester, um amigo que se junta a nós nesta data especial. A segunda parte é exclusivamente preenchida com uma obra que encomendámos a António Pinho Vargas, compositor e músico com quem a Culturgest tem uma estreita ligação desde há muitos anos.
Trata-se de um Magnificat para coro e orquestra, em que o Coro Gulbenkian, que generosamente quis participar, se junta à Orquestra Metropolitana, sob a direção de Cesário Costa, ele também um maestro que se tem apresentado com frequência no nosso palco maior. Um concerto que esperamos fique na vossa memória".
CORO GULBENKIAN
ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
CESÁRIO COSTA (maestro)


1ª Parte
Georg Friedrich Haendel (1685-1759)
Music for the Royal Fireworks (Música para os fogos de artifício reais),
HMV 351

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Concerto n.º 1, em Ré Maior, BWV 1052, para instrumento de tecla



2.ª Parte
António Pinho Vargas (n. 1951)
Magnificat, para coro e orquestra
(Estreia absoluta. Encomenda da Culturgest)".


Transportes 
Comboio: Entrecampos, Roma
Metro: Campo Pequeno
Autocarros: 727, 735, 736, 738, 744, 749, 754, 756, 767, 783

Sem comentários:

Enviar um comentário