19 de Setembro 2013: Lançamento de Livro - AS MINHAS ESTRELAS NEGRAS - DE LUCY A BARACK OBAMA


19 de Setembro | Institut français du Portugal | 18h30
* Entrada livre

"Um dos mais marcantes atletas da história do futebol francês e mundial, que vestiu durante 14 anos a camisola da Selecção Francesa, fundador da Fondation Lilian Thuram: Éducation contre le racisme,  vem a Lisboa, a convite do Institut français du Portugal e das edições tinta-da-china, apresentar o seu novo livro “Mes Étoiles Noires – De Lucy à Barack Obama”. Lilian Thuram estará presente na sessão de lançamento, que terá lugar dia 19 de Setembro pelas 18h30 no IFP (Luís Bívar 91, Lisboa) e será apresentada por Chullage.
lilian thuram photo.jpg
Após o Mundial de Futebol em 2008, Thuram afastou-se dos campos e no mesmo ano criou a sua Fundação: Fondation Lilian Thuram – Éducation contre le racisme, que tem como principal acção o combate ao racismo. Um evento que consolidou a sua acção como filantropo e defensor dos direitos humanos e contra o racismo. Por ocasião da sua vinda a Lisboa (em Novembro 2012) para as jornadas “Próximo Futuro”, o Institut français du Portugal associou-se à Fundação Calouste Gulbenkian, numa sessão muito especial na qual Thuram apresentou a sua Fundação.
Thuram foi nomeado Embaixador da UNICEF para o período 2009/2010, tendo sido destacado para o Haïti, após o sismo de Janeiro de 2010.
"J'ai la chance d'être reconnu, parce que j'ai fait partie de l'équipe de France de football. Pour moi, c'est tout à fait naturel de mettre cet atout au service de l'éducation des enfants. Pour qu'un pays trouve ses leaders, ses intellectuels, ses ingénieurs de demain, il faut que ses enfants aillent à l'école".
Lilian Thuram, ao Le Parisien, por ocasião da sua ida ao Haïti

A sua acção materializa-se também com a publicação de livros sobre a questão do racismo, da tolerância e da compreensão do outro. “Mes étoiles noires – De Lucy à Barack Obama” é a sua última obra.

As Minhas Estrelas Negras – de Lucy a Barack Obama
* Prémio Seligmann contra o racismo
Consegue lembrar-se do nome de um cientista negro? De um explorador negro? De um filósofo negro? De um faraó negro?

Se não lhe ocorrer nenhum, então este livro é para si, independentemente da cor da sua pele.

«A melhor forma de lutar contra o racismo e a intolerância é enriquecer os nossos conhecimentos e os nossos imaginários.
Estes retratos destas mulheres e homens são o fruto das minhas leituras e das minha entrevistas com especialistas e historiadores. De Lucy a Barack Obama, passando por Ésope, Dona Béatrice, Pouchkine, Anne Zingha, Aimé Césaire, Martin Luther King e ainda muitos outros, estas estrelas permitiram-me evitar a vitimização e ser capaz de acreditar no Homem, mas sobretudo de ter confiança em mim mesmo.»
Lilian Thuram

«Erudito e original. Uma verdadeira vacina contra o racismo.»
Le Nouvel Observateur

«Excelente, bem documentado e inteligente.»
Le Point

«As Minhas Estrelas Negras é um desfile de artistas, escritores, desportistas, homens de Estado, militantes, cientistas – uma humanidade negra, pensante, interventiva, militante. Um livro que se destina ao grande público, da autoria de um campeão do mundo de futebol que coloca a sua fama ao serviço das personalidades retratadas. Expandir a memória popular, a consciência colectiva — eis uma ideia interessantíssima.»
Le Monde

Institut Français du Portugal em www.ifp-lisboa.com
Av. Luís Bívar 91, Lisboa | tel. : 213 111 400

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 713, 716, 726, 727, 736, 738, 742, 744, 783, 798
Comboio: Entrecampos

Sem comentários:

Enviar um comentário