23 a 27 de Setembro, 2013: Lisbon Week - ARTE E ARQUITECTURA. O MELHOR DE LISBOA, POR DELFIM SARDO

Visitas guiadas gratuitas.
Reserve o seu lugar através do telefone 1820.
LisbonWeek: "Já temos o nosso quiosque no Largo Camões! @ Pode neste ponto de informação LisbonWeek obter os seus bilhetes gratuitos para os percursos da Arte e História. O quiosque está aberto das 11h às 20h todos os dias". 

"À semelhança do que aconteceu o ano passado, o Lisbon Week, uma co-produção da Câmara Municipal de Lisboa, volta a contar com o apoio oficial da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que nesta segunda edição repete o papel de mecenas na Rota Arte. O papel de curador foi entregue a Delfim Sardo, ensaísta e professor universitário. 
A grande inovação na Rota Arte prende-se com o facto de ser uma exposição itinerante, "I'll be your mirror". Totalmente desenhada por Delfim Sardo, vai explorar a arquitectura da cidade através de um percurso que irá guiar o público por um conjunto de edifícios simbólicos que irão alojar exposições de vários artistas, como Fernanda Fragateiro, João Onofre ou José Pedro Croft.
Nas palavras do curador, o roteiro proposto pretende descobrir "Lisboa, cidade escondida, cheia de esquinas recônditas e de pátios, de casas que abrem para jardins insuspeitados. O percurso de descoberta da cidade proposto no contexto do Lisbon Week procura revelar alguns desses lugares, nos quais a arquitectura se vai cruzar com a arte contemporânea, numa exposição em dez pólos. As obras vão viver dentro de espaços arquitectónicos de excelência, desde espaços patrimoniais a edifícios contemporâneos, sejam escolas, lojas, casas particulares ou bibliotecas". Haverá um cruzamento com a rota seguida pela História "porque Lisboa é sempre uma cidade de histórias, de pequenas estórias de auto-descoberta. Por isso, 'I'll be your mirror', a exposição e o percurso, é sobre descoberta e auto-descoberta, sobre o olhar do outro no qual nos revemos, guiados pelos lugares da cidade".

_______________________________________________________________________

Haverá cinco visitas guiadas por dia (09h30, 11h30, 13h30, 15h30, 17h30), em Português e Inglês, com guias especializados. O ponto de partida para estas visitas, feitas no autocarro Lisbon Week/CGD, é o Parque Eduardo VII junto ao Marquês do Pombal.
Reservas obrigatórias na linha ticketline 1820
Visitas Guiadas grátis

___________________________________________________________________________

VISITAS GUIADAS

Percurso 1 - Autocarro
Saída Parque Eduardo VII - Marquês de Pombal
09h30 / 13h30 / 17h30
Duração / 3 horas

Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Teatro Thalia
Caixa Geral Depósitos (sede)
Paço da Rainha
Convento da Encarnação 

Percurso 2 - Autocarro
Saída Parque Eduardo VII - Marquês de Pombal
11h30 / 15h30
Duração / 2h30 horas

Bloco das Águas Livres 
Residência Particular / Rua das Janelas Verdes
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Castelo de São Jorge
Convento da Encarnação

___________________________________________________________________________

LOCAIS A VISITAR

BLOCO DAS ÁGUAS LIVRES
Construído na década de 50 pelo arquitecto Nuno Teotónio Pereira, este edifício simboliza o estilo de vida moderno, inspirado em Le Corbusier. O edifício foi considerado de interesse público, e nele vivem ainda vários artistas e líderes de opinião.
Artista: Fernanda Fragateiro (Montijo, 1962) Artista plástica, faz intervenções nos campos da escultura e arquitectura
Obra: Fernanda Fragateiro irá apresentar uma instalação composta por um conjunto de espelhos que reflectem, de modo peculiar, a arquitectura do edifício

REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
O edifício da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa espelha a tendência de modernidade e vanguarda que sempre impulsionaram a história da NOVA. A singularidade deste projeto assenta, entre outros aspetos, nas janelas assimétricas, viradas para o Aqueduto das Águas Livres e para o Parque de Monsanto, que não permitem a leitura dos vários pisos.
O edifício, da autoria dos arquitetos Manuel Rocha Aires Mateus e Francisco Xavier Rocha Aires Mateus, recebeu em 2002 o Prémio Valmor.

APARTAMENTO PARTICULAR NA RUA DAS JANELAS VERDES
Seguindo o conceito de “Open House”, que se faz um pouco por todo o mundo, o Lisbon Week desvenda Arte numa casa particular na Rua das Janelas Verdes. O apartamento, desenhado pelo arquitecto Carrilho da Graça, receberá duas manifestações do recentemente falecido Michael Biberstein.
Artista: Michael Biberstein (Solothurn, Suiça, 1948- Lisboa, Portugal, 2013) Pintor

PAÇO DA RAINHA
Hoje parte da Academia Militar o Palácio da Bemposta, foi casa de inúmeros membros da família real, como Catarina de Bragança. Depois do terramoto de 1755, o arquitecto Manuel Caetano de Sousa reconstruiu o edifício tal como o conhecemos hoje.
Artistas:
Rui Chafes (Lisboa, 1966) Escultor, trabalha com representações complexas do corpo humano
Jorge Molder (Lisboa, 1947) Fotógrafo
Obras: Rui Chafes vai apresentar um trabalho, de produção recente, que pretende sublinhar a austeridade da entrada do palácio, actualmente Academia Militar. A fragilidade desta sua representação de um corpo estranho e metamórfico vai funcionar como uma introdução para o trabalho de Jorge Molder, que irá mostrar um grupo de 4 fotografias em larga escala. As imagens fazem parte do seu sistema de referência, e serão expostas nas mesas da maravilhosa biblioteca da Academia.

Paço da Rainha - (Capela)

CASTELO DE SÃO JORGE
A primeira fortificação nesta colina data do século 2 aC, no entanto escavações arqueológicas identificaram a presença humana no vale do Tejo no século 6 aC.
Artista: Carrilho da Graça (Portalegre, 1952) Um dos mais conceituados arquitectos portugueses
Obra: Núcleo Arqueológico “Praça Nova do Castelo de São Jorge”
Em pleno Castelo de São Jorge, descobre-se um bairro islâmico, datado dos séculos XI-XII, composto por algum casario e duas construções mais imponentes onde ainda é possível vislumbrar estuques pintados nos compartimentos que serviam de salão e recepção aos convidados. Há ainda vestígios habitacionais da Idade do Ferro, de ocupações fenícias e romanas e ainda ruínas do Palácio dos Condes de Santiago (são visíveis pavimentos de várias remodelações). A intervenção da equipa de arquitectos, liderada por Carrilho da Graça, foi não intrusiva. Um muro de aço define o espaço cenográfico e várias "construções simples e abstractas" ajudam a proteger as ruínas e a criar a ideia da espacialidade interior, como no caso das duas casas islâmicas de aspecto mais nobre.

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
É um organismo pertencente à Universidade de Lisboa. O seu principal objectivo centra-se na investigação e salvaguarda do conhecimento nas áreas de Zoologia, Antropologia e Paleontologia. É, desde o século XVIII, uma referência do conhecimento cientifico nestas áreas.
Artista: Ricardo Jacinto (Lisboa, 1970) Arquitecto, escultor, músico
Obra: "Mergulho", Peça de som
Artista: Helena Almeida (Lisboa, 1934) Artista plástica, trabalha com fotografia e auto-representação
Obra: "Lavada em Lágrimas"

TEATRO THALIA
Encerrado durante 150 anos, este edifício do século XIX, então teatro privado do Conde de Farrobo, é hoje um local de culto em termos artísticos: além de exposições e encontros de artistas, o Teatro Thalia também alberga reuniões, conferências e outros eventos. Imóvel de interesse público desde 1974, esteve entre os nomeados para o Prémio do Design 2013, do Museu do Design de Londres.
Artista: João Onofre 

CONVENTO DA ENCARNAÇÃO
Mandado construir em testamento pela Infanta D. Maria, filha do rei D. Manuel, para albergar as Comendadeiras da Ordem de Avis. A sua maior riqueza é o altar, todo em prata, obra que esteve a cargo de João Frederico Ludovico.
Artistas:
José Pedro Croft (Porto, 1957) Um dos mais relevantes artistas portugueses, trabalha com escultura e desenho
Didier Fiuza Faustino (Chennevières-sur-Marne, França, 1968) Arquitecto, define-se como um “alquimista visual”. Vive e trabalha entre Paris e Lisboa

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS (sede)
A sede da Caixa Geral de Depósitos, patrocinador oficial do Lisbon Week, irá receber a exposição colectiva “Reflexos de Lisboa”. Esta mostra irá revelar os vencedores de um concurso de fotografia que procurou encontrar diferentes olhares e visões da cidade. 
Artista:
António Ole".

Transportes

Comboio: Rossio

Metro: Marquês de Pombal

Autocarros: 91, 702, 706, 709, 711, 712, 713, 720, 723, 726, 727, 736, 738, 744, 746, 748, 753, 783

Sem comentários:

Enviar um comentário