Novembro, 2013: Programação - ADUFE, SONS DO MUNDO

Adufe - Sons do Mundo
Rua do Arco Escuro 1 (Rua dos Bacalhoeiros/Casa dos Bicos), Lisboa

"Dia 1 – Sexta-Feira – DJ Set – Selecta Arredista – Galiza - 22:00h
Da Galiza chega o Selecta Arredista que irá realizar no Adufe-sons do mundo a sua primeira actuação em Portugal. Selecta Arredista irá dar-nos a conhecer em maior profundidade as paisagens sonoras da sua região poderemos esperar viajar com os sons mais tradicionais, assim como, as novas tendências no Folk daquela região a norte de Portugal. Mas, Arredista promete ainda viajar connosco até uma América Latina de alegria, mas também, de música de intervenção.

Dia 8 –Sexta-Feira Selecção Adufe – “ Com África no coração” - 22:00h
Para esta noite o colectivo Adufe reunião uma selecção especial dedicada à música africana. O continente africano destaca-se pela sua importância para a música no contexto mundial foi através das sonoridades que emanavam deste continente que um pouco por todo o mundo a música evoluiu. Com África no coração leva-nos às Sembas de Angola, aos sons eléctricos dos Tuareg, ao Afro mandinga do Mali, ao Afrobeat, entre muito mais.

Dia 9 – Sábado – DJ Set – The Lisbonians - 22:00h
Desta a vez o colectivo DJ The Lisbonians irá tocar as sonoridades do inicio dos sound systems jamaicanos da década de 50. O Rhythm & Blues norte-americano e o Blue Beat. Os pioneiros destes eventos foram o Duke Reid com o Sound System "Duke Reid's The Trojan" e Coxsone Dodd com o "Downbeat Sound System" onde a musica de eleição era o Rhythm & Blues norte-americano.
Com o surgimento do Rock N' Roll na América do Norte, o Rhythm & Blues acabou por ser ofuscado e deixou de ser uma prioridade das editoras norte-americanas. Os jamaicanos ressentindo-se da falta de novos discos norte-americanos de Rhythm & Blues para tocarem nos seus sound systems, depressa iniciaram as suas próprias editoras para gravarem bandas jamaicanas de R&B. Duke Reid Fundou a Treasure Isle e Coxsone Dodd fundou a Studio One. O Rhythm & Blues jamaicano ficou conhecido como Blue Beat que foi uma importante editora do inglesa de 1960 que apresentou este género musical ao público britânico.

Dia 15 – Sexta-Feira – DJ Set – Barricada Som Sistema - 22:00h
Pela mão do colectivo de Dj's Barrica, chega-nos uma noite com os sons que enchem os subúrbios das grandes metrópoles mundiais.
Músicas de resistÊncia que sempre se ouviram e continuam a ser criadas nos lugares onde a maioria das gentes trabalhadoras de todo o mundo se concentra. Os sons rebeldes aguardam-te nesta noite.

 Dia 16 – Sábado – Concerto – Tano Brancamenta y La Miséria Deluxe – Garage Tango Cabaret - 22:30h
Nesta noite sobem ao palco os Tano Brancamenta y La Miséria Deluxe com um projecto intitulado no Tango Cabaret. Este projecto, tem como principal fonte de inspiração o cantor Roberto Goyeneche ("El Polaco"), propõe-se explorar o lado mais boémio e visceral do tango, forma expressiva caracterizada pela sua intensa carga emocional.

Dia 23 – Sexta-Feira – Noite de Solidariedade com a Palestina - 22:00h
O Adufe-sons do mundo solidariza-se com o povo Palestino e junta-se ao MPPM (Movimento pelos direitos do povo palestino e pela paz no médio oriente) para uma semana de inúmeras acções de solidariedade que irão ocorrer por todo o país e com destaque em Lisboa. Os nossos visitantes poderão ter contacto com uma exposição evocativa da luta pela independência da Palestina, contacto com pessoas desta organização de solidariedade, assim como, com elementos da embaixada em Portugal. A música irá ser dedicada a este país.

Dia 24 – Sábado – Concerto de Aniversário com Sebastião Antunes – Adufe e Alguidar - 22:30h
Na noite em que celebra os seus 2 anos de existência o Adufe-sons do mundo tem a honra de contar no seu palco com um concerto repleto de carga simbólica e de muita qualidade musical. Neste novo projecto musical em que o Adufe é o “meio de viagem (…) que nos leva até onde estivermos dispostos a ir”, Sebastião Antunes é o impulsionador deste excelente projecto.
Dez vozes dão corpo a um projecto de canto e percussão, que atravessa simbologias e tradições com ritmos de adufe e outros instrumentos, onde experimentar é sempre um convite.
Temos no adufe - instrumento musical de origem árabe - o nosso meio de viagem, qual roda quadrada, que ajudado por outros companheiros sonoros nos leva até onde estivermos dispostos a ir. Temos no alguidar - peça de origem árabe que serve habitualmente para lavar ou amassar - a metáfora da reactivação, reinvenção e mistura de sonoridades.

Dia 26 (6ª feira) - DJ Set - Selecta Atir - World Music Set - 22:00h
A Selecta Atir tem sido uma presença regular nas noites do Adufe-sons do mundo, normalmente reserva-nos noites dedicadas a África, para esta noite lançou-se a um desafio - um set de World music com passagem pelas paisagens remotas das músicas do mundo.

Dia 29 – Sexta-Feira –Selectas Ratchet & PDL - 22:30h
Os ritmos contagiantes da Jamaica voltam a escutar-se no Adufe, pelas mãos dos experientes selectas Ratchet e PDL, que nos trarão os sons mais antigos da Jamaica, early reggae, rocksteady e ska, coligando-os ao melhor que se faz hoje em dia dentro destes géneros musicais.

Dia 30 – Sábado – DJ Set – Selecta Pedro Vaz - 22:30h
A fechar o mês um regresso ao Adufe-sons do mundo com o selecta Pedro Vaz que nos irá trazer uma viagem pela MPB e as novas tendências da música folk brasileira. Como sempre Pedro Vaz irá animar e aquecer o ambiente desta noite."
 

Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros:
709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782, 794
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
 
Fonte e imagem: www.adufebar.com

1 de Novembro a 16 de Dezembro, 2013: Exposição - CAVEIRAS, CASAS, PEDRAS E UMA FIGUEIRA

""Caveiras, casas, pedras e uma figueira"
01.11. 2013 – 16.02.2014
Curadoria: Delfim Sardo

Integrada no programa de projectos paralelos da 3ª Trienal de Arquitetura de Lisboa, esta exposição reúne obras de Álvaro Siza Vieira, Fernando Lanhas, Júlio Pomar e Luís Noronha da Costa, surgindo no terreno de convergência entre as diferentes disciplinas praticadas por estes autores, explora as estruturas através do desenho.
A curadoria da exposição está entregue a Delfim Sardo que, há muito, insiste na ligação entre as artes plásticas e a arquitetura. Num espaço construído pelo Arquitecto Siza Vieira e ocupado pela arte de Júlio Pomar, as caveiras, as casas, as pedras e a figueira contam-nos a história de um desenho que é tanto «mentale», como sensível.

O Atelier-Museu Júlio Pomar convida-o assim a vir sentir essa coexistência que, no próximo dia 31 de Outubro, quinta-feira, pelas 18h, o desenho assumirá".

Terça-feira a Domingo, 10h às 18h.


Atelier-Museu Júlio Pomar
Rua do Vale 7, Lisboa

Transportes:
Metro: Baixa-Chiado








Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré








Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 706, 714, 727, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28 


Elevadores: Bica, Glória

2 de Novembro a 21 de Dezembro, 2013: Exposição Inaugural - "... A ESTRADA COMEÇA..."


Inauguração: 2 de Novembro, 18h-22h.

"A EXPOSIÇÃO INAUGURAL da Casa da Liberdade - Mário Cesariny coloca lado-a-lado obras inéditas de quatro figuras maiores do movimento surrealista português - Cruzeiro Seixas, Isabel Meyrelles, Carlos Calvet e o próprio Mário Cesariny - a par com documentação igualmente inédita proveniente dos vários espólios que a Casa da Liberdade alberga.
O programa inaugural inclui ainda a realização de 18 a 21 de Novembro do CONGRESSO "SURREALISMO(S) EM PORTUGAL" na Fundação C. Gulbenkian, na Casa da Liberdade-Mário Cesariny e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, por ocasião dos 60 anos da morte de António Maria Lisboa. E no dia 26 de Novembro também a Perve Galeria presta HOMENAGEM A MÁRIO CESARINY DE VASCONCELOS, inaugurando um polo expositivo, 7 anos volvidos sobre a sua morte.
O momento ficará marcado pela apresentação da obra “POÉTICAS PÓS-PESSOA. ANTOLOGIA DO SURREALISMO E SUAS DERIVAÇÕES EM PORTUGAL” - uma magnífica edição bilingue, limitada a 200 exemplares, realizada em quatro volumes e enriquecida com um conjunto assinalável de múltiplos artísticos."

Exposição: Segunda-feira a Sábado das 14h às 20h.

Casa da Liberdade - Mário Cesariny
Rua das Escolas Gerais, 13, 17 e 19, Lisboa

Transportes
Metro: Rossio, Martim Moniz, Baixa-Chiado, Terreiro do Paço, Santa Apolónia
Autocarros:
709, 711, 714, 732, 734, 736, 737, 740, 746, 759, 760, 781, 782
Eléctricos: 12, 15, 28
 

1 de Novembro, 2013: ENSAIO GERAL NA FERIM, com AFONSO CRUZ e JOSÉ AVILLEZ

 
Transportes:
Metro: Baixa-Chiado
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros:
714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28
 
Elevadores: Bica, Glória

2 de Novembro, 2013: Vizinha - SÁBADUOS DA VIZINHA #53

às 19h
"Quinquagésimo terceiro Sabaduos n'A Vizinha.
Eis o melhor remédio para a tarde de Sábado:

Rodrigo Amado (saxofone)
+
Miguel Mira (violoncelo)
//
Bombaja Miguel (trompete)
+
Coolgate aka João Galante (no input mixer, kaoss pad)


Os SÁBADUOS pretendem ser um espaço de diálogo e interacção entre diferentes géneros e linguagens sonoras, constituindo um espaço privilegiado de escuta aberto à experimentação e liberdade musical. Dois duos por sábado.
Na rua da Bica Duarte Belo, 14 (elevador da bica), todos os sábados, a partir das 19h. A entrada é livre e as contribuições para os artistas também... =)

Sejam bem aparecidos."
A Vizinha
Na Rua da Bica Duarte Belo, 14 (elevador da bica)
A entrada é livre e as contribuições para os artistas também
".
 
Transportes:
Metro: Baixa-Chiado
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28 
Elevadores: Bica, Glória

1 de Novembro, 2013: Conversa no Tapete - JULIETA HORTA

às 18:30 Avenida Almirante Reis, 91A   Traga agulha e lã e aprenda a fazer o ponto de Arraiolos ou partilhe a sua experiência e técnicas.


Transportes
Metro: Anjos
Autocarros: 708, 712, 726, 730, 740
Eléctrico: 28

30 de Outubro, 2013: Apresentação e Lançamento da Plataforma Online - PLATAFORMA LX

PLATAFORMA LX

APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DA PLATAFORMA ONLINE

30 OUT | 19H00 | PALÁCIO FOZ
 
 A PLATAFORMA LX é uma iniciativa da Vertigo – Associação Cultural, financiada pelo programa BIP / ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como principal objectivo a melhoria da vida do Bairro da Zona de Intervenção Prioritária de São José / Santa Marta (eixo), através da criação, produção e promoção de atividades de âmbito cultural destinadas à comunidade, que contribua para aquisição e sensibilização de novos públicos e uma aproximação da mesma à Arte Contemporânea, nas suas diferentes manifestações.
A estrutura, no seu conjunto, pretende promover, criar e divulgar atividades de caráter cultural, serviço educativo, conversas e debates, serviço à comunidade e gestão da plataforma online. 


Palácio Foz,
Praça dos Restauradores, Lisboa

Transportes:
Metro: Restauradores, Rossio
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28

1 de Novembro, 2013: Concerto - HOMENAGEM A LOU REED

às 21:30h
Largo do Intendente
Entrada Livre
"CONCERTO DE HOMENAGEM A LOU REED
Realiza-se, no próximo dia 1 de novembro, pelas 21h30, no Largo do Intendente, um Concerto de Homenagem a Lou Reed.
Trata-se de uma iniciativa do serviço municipal GABIP Mouraria, em parceria com a EGEAC e um grupo de artistas liderado por Jel (Homens da Luta). O concerto terá a participação dos seguintes artistas (confirmados):
- Alex Cortez (Rádio Macau)
- Anamar
- Armando Teixeira (Balla)
- Carolina Torres
- David Pires (Pontos Negros)
- Flak (Rádio Macau)
- Jel (Homens da Luta)
- Jorge Palma
- JP Almendra (Peste e Sida / Punk Sinatra)
- Manuel Fúria (Os golpes)
- Paulo Furtado (Legendary Tiger Man)
- Pedro Lousada (Blasted Mechanism)
- Rita Red Shoes
- Rui Reininho (GNR)
- Samuel Palitos (Naifa)
- Samuel Úria
- Tiago Bettencourt
- Vasco Duarte (Homens da Luta)
- Zé Pedro (Xutos e Pontapés).
 
Alinhamento:
1) rock'n'roll - jel;
2) sweet jane - jp simões;
3) satellite of love - tiago bettencourt;
4) vicious - zé pedro e tim;
5) pale blue eyes - flak;
6) heroin - manel fúria;
7) all tomorrows parties - celina + alex;
8 ) micro - cláudia;
9) waiting for my man - armando teixeira;
10) femme fatale - paulo furtado + rita redshoes;
11) sunday morning - carolina torres + cat anarchic;
12) run run run - lousada, almendra e samuel úria;
13) dirty boulevard - tiago gomes;
14) make up - manel joão;
15) goodnight ladies - anamar + manel joão;
16) take a walk on the wilde side - jorge palma;
17) perfect day - rui reininho + jorge palma."

Transportes
Metro: Intendente
Autocarros: 706, 709, 711, 714, 732, 734, 736, 737, 759, 760, 781, 782, 794
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia


Artigo no Jornal Público: Um concerto em Lisboa para homenagear Lou Reed, http://www.publico.pt/cultura/noticia/um-concerto-em-lisboa-para-homenagear-lou-reed-1610753#

30 de Outubro, 2013: Cinema ao Ar Livre - PINK SARIS

Praça Martim Moniz, às 20:30  
 
"Em «Pink Saris», acompanhamos a história de Sampat Pal, uma complexa e singular activista política, líder do movimento Gulabi Gang, que trabalha pelos direitos das mulheres na região de Uttar Pradesh, no norte da Índia. Assistimos ao empenho individual de Sampat, referência para muitas mulheres maltratadas, na mediação de dramas familiares, testemunhada por dezenas de espectadores, defendendo pessoas em situações de vulnerabilidade e que desnudam as convenções da sociedade Indiana."
 
Transportes
Metro: Terreiro do Paço, Rossio, Baixa-Chiado
Autocarros: 706, 709, 711, 714, 732, 734, 736, 737, 759, 760, 781, 782, 794
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
 

29 de Outubro, 2013: Aula de dança - TANGO 4 FUN


"Sem planos para as terças-feiras à noite? Adoras dançar? Achas que és um autêntico pés-de-chumbo? Se respondeste sim a uma das três questões anteriores então este assunto é para ti.
 
Tango 4 Fun é a nova iniciativa semanal de tango queer (tango argentino com troca de papéis líder/liderado e não excluindo os pares do mesmo sexo) para aqueles que querem dar uns passos desta dança argentina, mas não sabem como fazê-lo. Com o apoio da associação Boys Just Wanna Have Fun as aulas de iniciação terão lugar todas as terças-feiras às 21 horas no bar Castro Beer, situado na Rua de S. Paulo, 121, em Lisboa.
A iniciativa pretende desmistificar os papéis de género habitualmente atribuídos a homens e mulheres neste tipo de danças. Aqui haverá a oportunidade de liderar e ser liderado. A participação é gratuita. A primeira aula é já esta terça-feira, dia 29 de Outubro, e estarão presentes jogadores da equipa de rugby Dark Horses e da equipa Lisbon Crows".

Transportes
Metro: Cais-do-Sodré 
Autocarros: 706, 714, 728, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctricos: 12, 15, 18, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré 
Comboio: Cais-do-Sodré, Rossio, Santa Apolónia
 

30 de Outubro, 2013: Lançamento de Livro - PARA ONDE VÃO OS GUARDA-CHUVAS, de AFONSO CRUZ

às 22h
Bicaense Café
Rua da Bica de Duarte Belo 42 A - Lisboa



Transportes:
Metro: Baixa-Chiado
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros:
714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28
 
Elevadores: Bica, Glória

29 de Outubro, 2013: Shortcutz - SESSÃO # 148

às 22h
Bicaense Café
Rua da Bica de Duarte Belo 42 A - Lisboa

CURTA VENCEDORA OUTUBRO

CURTA CONVIDADA
- "Período Especial - O Fim que Não Acaba" de Helena Canhoto.

CONVIDADOS ESPECIAIS:
- Festival de Artes e Cinema de Almada



Transportes:
Metro: Baixa-Chiado
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros:
714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28
 
Elevadores: Bica, Glória

Até 15 de Novembro, 2013: Ciclo de Cinema - ECRÃ EUROPA

às 18:30h
Av. Duque de Loulé 31, Lisboa
 
"O cinema é uma forma de arte que estimula o olhar, o pensamento e a acção. Este ciclo de cinema sobre temas europeus pretende ser para tal um ecrã, uma janela, um quadro. E também uma ardósia digital para lançar e debater ideias. Porque por detrás dos tratados, directivas e memorandos, e para além da política, economia e instituições, a Europa são os seus valores, um espaço civilizacional, uma cultura partilhada.

Do abraço para a paz depois de 1945, passando pelo alargamento democrático no pós-1989, até aos efeitos da crise de 2007, venha assistir a histórias europeias. No Ano Europeu dos Cidadãos, venha ver(-se n)o Ecrã Europa.
 
O Ecrã Europa é uma organização do Espaço Europa – uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu – e do ABC Cine-Clube de Lisboa, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores e a Escola Secundária de Camões.
 
A União Europeia, em particular através do programa MEDIA, apoia o desenvolvimento, distribuição e promoção dos conteúdos criativos e da indústria audiovisual europeia.

Filmes a exibir na Sociedade Portuguesa de Autores | Auditório Maestro Frederico de Freitas | 18h30 | Entrada livre

30 OUT. I QUARTA-FEIRA
ADEUS, LENINE!, de Wolfgang Becker
 
1 NOV I SEXTA-FEIRA
TERRA DE NINGUÉM, de Danis Tanovic
 
8 NOV I SEXTA-FEIRA
LISBOETAS, de Sérgio Tréfaut
 
13 NOV I QUARTA-FEIRA
RECURSOS HUMANOS, de Laurent Cantet
 
15 Nov I Sexta-feira
NUVENS PASSAGEIRAS, de Mika Kaurismäki
– legendas em castelhano".


Transportes
Metro: Picoas, Saldanha
Autocarros: 720, 727, 730, 736, 738, 744, 753, 783
 

31 de Outubro, 2013: Lançamento de Livro - A DAMA E O UNICÓRNIO, de MARIA TERESA HORTA

Transportes
Autocarros: 74, 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773, 781, 782
Barco: Cais-do-Sodré, Terreiro do Paço
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Elevadores: Santa Justa, Bica, Glória
Metro: Baixa-Chiado

Até 31 de Outubro, 2013: Orçamento Participativo de Lisboa 2013 - MUBI


O Orçamento Participativo de Lisboa 2013 entrou na fase de votação (até dia 31 de Outubro!). Este ano cada cidadão dispõe de um voto por cada categoria: projectos inferiores a 150.000€ e superiores a 150.000€.

A MUBi decidiu apoiar dois projectos, um em cada categoria. Se não votou ainda, veja os projetos seguintes e considere votar em ambos, mesmo que não resida em Lisboa:
  1. Projeto 172: Escadas Amigas das Bicicletas (categoria “Projetos inferiores a 150.000€”)  Para votar neste projecto envie um SMS grátis para o número 4646 com o texto: “OPLX 172″  Nota: (o espaço entre as letras e os números é obrigatório).
  2. Projeto 176: ”Caixas de Paragem” para Bicicletas nas Intersecções Semaforizadas (categoria “Projectos superiores a 150.000€”) Para votar neste projecto envie um SMS grátis para o número 4646 com o texto: OPLX 176 Nota: (o espaço entre as letras e os números é obrigatório).
Fonte e imagem: https://www.thunderclap.it/projects/5855-vote-pela-bicicleta-op-de-lx

28 de Outubro, 2013: Cinema - MAN OF ARAN

às 21:15h
Clube Ferroviário
Rua de Santa Apolónia nº 59, Lisboa

CINEMA NO TERRAÇO apresenta MAN OF ARAN de Robert J. Flaherty (1934). Acompanhamento musical: Johannes Krieger (trompete e efeitos) e Miguel Leiria (contrabaixo e efeitos). Viaja até à Irlanda profunda!

ENTRADA LIVRE

Percursor do género "etnoficção", esta obra ganhou reconhecimento internacional por relatar a vida dos habitante das ilhas Aran, na Irlanda. Flaherty aplicava para a época novas técnicas de realização: para cada segmento do filme filmava grandes quantidades de película. Ele acreditava que a câmera e o cineasta estariam fundidos numa única unidade orgânica, como um escritor e a sua caneta. Imergindo-se completamente no seu ambiente, Flaherty sentia que as imagens mais adequadas ou genuínas, iriam surgir naturalmente...

Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 706, 712, 728, 734, 735, 759, 781, 782, 794
Comboio: Santa Apolónia
Barco: Terreiro-do-Paço

29 e 30 de Outubro, 2013: Trienal de Arquitectura de Lisboa - URBAN-THINK TANK


MUDE,
Rua Augusta 24, Lisboa

"de//by Urban Think Tank (U-TT)

Instalação fílmica e performances-palestra//
Film installation and lecture-performances

Vencedores de um Leão de Ouro na 13ª Bienal de Arquitectura de Veneza, Urban-Think Tank (U-TT) apresentam “Gran Horizonte: Architecture at 24 Frames per Second”, uma instalação fílmica que explora a sobreposição conceptual entre arquitetura, cidades e imagem em movimento.
Durante dois dias, "O Efeito Instituto" é palco de diferentes performances-palestra com música ao vivo e VJ-ing, num programa inspirador em que a plataforma interdisciplinar U-TT apresenta o cinema como ferramenta essencial à prática espacial.
//
Winners of a Gold Lion in the 13th Venice Architecture Biennale, Urban-Think Tank (U-TT) present “Gran Horizonte: Architecture at 24 Frames per Second” a film installation exploring the conceptual overlap between architecture, cities, and moving images.
For two days, The Institute Effect hosts different lecture-performances with live music and VJ-ing, in an inspiring programme where interdisciplinary design platform U-TT present film as an invaluable tool in spatial practice.


PROGRAMA// PROGRAMME

29 Out
13:00 Abertura da Instalação// Installation open to visitors
20:30–21:30 Performance inaugural e recepção// Opening performance and reception (com// with Alfredo Brillembourg, fundador// founder U-TT).

30 Out
10:00 Abertura da Instalação// Installation open to visitors
14:30–15:30 Performance
18:30–19:30 Performance

Entrada livre// Free admission

Programa integrado na exposição O Efeito Instituto:http://bit.ly/HoYFx8
Programme integrated in the exhibition The Institute Effect:http://bit.ly/1aplYjv

Blog:http://theinstituteeffectproject.com/
"


Transportes
Metro: Terreiro do Paço, Rossio, Baixa-Chiado
Autocarros: 01, 36, 37, 40, 760, 706, 709, 711, 714, 732, 759, 781, 782, 794
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

26 de Outubro a 14 de Dezembro, 2013: Carpe Diem - DOC LISBOA 2013

Grosse Fatigue - Projecção
Camille Henrot | 13' / França, EUA / 2013
Passagens
""No início, não havia terra, não havia água, não havia nada. Havia uma única colina chamada Nunne Chaha. No início, estava tudo morto. (...) No início, havia uma unidade imensa de energia. No início, só havia sombra e escuridão e água e o grande deus Bumba. No início, havia flutuações quânticas" - excerto de Grosse Fatigue.
Instalação no Carpe Diem - Arte e Pesquisa".

"No sábado, dia 26 de Outubro, o Carpe Diem Arte e Pesquisa inaugura várias projecções, no âmbito das parcerias estabelecidas com o Doclisboa’13 e o Temps D’Images Lisboa.
No contexto do Festival Temps d’Images Lisboa, o CDAP acolhe o filme pertencente ao projecto Monólito do artista Pedro Vaz, ficção de uma experiência real a partir do interesse do artista pela paisagem primitiva.
O Doclisboa’13 traz ao Carpe Diem Arte e Pesquisa a secção Passagens, dedicada à experiência histórica a partir da constelação entre arquivo, fotografia, memória e espaço. Esta engloba três instalações: a projecção do Woolworth's Choir of 1979 de Elizabeth Price, a projecção de Grosse Fatigue de Camille Henrot, presente no Palazzo Enciclopedico da Biennale de Veneza e a quádrupla projecção de Hartmut Bitomsky, instalação intitulada Shakkei - Borrowed Landscapes".

26 OUT – 14 DEZ
terça a quinta |15H às 20H
sexta a sábado | 15H às 22H

Carpe Diem Arte e Pesquisa
Rua de O Século, 79 Bairro Alto 1200-433 Lisboa
+351 210 966 274
Transportes
Metro: Rato, Baixa-Chiado
Autocarros: 74, 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773
Eléctrico: 28
Elevador: Bica, Glória