Até 7 de Setembro, 2014: Fundação Gulbenkian - ARTISTAS COMPROMETIDOS? TALVEZ + FESTA DA LITERATURA E DO PENSAMENTO DA AMÉRICA LATINA + BAILA NA GARAGEM



"Baile na Garagem

La Flama Branca + Lyndon Barry

Sexta, 20 jun 2014  |  23:59

Garagem, Entrada Livre (sujeita ao levantamento de bilhetes gratuitos, no limite dos lugares disponíveis. Cada convite dá direito a duas entradas).

LA FLAMA BLANCAA Lisboa de descendência magrebina é cada vez mais tropical ou pelo menos é assim que La Flama Blanca a pinta: carregada de palmeiras, de ombro descoberto, descascado. FLAMA tem ao longo dos últimos dois anos contagiado a cidade com o BAILE TROPICANTE, residência mensal do Musicbox Lisboa onde toca cumbia psicadélica peruana dos anos 70, clássica colombiana dos anos 50 e 70, argentina contemporânea e demais ramificações. Uma missão antropológica carregada de suor que cruza décadas, florestas e fronteiras.

LYNDON BARRYA origem cruzada, moçambicana e transmontana, de um português que foi brasileiro noutra vida, ou o contrário, sente-se na percussão e no gosto de quem aterrou em Lisboa há mais de uma década com um pequeno interlúdio em Varsóvia. Do blues polaco ao experimentalismo pernambucano, da batida africana ao psicadelismo persa, do samba-rock ao punk-marrabenta, da cumbia à música atonal, nada fica ao acaso no dancehall.



Artistas Comprometidos? Talvez

Próximo Futuro

De 21 Junho a 7 Setembro 2014  |  Das 10:00 às 18:00  |  Encerra às segundas | Entrada Livre aos Domingos

Galeria de Exposições Temporárias – Edifício Sede – Piso 0 e Jardim

Curador: António Pinto Ribeiro
Artistas: Athi-Patra Ruga (África do Sul) | Berna Reale (Brasil) | Bouchra Khalili (França/Marrocos) | Bruno Boudjelal (França/ Argélia) | Celestino Mudaulane (Moçambique) | Conrad Botes (África do Sul) | Demián Flores (México) | Eduardo Basualdo (Argentina) | Eva Grubinger (Áustria) com Werner Feiersinger (Áustria) | Fredy Alzate (Colômbia) | Johanna Calle (Colômbia) | João Ferro Martins (Portugal) | Luiz Zerbini (Brasil) | Miguel Jara (Colômbia) | Paul Edmunds (África do Sul) | Pedro Barateiro (Portugal) | Raul Mourão (Brasil) | Sandra Monterroso (Guatemala) | Simon Gush (África do Sul) | Solon Ribeiro (Brasil) |  Wim Botha (África do Sul)
Exposição integrada na edição de verão do Próximo Futuro que reúne 21 artistas europeus, africanos e sul-americanos. Estendendo-se ao jardim, esta exposição apresenta mais de duas dezenas de obras, algumas delas inéditas, em suportes diversos: fotografia, escultura, instalação, pintura, desenho, filmes e vídeo. São obras recentes, relacionadas com o mundo contemporâneo, com todas as suas descontinuidades e as diversas configurações que os artistas lhe atribuem.


O Estado das Artes
Festa da Literatura e do Pensamento da América Latina

Sexta, 20 jun 2014  |  19:00

Totem - Jardim, Entrada Livre

Luiz Camillo Osorio | Brasil | moderador
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1963. Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde é professor do departamento de Filosofia, e curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. É autor dos livros Flavio de Carvalho (Cosac&Naify, SP, 2000), Abraham Palatnik (Cosac&Naify, SP, 2004), Razões da Crítica (Zahar, RJ, 2005) e Angelo Venosa(Cosac&Naify, SP, 2008). Fez inúmeras curadorias independentes, tendo sido membro do conselho de curadoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre 2007 e 2009. Foi ainda crítico de arte no jornal O Globo, entre 1997-2007, e diretor de teoria e pesquisa do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, entre 1997 e 2001.
Berna Reale | Brasil
Realizadora de instalações e performances. Estudou arte na Universidade Federal do Pará e participou em diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e na Europa, como a Bienal de Cerveira (Portugal, 2005) e a Bienal
de Fotografia de Liege (Bélgica, 2006), além da exposição Amazônia – Ciclos da Modernidade, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, Brasil, 2012). Recebeu o grande prémio do Salão Arte Pará, em Belém (Brasil, 2009), e foi selecionada para o Rumos Visuais – Itaú Cultural (2012-2013) e Prémio PIPA (2012-2013), sendo vencedora do Pipa
on line 2012. Participou na exposição From the margin to the edge, Somerset House, Londres (2012); Vazia de Nós,
Museu de Arte do Rio de Janeiro (2013) e ainda Boletim, Galeria Millan (2013) Cães sem Plumas, Galeria Nara
Roesler (2013); Arquivo Vivo, Paço das Artes (2013) e I Bienal MASP/Pirelli de Fotografia (2013), todas em São Paulo.
A violência tem sido, nos últimos anos, o seu grande foco de atenção. Reale tornou-se perita criminal do Centro
de Perícias Científicas do Estado do Pará e vive de perto as mais diversas questões de delito e conflitos sociais.
As suas performances são pensadas com o objetivo de criar um ruído provocador de reflexão. Vive e trabalha em Belém, na Região Amazónica.

Carmen Romero | Chile
Nasceu em Santiago do Chile, em 1958. É diretora da Fundação Teatro a Mil (uma instituição dedicada a internacionalizar as artes cénicas chilenas, angariar novos públicos e promover o acesso descentralizado a espetáculos de excelência, que criou em 2004) e do Festival Internacional Santiago a Mil. O seu trabalho tem-se centrado em projetos complexos que visam transformar a cidade e preencher a lacuna no acesso aos bens culturais. Entre eles encontram-se as “21 Edições de Santiago a Mil (1994-2014), o Festival Internacional de Buenos Aires (2011 e 2013), três edições do “Ciclo Teatro Hoy” (2011-2013) e a organização de concertos gratuitos em Antofagasta, Iquique e Santiago (2010-2013). Tem sido uma grande defensora de redes na América Latina e consultora estratégica em projetos culturais.


Miguel Jara | Colômbia
Nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1983. Licenciou-se em Matemáticas Puras, na Universidade Nacional da Colômbia, com uma tese sobre “Teorias de Modelos, campo de investigação da lógica da matemática”. Fez o Mestrado em Artes Plásticas na mesma universidade (2008). Os seus trabalhos estiveram expostos em eventos internacionais, tais como Celeste Prize – Finalist Exhibition (Berlim, 2009), No Soul For Sale, Tate Modern (Londres, 2010), 15th Videomedeja International. Video Festival (Sérvia, 2011) e Pleinbioscoop (Roterdão, 2012). A nível nacional expôs na La Vitrina - Lugar a dudas (Cali, 2009), XIII Salon Regional de Artistas (Sogamoso, 2009) e no 42.º Salon Nacional de Artistas (Santa Marta, 2010). Vive e trabalha na Cidade do México, D.F.


Christian Ahumada | Chile
Nacido en Santiago de Chile en 1976. Actor, Gestor Cultural y Docente. Con estudios en la Universidad de Artes y Ciencias Sociales, Universidad de Chile y Escuela de Negocios de la Universidad Adolfo Ibañez. Actualmente es Director Ejecutivo de GESTUS Gestión y Producción, empresa especializada en proyectos culturales. Ha desarrollado su labor profesional principalmente en las áreas de Gestión y Producción Cultural. En el Consejo Nacional de la Cultura y las Artes coordinó importantes programas de Cultura para el Gobierno de Chile (1998-2004). Estuvo a cargo de la Revista Impulsos, publicación especializada en Danza. Integró además el equipo de producción de la Presidencia de la República durante el primer gobierno de la Presidenta Michelle Bachelet. Desde GESTUS, ha estado a cargo de la Dirección Ejecutiva del Festival Internacional de Danza Contemporánea Escena 1, la Producción General del Festival Internacional de Fotografía de Valparaíso y la Gala artística de la Transmisión de mando Presidencial, entre otros proyectos.

Sábado, 21 jun 2014  |  11:30

Totem - Jardim

Carmen Fonseca | Moderadora
Chefe de redação da revista Relações Internacionais, editada pelo IPRI-UNL, assistente convidada no Departamento de Estudos Políticos da FCSH-UNL (Portugal).

Octavio Amorim Neto |  
Brasil
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1964. Doutorado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, campus de San Diego, é professor adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), na Fundação Getulio Vargas (Rio de Janeiro). Foi professor-investigador do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), entre 1998 e 2001, professor-visitante da Universidade de Salamanca (Espanha), em 2013, investigador-visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em 2006, professor-visitante do Institut d'Etudes Politiques de Lille (França), em 2001, e investigador-visitante do Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA), em Caracas, em 1995-1996. Tem obra publicada em revistas científicas brasileiras e internacionais. É autor de De Dutra a Lula: A Condução e os Determinantes da Política Externa Brasileira(Campus, 2011) e de Presidencialismo e Governabilidade nas Américas (FGV Editora, 2006); e co-organizador de O Semipresidencialismo nos Países de Língua Portuguesa (ICS, 2009) e de Brasil y México: Encuentros y Desencuentros (Secretaría de Relaciones Exteriores, México, 2005). Já foi agraciado com prémios da Associação Brasileira de Ciência Política e da Associação Americana de Ciência Política.

Olivier Dabène | França
Nasceu em Bordéus, em 1959. É professor de ciência política no Institut d'Etudes Politiques de Paris (Sciences Po) e investigador no Centro de Estudos Internacionais e Pesquisa (CERI, FNSP). O seu trabalho centra-se no estado da democracia e da integração regional na América Latina. Publicou numerosas obras sobre a América Latina, incluindo as recentes The Politics of Regional Integration in Latin America (Palgrave, 2009) e La gauche en Amérique latine, 1998-2012 (Science Press, 2012). Professor convidado em diversas universidades latino-americanas e espanholas, é atualmente presidente do Observatório de Políticas da América Latina e das Caraíbas de Sciences Po, que publica anualmente o Latin American Political Outllook. Em 2013, foi professor convidado na Universidade de Oxford.

Rodrigo Delgado | México
Nasceu em 1979. Editor/Economista (Country Analysis, América Latina). Licenciado em Economia pela Universidad de las Américas – Puebla (México) e Mestrado em Política Social e Desenvolvimento na Escola de Economia de Londres (Reino Unido). Antes de entrar na Economist Intelligence Unit (EIU), em 2010, trabalhou para a International Economics na Chatham House, onde co-escreveu vários artigos sobre a economia global durante a crise. Também desenvolveu o seu trabalho no seu país natal e consultoria macroeconómica para a Oxford Analytica. Experiência na comunicação social inclui entrevistas com fontes de notícias internacionais e regionais, bem como webinars da EIU.

Sábado, 21 jun 2014  |  18:30

Totem - Jardim

Clara Caldeira | Portugal | moderadora
Nasceu em Lisboa, em 1977. Formada em Ciências da Comunicação, é doutoranda de Estudos de Cultura e investigadora júnior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, na Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou como jornalista em vários projetos televisivos, tendo integrado a equipa do programa “Câmara Clara”, da RTP 2, entre 2010 e 2012. Publicou a novela Quem Como Nós (Veja Editora, 1997) e, mais recentemente, textos poéticos na revista Criatura (Núcleo Autónomo Calíope, A.A. Faculdade de Direito de Lisboa) e no livro coletivo Este é o Meu Sangue (Tea for One).

Angélica Freitas | Brasil
Nasceu em Pelotas, em 1973. Publicou os livros de poemas Rilke Shake (2007) e Um útero é do tamanho de um punho (2012), vencedor do prémio de Melhor Livro de Poesia de 2012 da Associação Paulista de Críticos de Arte, e finalista do prémio Portugal Telecom. Em parceria com o artista gráfico Odyr Bernardi, lançou a novela Guadalupe (2012). É co-editora da revista de poesiaModo de Usar & Co.

Tamara Kamenszain |  Argentina
Nasceu em Buenos Aires, em 1947. Poeta e ensaísta. Os seus nove livros de poemas foram reeditados num volume intitulado La novela de la poesía (2012). Publicou ainda uma vasta obra de ensaios ligada ao tema da poesia. Entre os muitos prémios que recebeu destacam-se o prémio de Melhor Livro do Ano (Feira do Livro de Buenos Aires), o Primeiro Prémio de Poesia Latino-americana no Festival Lira do Equador, o Primeiro Prémio Municipal de Ensaio da Fundação John Simon Guggenheim, o Prémio Konex de Poesia e a Medalha de Honra Pablo Neruda do governo chileno. Os seus livros foram traduzidos em várias línguas. É professora na sede argentina da Universidade de Nova Iorque e no Middlebury College.

Domingo, 22 jun 2014  |  15:00

Totem - Jardim

Samuel Titan | Brasil | moderador
Nasceu em Belém, Pará, em 1970. Vive em São Paulo e trabalha como tradutor e professor. Leciona literatura comparada na Universidade de São Paulo, onde se doutorou com uma tese sobre os últimos livros de Gustave Flaubert. Traduziu, para o português do Brasil, diversos autores como Voltaire, Flaubert, Bioy Casares ou Enzensberger. No âmbito editorial, fundou as coleções “Prosa do Mundo”, que coordenou de 2000 a 2005, e “Fábula”, que dirige desde 2013. Desde 2008 é diretor cultural do Instituto Moreira Salles, em São Paulo.

Alejandro Zambra | Chile
Nasceu em Santiago do Chile, em 1975, onde vive. Publicou dois livros de poesia (“Bahía Inútil”, 1998, e “Moved”, 2003), uma coleção de Ensaio (“Do Not Read”, 2011), um livro de contos (“My Documents”, 2013) e três romances, traduzidos em mais de dez línguas: “Bonsái” (2006), “The Private Lives of Trees” (2007) e “Ways of Going Home” (2011).

Carlos de Brito e Mello | Brasil
Nasceu em Belo Horizonte, em 1974, onde reside. É escritor, psicanalista, mestre e, atualmente, doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor nas áreas de Semiótica e Metodologia, no Centro Universitário UNA. Publicou os contos O cadáver ri dos seus despojos (Editora Scriptum, 2007) e o romance A passagem tensa dos corpos (Editora Companhia das Letras, 2009), livro finalista dos prémios São Paulo de Literatura (na categoria Autor Estreante), Jabuti de Literatura e Portugal Telecom de Literatura, em 2010. Em 2013, publicou o romance A cidade, o inquisidor e os ordinários (Editora Companhia das Letras). Ganhou o prémio Casa da América Latina, concurso Guimarães Rosa/Radio France Internacional, em 1998, e o prémio Governo de Minas Gerais de Literatura (categoria Jovem Escritor Mineiro), em 2008.

Selva Almada | Argentina 
Entre Ríos, Argentina, 1973. Es la autora de las novelas Ladrilleros (2013) y El viento que arrasa (2012), elegida mejor ficción del año por la revista Ñ; de los libros de relatos Una chica de provincia (2007) y Niños (2005); y del poemario Mal de muñecas (2003). Integra diversas antologías de cuentos, entre ellas Die Nacht des Kometen (Alemania, 2008). El viento que arrasa está traducida al francés, el portugués y el italiano y será llevada al cine y al teatro. Actualmente trabaja en un libro de crónicas sobre femicidio adolescente, titulado Chicas muertas."

Fundação Calouste Gulbenkian
Avenida de Berna 45 A - 1067-001 Lisboa
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
Rua Dr. Nicolau de Bettencourt

Transportes
Metro: São Sebastião, Praça de Espanha
Autocarros: 713, 716, 726, 742, 746, 756
Comboio: Entrecampos

Sem comentários:

Enviar um comentário