Setembro, 2014: Programação - PALÁCIO FOZ


Panorâmica do Vestíbulo e de parte da Escadaria Nobre.
Palácio Foz
Praça dos Restauradores, Lisboa
Entrada Livre

Recital de Flauta e Cravo

António Carrilho, flauta de bisel, Helder tenor & Eagle recorder | Cristiano Holtz, cravo
Entrada Livre
03 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos

Master Classe de Flauta de Bisel

Master classe sob a orientação de António Carrilho
Entrada Livre
04 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos

Master Classe de Flauta de Bisel


Master classe sob a orientação de António Carrilho
Entrada Livre
06 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos

Recital de Canto e Piano


Susana Bentocanto - Anastássia Govorovapiano

Anastasija Govorova - Klaipeda, 1985.
Ramo Artístico para Piano, Academia Lituana de Música e Teatro, professor: Zbignevas Ibelhauptas. 2013: Mestrado de Piano: Anton Bruckner Privatuniversität, Linz, Áustria, com Till Körber. Estuda hoje com este professor, Música de Câmara e Acompanhamento Pianístico. Participa em várias master classes, com: Muza Rubackyte, Petras Geniusas, Aleksandra Juozapenaiteeesmaa, Christoph Elton, Tigran Alichanov, Peter Nagy, Hans/Peter Stenzl, Ksenia Knorr, Valentina Bermann, Eugene Skovorodnikov. Alemanha: 2009, bolseira de Erasmus com Peter Waas, Escola Superior de Música Franz Liszt, Weimar; 2010, Master-Classe de Heidrun Holtmann. Diversos projetos artísticos com apresentação pública. Comemoração dos 200 anos do nascimento de Franz Liszt: Concerto Hexameron. 2012: pianista no projeto orquestral de Daniel Schnyder. Dá regularmente concertos a solo ou com música de câmara. Tem sido premiada em vários concursos internacionais.
Susana Bento - Coimbra, 1981.
Licenciada em Dança Contemporânea/Espetáculo, Escola Superior de Dança, Lisboa. Canto: Escola de Música do Conservatório Nacional, com Manuela de Sá e José Manuel Brandão. 2005 Pós-graduação Salzburg Experimental Academy of Dance, Áustria. 2006/Linz: bolseira na Anton Bruckner Privatuniversität com William Mason. 2007-2012 Canto Lírico, principal professora: Ulrike Sych; por fim: Robert Holzer/Kurt Azesberger. 2010/2011 Mozarteum Sommerakademie Salzburg: master classes de Rudolf Piernay. Atuações: 2007: Carmen, G. Bizet, Salzburger Landestheaterchor, Haus für Mozart; Hallstatt: Insel der Vogelmenschen, D.Graham e J-P.Dessy. Linz’09: Fouché, F. Hummel. Sob a dir. de A. Quasniczka: 2012: Lúcido, D. Hochreiter, p. Mezzo-soprano, Flauta de Bisel, Piano e Live-Electronic; 2014: Linz/Passau Missa Nr.3 em fá m, A. Bruckner (solo Alto); Ansfelden Missa da Coroação, W.A. Mozart (solo Alto). Musiktheater Linz 2014 Carmina Burana, C. Orff: Dança-Teatro de M.H. Lin (coro grande/Nr.8: Chramer gip die varwe mir); Carmen, G. Bizet, Linzer Landestheaterchor.

PROGRAMA
A. Remesa (1952-)
“Stygmatas
Pequenas miniaturas para piano forte”
Frederico Mompou (1893-1987)
“Cantos Mágicos”
Energic
Obscur
Profond-lent
Mistérios
Calma
Manuel de Falla (1876-1946)
“Siete Canciones Populares Españolas”
El paño moruno
Seguidilla murciana
Asturiana 
Jota
Nana
Canción
Polo
Jorge Croner de Vasconcelos (1910-1974)
Três Redondilhas de Camões
Descalça vai para a fonte
Pus meus olhos numa funda
Na fonte está Leonor
Ernesto Lecuona (1896-1963)
Danzas Afro-Cubanas pour piano
“La Conga de media Noche”

Xavier Montsalvatge (1912-2002)
Do ciclo “Cuba dentro de un piano”
Canción de cuna para dormir a un negrito
Canto negro
Entrada Livre
08 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos


Recital de Piano


Miriam Grosmanpiano

 Desenvolveu os seus estudos no Rio de Janeiro, onde obteve vários prémios em concursos de piano. É Doutora em Artes Musicais (DMA), título concedido pela Catholic University of América, em Washington DC, onde foi orientada pelo Professor Doutor Thomas Mastroianni. Graduada pela Escola de Música da UFRJ, é também Mestre em Música pela mesma Instituição. Professora da UFRJ, integra os quadros dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação como professora de Piano e orientadora de dissertações de Mestrado. Recebe convites para master classes, oferecendo, ainda, cursos de extensão e seminários voltados para aspetos didáticos, estilísticos e interpretativos, como Aprendizagem e Memorização, Desenvolvimento do Pianismo,  Chopin - obra e estilo, Beethoven - estilo e interpretação. Muitos dos seus alunos destacaram-se em concursos nacionais de relevância, alguns deles atualmente em programas de pós-graduação no exterior. É autora de diversos artigos publicados em revistas especializadas de circulação nacional brasileira como Liszt e a Técnica Pianística, O Pianismo no Brasil, Ginastera e Música de Câmera com Piano e A Importância do Trabalho Mental. Apresenta regularmente trabalhos em colóquios internos de Pós-Graduação, com ênfase em aspetos didáticos como Técnica Pianística,  Medo de Palco e a Importância do Ritmo. Paralelamente à docência, desenvolve atividade artística relevante como solista e camerista, tendo-se já apresentado em salas de Concerto  no Brasil, em Portugal, em Espanha, na Áustria e nos Estados Unidos. Integra o Trio Francisco Mignone com o violoncelista Ricardo Santoro e o flautista Afonso de Oliveira,com gravações que incluem os dois trios inéditos do compositor para esta formação. Os comentários da crítica especializada foram excelentes, incluindo a Revista Diapason que avaliou o CD com a cotação de 5 Diapasons. Sobre a interpretação dos Seis Estudos Transcendentais, Carlos Dantas declara que "a pianista Miriam Grosman dá -nos uma versão que prima pela dinâmica filigranada, pela conduta técnica dominada  senhorilmente. Performance nota 10" (Tribuna da Imprensa, 3 de maio de 2006). Em setembro de 2009 foi lançado um novo CD com obras para piano solo de compositores estrangeiros e brasileiros. Exerceu a chefia do Departamento de Teclado e Percussão durante cinco anos e atualmente é Coordenadora dos Cursos de Extensão da Escola de Música da UFRJ.
Entrada Livre
09 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos

Recital de Piano



Tomohiro Hatapiano

Nascido em 1986, Tomohiro Hatta começou os seus estudos  musicais aos cinco anos de idade com M. Endo. Em 2005 ruma a Paris e continua o seu percurso musical na École Normale de Musique de Paris. No ano seguinte obtém o Diplôme d'Exécution de Piano, por unanimidade e com felicitações do júri. Em 2007, recebe o Diplôme Supérieur d'Exécution. Ingressa depois no Conservatoire National de Région de Paris, na classe de Billy Eidi, terminando o curso três anos mais tarde com a mais elevada classificação, por unanimidade. Obteve o diploma de Aperfeiçoamento em Música de Câmara pelo Conservatório de Genevilliers. Realizou também um mestrado na ESART (Castelo Branco, Portugal), sob a orientação de Paulo Álvares. Trabalhou ainda com Paul Badura-Skoda, Caio Pagano, Sergei Markarov e France Clidat. Apresentou-se, em 2003, na prestigiada sala Dvorák Rudolfinum, e foi então convidado para tocar o 3º concerto de Beethoven com a Orquestra Klassika de S. Petersburgo. Em 2006, como mais jovem candidato, foi semi-finalista no Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto. Em 2009, foi semi-finalista do concurso Long-Thibaud (Paris) e um ano depois recebeu o primeiro prémio no Concurso Internacional de Piano Maria Campina (Portugal) e o segundo prémio no Concurso Internacional Alexander Scriabin. Participou nos concertos "Midi et demi” e “Animato” da Salle Cortot. Tocou nalgumas das mais prestigiadas salas em França e ainda na série de concertos “Bon anniversaire Monsieur Chopin”, transmitida pela televisão France 3, na Salle Pleyel. Acompanhou Christophe Boulier (violinista vencedor do concurso Long-Thibaud) em Paris e Mezin. A 30 de dezembro de 2009, em Lisboa, deu início às festividades do 200º Aniversário de Chopin em direto para a Antena 2. A par da sua carreira como solista, atua em duo com o pianista português Ricardo Vieira. Tomohiro Hatta foi recentemente convidado a orientar a classe de  piano dos Conservatórios de Música de Coudray-Montceaux e de Vauréal, em França.

 PROGRAMA
Alfredo Keil (1850-1907)
Impressions poétiques
Douze mélodies
Entrada Livre
10 de setembro às 18:30
Sala dos Espelhos


Recital de Piano


Ana Rápiano

Ana Rá iniciou os estudos musicais aos cinco anos de idade com os pais, ambos músicos. Foi posteriormente aluna da Academia de Música de Luanda e, mais tarde, do Conservatório de Música de Lisboa, onde  terminou o Curso Superior de Piano. Frequentou a escola de Jazz do Hot Club de Lisboa. Tem-se dedicado ao ensino da Música, como professora de Piano e Formação Musical. É autora de várias coreografias. Acompanhou classes de Dança clássica e contemporânea. Participou com Música improvisada em espetáculos de Poesia de Autores portugueses, declamada pelo ator Camacho Costa. Em 1997 formou o trio “Transparências” - Piano, Canto e Poesia. Em 2007 foi convidada para criar a Música para o espetáculo teatral  “Fernando, Mil Pessoas uma Musa e…”, sobre a Vida e Obra de Fernando Pessoa, tendo feito parte integrante do espetáculo como pianista e personagem (alter-ego de F. Pessoa). É autora, compositora e pianista de Tons d’Alma, um quarteto de piano, voz, violino e guitarra;  Tons d’Alma teve o seu início em 2006, como dueto de piano e voz. É autora do projeto “O Ser em Expressão”, onde a música é a pedra-de-toque para uma viagem ao imaginário de cada um, cuja expressão se vai soltando através do movimento corporal, da escrita livre, da pintura, da criatividade vocal, do diálogo e do próprio silêncio. Em outubro de 2013 gravou o seu recente trabalho para piano solo, “Encantamento”, composto por doze temas da sua autoria, cuja edição em CD está para breve. Ana Rá está a divulgar esta sua obra através da apresentação em concertos.
Abril 2014

PROGRAMA
"Encantamento"
Valsa do Universo
Metamorfoses da Alma
Carrossel dos Sonhos
Delicatesse
Encantamento
Llena de Pasión
Inner Promenade
Inverno no Convento
Renovação
Riacho
Asas de Fogo
Entrada Livre
11 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos

CONCERTO CANCELADO POR MOTIVOS ALHEIOS AO GMCS: Concerto de Música de Câmara

Ensemble Tutti per l'arte
Isabel Mayasoprano
Rafaela Veigamezzo-soprano
Francisco Reispiano/cravo
Joel Azevedoviolino
Rogério Monteiroviolino
Bruno Sousaviola
Sónia Vicentevioloncelo
Rui Pereiracontrabaixo
André Vieiraclarinete
Krisztina Dobnerflauta

Entrada Livre
13 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos

Concerto de Música de Câmara

Quarteto Schumann
Erik Schumannviolino
Ken Schumannviolino
Liisa Randaluviola
Mark Schumannvioloncelo
Diemut Poppenviolino/viola

Desde 2010, o "Festival Cantabile – A Arte da Música de Câmara" proporciona o encontro do público português com alguns dos melhores intérpretes de música de câmara da Europa. Sob a direção artística de Diemut Poppen, os solistas alemães apresentam um abrangente programa de concertos, ensaios abertos e workshops, apresentando um vasto repertório do barroco ao contemporâneo.
Entrada Livre
18 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos


Recital de Harpa

Giulia Vasapolloharpa

Giulia Vasapollo, harpista italiana, dedica-se ao estudo da Harpa Céltica-Popular desde a adolescência participando em inúmeros concertos e eventos. Ao longo dos anos,  tem-se apresentado em diversas localidades europeias participando em festivais de renome internacional, exposições, eventos musicais, conferências em Itália e no estrangeiro, como solista e com vários grupos instrumentais, experimentando múltiplos géneros, desde a música medieval à música pop. Tem colaborado com o ator Mario Pirovano no espetáculo teatral, "O Santo Bobo Francisco". Atualmente estuda Harpa Clássica e Composição no Conservatório Bruno Maderna de Cesena.
Entrada Livre
23 de setembro às 21:00
Sala dos Espelhos


Concerto de Música de Câmara

Ensemble Tutti per l'arte
Isabel Mayasoprano
Rafaela Veigamezzo-soprano
Francisco Reispiano/cravo
Joel Azevedoviolino
Rogério Monteiroviolino
Bruno Sousaviola
Sónia Vicentevioloncelo
Rui Pereiracontrabaixo
André Vieiraclarinete
Krisztina Dobnerflauta

Entrada Livre
27 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos


Recital de Piano

Rüya Tanerpiano

Iniciativa da Embaixada da Turquia
Entrada Livre
30 de setembro às 18:00
Sala dos Espelhos


Transportes:
Metro: Restauradores
Comboio: Rossio
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 91, 709, 711, 736, 746, 783
Eléctricos: 12, 15
Elevadores: Glória, Santa Justa

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário