Novembro e Dezembro, 2014: Programação - CULTURGEST



WORKSHOP
Empreender e Financiar Projetos nas Indústrias Criativas
Workshops de criação de iniciativas em todas as Indústrias Criativas e atividades conexas – 2.ª edição 

"Sessão inaugura l Sábado, 1 de novembro, Sala 2
Das 15h às 19h
Sessão inaugural gratuita (inscrições até 28 de outubro):culturgest.inscricoes@cgd.pt

Coordenador J. Arthur Vasconcelos, MSc Management (Sloan – MIT) Empreendedor e Mentor na Fábrica de Startups Com a participação de Fábrica de Startups, PPL Crowdfunding, WSI We Simplify the Internet, PArt

Muitos Projetos nas Indústrias Criativas e Artes começam como excelentes ideias e depois desaparecem porque não conseguem concretizar uma boa proposta e obter apoios e financiamento. Nestes Workshops de Criação de Projetos os participantes terão a oportunidade de desenvolver o seu Projeto nas Indústrias Criativas desde a ideia até uma proposta concreta e sólida que terá uma maior probabilidade de ser financiada e apoiada.
O sucesso e resultados da 1.ª edição foram encorajadores e aqui propomos a 2.ª edição.

Estes workshops práticos destinam-se a produtores, promotores, diretores, empreendedores e criadores em qualquer área das Indústrias Criativas (incluindo: Antiguidades, Arquitetura, Artes Performativas, Artes Visuais, Artesanato, Cinema, Vídeo, Audiovisual, Design, Design de Moda, Edição, Joalharia, Música, SW e SW educacional, Televisão e Rádio), em equipas de dois a quatro elementos, que desejem desenvolver um projeto concreto utilizando uma metodologia robusta e testada. Todas as expressões dentro das indústrias criativas são incluídas e a diversidade é encorajada.

No final dos workshops práticos os participantes terão conseguido concretizar as suas ideias numa proposta sólida. A metodologia será igualmente aplicável a projetos futuros e dará uma base concreta para poderem apresentar os seus projetos para financiamento e execução. Haverá seis momentos: uma sessão inaugural de fundação e divulgação, quatro workshops práticos, e uma sessão final de apresentação pública dos melhores projetos

1 de novembro Sessão Inaugural e fundação
Concretizar o seu Projeto nas Indústrias Criativas. Do sonho à realização. O Modelo de Projeto."



"CONFERÊNCIAS
A Arquitetura Palaciana Urbana de Lisboa Séculos XVI a XVIII 
com José Sarmento de Matos

TERÇAS-FEIRAS 
4, 11, 18, 25 DE NOVEMBRO
Pequeno Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.

Com a definitiva instalação em Lisboa da Corte, tornou-se necessária a construção de edifícios condignos para as classes sociais que diretamente a envolviam, quer nos grupos fidalgos diretamente ligados à orgânica da vida cortesã, quer nas famílias ligadas à administração pública, cada dia mais alargada e complexa. A alta fidalguia depressa larga as suas origens provinciais e se instala em Lisboa, originando um processo de grande importância da história da cidade. Ao longo dos tempos essa fixação urbana foi-se moldando ao próprio registo funcional da cidade, alterando-se consequentemente quer os modelos palacianos, quer os gostos estéticos e decorativos, na maioria chegados de fora.

Pode assim, para efeitos da explanação dessa mesma evolução, dividir-se genericamente este período de Corte em grandes fases, restringindo-se o estudo a finais do século XVIII, e deixando de fora a prática posterior, marcada já por outros valores, mais burgueses na sua formulação. A quantidade de conjuntos palacianos em Lisboa leva, naturalmente, a uma seleção, procurando escolher-se os mais significativos de cada espécie ou de cada momento. Além disso, restringe-se tão-só aos edifícios efetivamente inseridos na malha urbana da cidade, deixando-se de fora alguns exemplares notáveis de quintas de recreio, que são hoje muitas vezes olhados como exemplares palacianos.

Em quatro sessões, procurar-se-á dar uma panorâmica global dessa realidade que alterou por completo o perfil construído da cidade, com especial enfoque nos conjuntos mais marcantes, quer pela qualidade arquitetónica ou conhecimento efetivo do nome do autor; quer pelo papel no condicionamento da malha urbana; quer pela revelação de novidades estruturais e decorativas.
JSM

Na sequência da graduação em História de Arte (UNL), José Sarmento de Matos dedicou-se ao estudo da Arquitetura Civil de Lisboa, alargando sucessivamente a pesquisa olisipográfica a outros campos da realidade urbana. Tem publicado vários títulos sobre a evolução histórica da cidade e participado em cursos e colóquios sobre temas lisboetas.

4 de novembro
A instalação da Corte e os primeiros palácios aristocráticos (séc. XVI/XVII)

11 de novembro
A Arquitetura Aristocrática após a Restauração (séc. XVII/XVIII)

18 de novembro
Os Palácios do período Joanino;
O Barroco Romano (1.ª metade do séc. XVIII)

25 de novembro
O Palácio após o Terramoto (2.ª metade do séc. XVIII)"





"CONFERÊNCIA
Potenciar sentidos: conversas entre Arte, Ciência e Filosofia

SEX 7 DE NOVEMBRO
Pequeno Auditório
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.

Curadoria Ana Pais e Beatriz Cantinho Organização Associação Cultural OssoConvidados Paulo Pereira (Vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), Maria Filomena Molder (Professora Catedrática de Filosofia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Valério Romão (escritor)


A nossa forma de pensar, sentir e agir no mundo resulta de um contínuo processo de ajustamento e reajustamento de mecanismos fisiológicos, condicionantes culturais, discursos ideológicos e tradições filosóficas. Esse movimento constitui a nossa experiência vivida que, por sua vez, configura o nosso contacto com o mundo. Todas as formas de sentir, pensar e agir são modos de afetar e ser afetado.

As descobertas da neurociência (por exemplo, a plasticidade do cérebro) ampliaram exponencialmente as possibilidades de equacionar a relação entre biologia, filosofia e arte. Se a ciência nos oferece novas cartografias do corpo e do cérebro, a filosofia cria conceitos que permitem exercitar formas de compreender como se constitui o encontro com o mundo e a arte desafia esse encontro, potenciando formas de sentir e pensar a partir de experiências singulares. É neste cruzamento de saberes que podemos potenciar sentidos para pensar, sentir e agir.

Para início de conversa, cada convidado colocará uma questão aos outros participantes, encetando uma discussão aberta ao público."





"CINEMA
Cinanima

DOM 14 DE DEZEMBRO
Grande Auditório
17h · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
M12

O CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação é o mais importante festival de cinema de animação português. Realiza-se em Espinho desde 1976, tendo este ano a sua 38.ª edição, o que o torna um dos mais antigos festivais deste tipo de cinema em todo o mundo. É organizado pela Cooperativa NASCENTE e pela Câmara de Espinho. Para além das secções não competitivas, tem duas secções competitivas principais. A Secção Internacional abrange as categorias de Curtas-metragens, Longas-metragens, Primeiro Filme ou Filme de Estudos, Publicidade e Informação. Na Competição Nacional há dois concursos: Prémio António Gaio, para o melhor filme português em competição e Prémio Jovem Cineasta Português. O CINANIMA atribui prémios relativos a cada categoria, e vários outros como, por exemplo, o Grande Prémio CINANIMA 2014 para o melhor filme do Festival, o Prémio Especial do Júri ou o Prémio José Abel.

À semelhança do que vem acontecendo desde há anos, a Culturgest tem o prazer de se associar ao CINANIMA projetando uma seleção de filmes premiados, feita pela organização do Festival."



Culturgest, Rua Arco do Cego, Piso 1, Lisboa

Transportes 

Sem comentários:

Enviar um comentário