Fevereiro, 2016: Programação - PALÁCIO FOZ



Concerto de Musica Klezmer Pelo Ensemble STELLERRANTI

NO ÂMBITO DA SEMANA DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA APRESENTAMOS:

A Noite da Liberdade
pelo Ensemble Stellerranti
Lydia Cevidalli (violino) – Mauro Sabbione (piano)
Cinzia Bauci (voz) – Pier Gallesi (acordeão, piano)
  
A Noite da Liberdade é uma viagem musical em estilo klezmer, inspirada nos temas centrais da Páscoa Hebraica, o fim da escravidão e a conquista da liberdade. Tem como pano de fundo um imaginário cabaret dos guetos, o Gueto Kabarett, que recorda os muitos locais abertos nos guetos durante a segunda guerra mundial. Música e teatro, pios niggunim (cantos), textos da tradição religiosa e canções transgressivas do cabaret berlinês alternam-se para um concerto muito original.
A Noite da Liberdade estreou em maio de 2012 no Piccolo Festival della Cultura Ebraica alle Scimmie de Milão e foi apresentado em vários festivais, quer em Itália quer no estrangeiro.

Cinzia BAUCI e Pier GALLESI têm uma preparação musical clássica, tendo frequentado escolas de teatro e apresentando um currículo muito eclético, da música ambiente e da pesquisa às incursões pelo pop de autor e pela música de entretenimento. Apresentam-se como modernos contadores de histórias e são autores e criadores do teatro concerto em que misturam recitação, canto, música culta e popular, línguas e disciplinas artísticas. É de 2011 a performance “La Via del Cuore”, para voz e shofar, por ocasião da exposição antológica de Silvio Wolf “Sulla Soglia” no PAC (Pavilhão de Arte Contemporânea) de Milão. Em 2012 foi publicado o CD Cabaret Europa produzido por Mauro Sabbione para a AFTER LIFE MUSIC DIMENSION de Vigevano. São de 2015 o EP “Kabarett” piano e voz e a música “The Ballad of Rumelaj”, sempre produzida por ALMD. Desenvolvem atividade de team building e laboratórios de teatro e música. Cinzia Bauci tem criado com Mauro Sabbione, Melodrama, grupo da equipa IRA de Florença, com quem realizou LPs, tournées em Itália e no estrangeiro (Alemanha, Cuba, Grécia, Suíça), espetáculos teatrais, concertos live e bandas sonoras. Gallesi tem colaborado, como pianista, acordeonista e ator, com a orquestra NSI (Nuova Sinfonica Italiana) e tem encontros de didática musical como os ligados ao órgão Mascioni da Basílica de San Gaudenzio dirigidos aos alunos da escola primária e preparatória.

Lydia CEVIDALLI, docente de violino no Conservatório G. Verdi de Milão. Responsável no mesmo conservatório pelo “O Dia da Memória” e com uma intensa atividade de concertista em Itália e no estrangeiro. Tem colaborado com Jordi Savall e actuou com músicos klezmer como Gabriele Coen. Fundou o ensemble barroco “Salomone Rossi” e, entre os muitos concertos realizados, assinala-se o de 24 de janeiro de 2016 no Quirinale transmitido pela Rádio Tre, e o do grupo de divulgação da música hebraica tradicional “Klezfardit”. Animadora de muitos e importantes projetos ligados a aspetos pouco conhecidos do mundo hebraico, tem realizado música ao vivo em peças teatrais e em reading.

Mauro SABBIONE, diplomou-se no Conservatório N. Paganini de Génova e foi teclista do grupo Matia Bazar de 1981 a 1984. Teclista dos Litfiba, participou nas gravações de El diablo, Live on Line, Insidia. Atualmente colabora com Leo Bassi, Johnny Melville, Jango Edwards. Com a contralto Cinzia Bauci fundou Melodrama. Entre as numerosas produções assinala-se Che Guevara, premiada como a melhor obra em 1997. O CD Gramsci Bar, dedicado a Giovanni “Visone” Pesce, versão original dos cantos da Resistência, produzido por Valerio Peretti de %lsquo;Striscia la notizia’, é premiado no Mei de Faenza em 2003. Última produção: o CD Cabaret Europa de Stellerranti (After Life Vigevano). O seu último trabalho live é “Tango nel fango di Rabelais”, concerto para piano solo e vídeo.

Entrada Livre
01 de fevereiro às 18:30
Sala dos Espelhos


Recital de Piano e Violino com Francisco Sassetti e Filipe Abreu


FRANCISCO SASSETTI 
Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais com Maria Fernanda Costa.
Concluíu o Curso Geral de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa na classe de piano de Dinorah Leitão, e a Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da pianista Tânia Acho. Ingressou no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnatti (EUA) onde obteve, em 1995, o Mestrado em Piano Performance na classe de Eugene Pridonoff.
Realizou ainda estudos com Olga Prats, Marie Antoinette Levécque de Freitas Branco, Franck Weinstock, Sequeira Costa, Dmitri Papemo e Olivier Jacquon.
Iniciou a carreira de concertista no Teatro de S.Luis em Lisboa, em 1988, e desde então tem-se apresentado a solo ou integrado em
grupos de música de câmara. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Cincinnatti. Foi ainda premiado no 1o Concurso da Juventude musical Portuguesa (1988) e gravou para a rádio clássica de Cincinnatti (1995).
Nos últimos anos tem trabalhado com alguns dos melhores cantores nacionais tais como Elsa Saque, Carlos Guilherme, Teresa Cardoso de Meneses, Sandra Medeiros, Ana Ester Neves, Luís Rodrigues e Isabel Alcobia. Gravou com a cantora alemã Ute Lemper para o filme francês Aurelien, e apresentou-se em Hamburgo num recital de fado com a cantora Anabela.
Apresentou-se ainda em França, na Bélgica, (Europália) em Espanha e no Uruguai.
Paralelamente à carreira de Interprete, tem-se destacado como professor de piano. Neste sentido alguns jovens pianistas que passaram pelas suas mãos foram premiados em concursos nacionais e integram agora as Escolas Superiores de música Portuguesas. Leccionou na Escola Leal da Câmara e na Escola Profissional de Música de Almada. Desde 1997 integra o corpo docente da Escola Superior de Música de Lisboa, como pianista acompanhador das classes de canto, é ainda acompanhador na ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra). 

FILIPE ABREU
Nasceu em Campanário, Ilha da Madeira - Portugal, a 23 de Maio de 1993. Começou os seus estudos no Conservatório - Escola da Artes Engº. Luiz Peter Clode no Funchal na Classe do Professor Yury Kyrychenko.
Em 2008 ingressou no Curso Profissional de Instrumentista onde teve a oportunidade de tocar com varias orquestras em Portugal, Inglaterra, Italia e Estónia, assim como alguns masterclasses com os Professores Anibal Lima, Sergey Kravchenko, entre outros. Durante o curso apresentou-se como solista em diversas ocasiões com a Orquestra Académica do Conservatório.
Em 2012 ingressa na Escola superior de Música de Lisboa na Classe do Professor Garegin Aroutounian. Trabalhou em Musica de Câmara com os Professores Irene Lima, Paulo Pacheco, Olga Pratz, Artur Pizarro e Ana Beatriz Manzanilla. Durante a sua Licenciatura teve a distinção de tocar a solo com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pierce de Azevedo.
Em 2013 ganhou o Segundo Lugar do concurso Prémio Jovens Músicos na categoria de Música de Câmara nível Superior.
Actualmente frequenta o Mestrado em Música no Conservatório Real de Antuérpia na Classe de Violino da Professora Alissa Margulis.
Entrada Livre
09 de fevereiro às 18:00
Sala dos Espelhos


Concerto com "LES CORDETTES" e a pianista CORENTINE BIGO

Concerto com Quarteto de cordas e Pianista franceses:

CORENTINE BIGO
Corentine Bigo nasce a 13 de Maio de 1993, em Wattrelos. Licenciada em 2011 pelo Conservatório de Tourcoing, parte para Paris onde prossegue os seus estudos no Conservatório do 8° Bairro Camille Saint Saëns, na classe de piano de Célimène Daudet. Integra o IMEP (Institut Supérieur de Musique et de Pédagogie) de Namur, em Setembro de 2014, na classe de Roberto Giordano, aperfeiçoando-se paralelamente no “Cantiere Musicale Internationale” de Mileto, em Itália. Corentine Bigo tem a oportunidade de se apresentar regularmente em diversos festivais: “Festival sous les Etoiles” de Roncq, “Pianos Folies” de Le Touquet e como solista com a orquestra Arcangelo de Marcq-en-Baroeul. No âmbito de masterclass, Corentine Bigo trabalhou com pianistas de grande renome, tais como Brigitte Bouthinon-Dumas e Franco Scala. Foi igualmente laureada no concurso Pianissima 2015.

LES CORDETTES
Les Cordettes é um quarteto de cordas amador fundado em 2013, em Lille, por quatro amigas que se conheceram através das suas experiências musicais nas diferentes orquestras.
Nos violinos: Clémentine Godbille, de 29 anos, e Anne Eeckeman, de 26 anos.
Na viola: Cécile D'halluin, de 27 anos.
No violoncelo: Clémence Playoust, de 26 anos.
Quando da criação do quarteto Les Cordettes, Corentine Bigo ocupava o lugar de segunda violinista. Actualmente expõe o seu talento como pianista.
Estas quatro intérpretes partilham o prazer de tocar em conjunto regularmente, de aprofundar obras ambiciosas do repertório clássico (Schubert, Dvorak) e de fazer arranjos de músicas tradicionais ou actuais.
O quarteto Les Cordettes deu concertos de geometria variável, tanto em salões como em igrejas, geralmente acompanhadas por outros músicos.
Entrada Livre
20 de fevereiro às 18:00
Sala dos Espelhos


Recital com José de Eça, Tenor e Tiago Nunes, Piano


Tiago Nunes
Natural de Coimbra, Tiago Nunes iniciou o estudo de piano desde cedo, no Conservatório de Música de Seia, onde concluiu o Curso Básico. Frequentou em seguida o Curso Complementar de Piano no Conservatório de Música de Coimbra, na classe da professora Rita Dourado, que terminou com elevada classificação. Tem recebido conselhos e participado em masterclasses dos pianistas Aquilles Delle Vigne (Argentina/Bélgica), Fausto Neves (Portugal), Álvaro Teixeira Lopes (Portugal), Paulo Oliveira (Portugal), Luísa Tender (Portugal), Nancy Lee Harper (EUA/Portugal), Paul Badura-Skoda (Áustria), Rudolfo Rubino (Itália), Shao Ling (China), Yi Wu (China/EUA)
Apresentou-se em recitais a solo em Coimbra (Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, Biblioteca Joanina, Museu Machado de Castro, e Pavilhão de Portugal), Aveiro (Auditório do Departamento de
Comunicação e Arte) e na Sala dos Espelhos no Palácio Foz, em Lisboa e em concertos, recitais e outros eventos a convite de autarquias, associações e outras organizações e promotores, bem como adquirido vários prémios.
Desde o inicio de 2015, Tiago Nunes é convidado a ser o director artístico de Ciclo de Concertos Primavera que decorre de Maio a Junho na cidade de Coimbra
Tiago Nunes encontra-se actualmente a concluir o terceiro ano da Licenciatura em Piano na Universidade de Aveiro sob orientação do pianista Fausto Neves.
Entre os artistas com quem tem colaborado surgem nomes conceituados como: Joaquina Ly, Carla Bernardino, José de Eça, Artur Pinho Maria, António Carrilho, Fausto Neves, Cândido Lima, Jean- Sébastien Béreau, Jaime Reis, entre outros.

José de Eça
O jovem Tenor Português José de Eça, iniciou os estudos musicais, solfejo e piano, desde muito cedo, com sua Mãe, Maria de Almeida de Eça e trabalhou o aperfeiçoamento vocal com seu Pai, o Professor Oliveira Lopes, a sua grande inspiração. Frequentou a classe de canto da Professora Fernanda Correia no Conservatório Superior de Gaia e actualmente trabalha com Filomena Amaro.
Com apenas 21 anos conta já com uma série de apresentações como solista. Enquanto barítono, interpretou em vários espectáculos cénicos com obras célebres como: “ Amahl e os visitantes da noite” de Menotti, “ Música no coração” de Óscar Hammerstein, “ Eloise “ de Karl Jenkins, “Brundibár” de Hans Krása e “Die Zauberfloete” de Mozart, realizados em várias localidades no norte de Portugal Fez a sua estreia em Oratória a convite do Círculo Portuense de Ópera ( CPO ) participando como solista no “Requiem” de Fauré. No seu curriculum constam também os solos de tenor da Petite Messe
Solennelle de Rossini e da Missa in angustiis de Haydn realizadas em 2014. As suas interpretações em Recitais, têm vindo a merecer grande sucesso junto do público o que o levou a apresentar-se não só em Portugal como também em Espanha, França, Itália e em África, no Festival Internacional de Música, homenageando o compositor francês Claude Debussy pelos 150 anos de seu nascimento, realizado em Adis Abeba (Etiópia).
Considerado um artista bastante flexível, exprime-se em vários idiomas e são de destacar as suas interpretações em Lied, Oratória e Ópera, especialmente nos heróicos papeis de Wagner.
Entre os artistas com quem tem colaborado surgem nomes conceituados como: Helena Marinho, Paule Grimaldi , José de Oliveira Lopes, Álvaro Teixeira Lopes, Adriano Jordão, Mário Mateus, José Eduardo Gomes, Luís Costa, Tiago Nunes, Ángel González, Armando Vidal, entre outros.
Entrada Livre
22 de fevereiro às 18:00
Sala dos Espelhos


Recital com o pianista Miran Devetak


Miran Devetak
Pianista de origem Eslovena e de nacionalidade Italiana. Depois de ter terminado os estudos musicais no “Conservatório G. de Tartini” de Trieste, Itália,  continua o curso Universitário de Filologia Clássica, mas instala-se em Paris para se dedicar aos estudos superiores de piano, no Conservatório Europeu de Paris com Igor Lazko, no Conservatório National com Denis Pascal (primeiros Prémios de piano, acompanhamento e aperfeiçoamento), na escola J.P. Carrero de Barcelona com Luiz de Moura Castro e em Bruxelas com Diane Andersen.
Obtém o primeiro Prémio no Concurso Internacional “Città di Moncaglieri” em Itália, primeiro Prémio no Concurso Internacional “N. Rubinstein” em França, assim como o Premio d’ Artlife Internacional. Fez várias gravações para a Rádio RAI, Itália.
Participa em vários festivais de piano em Merano (Meranofest-Itália), Mannheim (Alemanha), Suolahti (Finlândia), Praga, Genebra, Barcelona (Forum Internacional de Musica Barcelona Ciutat), Bruxelas e Antilhas Francesas, Martinique, Guadaloupe e Saint Barthelemy (Nuits Caraibes 2012).
Salienta-se sobretudo como solista, mas também em Música de Câmara e com Orquestra (concerto em Sol de Ravel, concerto para quatro mâos y orquestra de M. Arnold ) nos seus dois países de origem, Itália e Eslovénia, na Bélgica (Castelo de Cheneau), em Espanha (Instituto Francês de Barcelona e CCCB - Centre de Cultura Contemporània de Barcelona no âmbito da semana Cultural Portuguesa organizada pelo Consulado Geral de Portugal em Barcelona), em França (em Paris, recitais na Legion d’ Honneur, Casa da Europa, Residência A.G. da Fundação Calouste Gulbenkian, Casa de Claude Debussy), na Finlândia, Suécia, Noruega (duas tournées na Lapónia).
Em Portugal tocou recitais nas ilhas dos Açores, Terceira, Faial e São Jorge, em Lisboa no Institut Franco-Portugais, recital transmitido em directo para rádio Antena 2, na Academia das Ciências de Lisboa, no Museu da Música Portuguesa, Estoril, no Palácio Foz, Lisboa, no Museu da Música em Lisboa e nos Recreios da Amadora. 
Mail: miran.devetak@gmail.com               
Telem. : 0033 663 64 56 31
Entrada Livre
29 de fevereiro às 18:00
Sala dos Espelhos
Transportes:
Metro: Restauradores
Comboio: Rossio
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 91, 709, 711, 736, 746, 783
Eléctricos: 12, 15
Elevadores: Glória, Santa Justa



Sem comentários:

Enviar um comentário