Abril, 2016: Programação - PALÁCIO FOZ

Pedro Alves (2016)


Recital de Piano com Ana Maria Brandão


"Música no Museu"

A pianista Ana Maria Brandão nasceu no Rio de Janeiro e graduou-se em música na Escola de Música Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aperfeiçoou seu talento no exterior em grandes escolas de música como o Conservatório Tchaikowski, em Moscou. Ao voltar ao Brasil, foi solista em cinco Orquestras ao longo de sua carreira e pianista acompanhadora de corais como o Coral Italiano, do Instituto Italiano de Cultura de Niterói e também fundadora e presidente do Coral Universitário da UFF. 





*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
As portas abrem às 17H30.



Entrada Livre*
04 de abril às 18:00
Sala dos Espelhos

ENCANTANTE - Um concerto ao lume de chão

ENCANTANTE
Um concerto ao lume de chão

Concebido a partir de uma experiência musical com o cante alentejano, ENCANTANTE é um concerto original para piano solo da autoria de Amílcar Vasques-Dias.
O programa inclui recriações do cancioneiro tradicional alentejano e peças originais para piano solo do ciclo "Lume de chão": tecido de memórias e afetos’ que o autor compôs sobre a sua infância no Minho de onde é natural.
Percebe-se na música de ENCANTANTE o contraste entre o despojamento da paisagem alentejana e a densidade da paisagem minhota.
Neste concerto,  improvisação e  composição "convivem" numa "viagem" entre a lareira do Minho e o lume de chão do Alentejo.


Amílcar Vasques-Dias
compositor-pianista

Nasceu em Badim, Monção, em 1945.
Efetuou estudos superiores de Piano e de Composição nos Conservatórios de Música do Porto e de Braga, onde foi aluno do compositor Cândido Lima. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Secretaria de Estado da Cultura no Curso Superior de Composição Instrumental e Eletroacústica no Conservatório Real de Haia, Holanda, onde foi aluno de Louis Andriessen, Peter Schat, Jan van Vlijmen, Gilius van Bergeijk e Dick Raaijmakers, durante 5 anos. Destaca-se ainda a formação que fez com Karlheinz Stockhausen, na Holanda, e com Iannis Xenakis, em Aix-en-Provence, França, considerando todos estes compositores como os mais  'influentes' na sua formação. Conheceu em privado Fernando Lopes-Graça a quem deu a conhecer a sua música. Este convívio foi um grande incentivo para continuar a dar atenção à música tradicional portuguesa.

Na Holanda, desenvolveu atividade artística e pedagógica como pianista e como compositor durante 14 anos.

Como pianista, interpreta a sua música e utiliza a improvisação como meio de expressão, tendo realizado concertos em Portugal, Espanha, França e Holanda.

Como compositor, tem recebido encomendas de várias instituições públicas e privadas holandesas e portuguesas, abrangendo a sua produção música de câmara instrumental e vocal, ou eletroacústica, orquestra sinfónica, orquestra de metais, coro, obras multimédia, e música para filme e teatro.
A sua música tem sido tocada em Portugal e em outros países da Europa e da América do Norte, nomeadamente em festivais de música contemporânea.

Tem diversas obras gravadas em vários CD’s editados na Holanda e em Portugal, sendo alguns exclusivamente da sua autoria.

Paralelamente à sua atividade de compositor, mantém atualmente projetos de fusão do piano “erudito” com músicas tradicionais, nomeadamente com o cante alentejano no projeto Entre Cante e Piano, com Joaquim Soares e Pedro Calado, cantadores do Grupo Cantares de Évora Coral Etnográfico, e o com o cante flamenco, com a cantora Esther Merino.
Conheceu e acompanhou como tradutor José Afonso em 1978, na Holanda,  e desde aí dedica-se ao estudo e recriação da sua música. Com o violinista Luís Pacheco Cunha e a cantora Esther Merino criou o projeto 'José Afonso: de ouvido e coração'.

Desde o seu regresso da Holanda, em 1988, foi docente nas Escolas Superiores de Música de Lisboa e do Porto, na Universidade de Aveiro e na Universidade de Évora.
Foi mentor e diretor artístico do Encontro do Alentejo de Música do Séc. XX.I, desde 1998 até à última edição em 2009.


*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
As portas abrem às 17H30.

Entrada Livre*
11 de abril às 18:00
Sala dos Espelhos

Concerto de Flauta e Piano com Mario Caroli e Roberto Cominati


MARIO CAROLI (flauta)
ROBERTO COMINATI (piano)

Mario Caroli iniciou o estudo da flauta com 14 anos, tendo conseguido o diploma de solista aos 19 anos. Três anos depois vence o histórico Prémio internacional "Kranichstein" em Darmstadt, iniciando assim uma importante carreira que o tornará um dos principais solistas da sua geração. O seu vasto repertório revela uma singular e autêntica aproximação à profissão e uma trajetória artística absolutamente pessoal. Caroli pertence ao restrito círculo de artistas capaz de executar o mais clássico dos concertos e a mais ousada composição contemporânea com o mesmo virtuosismo e a mesma vívida musicalidade. É por isso que o seu recital de estreia no Concertgebouw de Amsterdão foi acolhido por uma standing ovation e, por ocasião do recital na Société Philarmonique de Bruxelas, a crítica escreveu: "o público ficou literalmente deslumbrado perante a sua técnica, a sua força, a sua poesia e a sua musicalidade", enquanto que o seu primeiro recital no Théâtre du Châtelet de Paris foi aclamado pela sua "extraordinária força evocativa".
Mario Caroli toca regularmente nas maiores salas de concerto do mondo, tais como a Philharmonie de Berlim e di Colonia, o Concertgebouw de Amsterdão, a Royal Festival Hall de Londres, o Lincoln Center de Nova Iorque, a Ópera City House de Tóquio, etc. Tocou também em concertos para flauta e orquestra - de Vivaldi a Sciarrino, passando por Mercadante, Ibert ou Jolivet – com a Orquestra Sinfónica Nacional da RAI Televisão italiana, a Philharmonia Orquestra de Londres, a Orquestra Nacional da Bélgica, e outras.
Tornou-se rapidamente o solista preferido dos maiores compositores contemporâneos, executando com Les Percussions de Strasbourg, o Ensemble Contrechamps de Genebra, a Schola Heidelberg, etc. sob a direção de Pierre Boulez, Peter Eötvös, Heinz Holliger, Lothat Koenigs, Christian Mandeal, Kazushi Ono, Pascal Rophé, Oswald Sallaberger. Atualmente é o único flautista a executar em concertos monográficos as integrais flautísticas de compositores como Sciarrino, Ferneyhough e Jolivet que lhe mereceram a menção de "fenómeno".
A sua discografia conta com mais de vinte títulos, tendo recebido reconhecimentos por parte da crítica internacional pelas suas gravações de óperas flautísticas de Jolivet e de Sciarrino. Este último disse acerca do Caroli "Este jovem Paganini da flauta será exemplo para outros músicos famosos. Ele possui uma técnica que não se limita ao repertório habitual, mas a um atitude amorosa que, graças à música, nos transforma a nos próprios e ao que está à nossa volta".
No que concerne à atividade didática, Mario Caroli é convidado para masterclasses e como artista em residência em prestigiadas instituições e, há vários anos que leciona na Académie Supérieure de Musique de Strasbourg-HEAR e no Conservatório Superior da Suíça Italiana de Lugano. Nos seus concertos, Mario alterna uma flauta de ouro de Maramatsu com uma de platina de Miyazawa.

Roberto Cominati venceu o primeiro Prémio no Concurso Internacional "Alfredo Casella" de Nápoles em 1991. Em 1993 recebeu a atenção da crítica e das maiores instituições concertistas europeias graças ao primeiro Prémio no Concurso "Ferruccio Busoni" de Bolzano. Em 1999 venceu o Prix Jacques Stehman do público da RTBF e da TV5 France, no âmbito do Concours Reine Elisabeth de Bruxelas.
Toca nas mais importantes instituições concertistas italianas e nos principais Teatros, tais como La Scala de Milão, Fenice de Veneza, Maggio Musicale Fiorentino, São Carlo de Nápoles, Carlo Felice de Génova, Academia de Santa Cecília de Roma, Orquestra Sinfónica Nacional da RAI Televisão italiana e outros.
A nível internacional tocou no Theatre Chatelet de Paris, Kennedy Center de Washington, Concertgebouw de Amsterdão, Sydney Opera House, Melbourne Concert Hall, Festival de Salisburgo, Teatro Colon de Buenos Aires, Staatoper de Dresda, Royal Festival Hall de Londres e muitos mais em Inglaterra, Japão, Bélgica, Holanda e Finlândia.
Colaborou com famosos Diretores de Orquestras entre os quais Sir Simon Rattle, Andrey Boreyko, Daniel Harding, Daniele Gatti, David Robertson, Aleksander Lazarev, entre outros.
Em janeiro de 2015 estreou-se no Concertgebouw de Amsterdão na série Meesterpianisten e, em fevereiro de 2016, no Royal Festival Hall de Londres com a Philharmonia Orquestra dirigida por Daniele Gatti.
Entre os seus próximos concertos, destacam-se as atuações com a Orchestre Philarmonique de Montecarlo, a Netherlands Philarmonic Orchestra de Amsterdão e a Philarmonic Orchestra de Istambul.
No dia seguinte ao seu recital no Festival de Salisburgo, a "Salzburger Nachrichten" escreveu “…inesgotáveis são os seus toques suaves quando aprofunda a preciosidade de Debussy na sua encantadora atmosfera de som, fascinante a mistura de calor e de técnica elegante no Tombeau de Couperin de Ravel, inesquecível a sua frieza passional na flutuante e transcrição pouco profunda da valsa…”.

 

*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
As portas abrem às 18H30.

Entrada Livre*
18 de abril às 19:00
Sala dos Espelhos



Conferência - Escritores do século XIX 

“Escritores do século XIX”
Pomovido pela Associação de Cooperação e Cultura (AC2)
 Conferência "Camilo: tinta, riso e lágrimas na ficção camiliana"

Com:
MARIA ISABEL ROCHETA, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em Letras (Literatura Portuguesa) pela mesma Universidade, é Professora aposentada do Departamento de Literaturas Românicas da FLUL, onde leccionou Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, na licenciatura e em cursos de mestrado e doutoramento. Coordenadora da área de literatura e cultura portuguesas do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da FLUL, aí dirige a publicação de uma série de antologias críticas do conto português e do conto na lusofonia, e aí lançou a Bibliografia do Conto Português – Séculos XIX-XX (base de dados online). No mesmo Centro de investigação coordenou uma equipa de investigadores, realizando a edição genética de um autógrafo inédito de Eça de Queirós. Publicou estudos sobre autores portugueses dos séculos XIX e XX e sobre o ensino da literatura.


 

*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
As portas abrem às 17H30.
Entrada Livre*
23 de abril
Sala dos Espelhos

Performance de Moda - DREAM AMID THE FLOWERS - Um conto em Alta Costura


ARMANDO GABRIEL COUTURE CORSETRY

BIOGRAFIA
Armando Gabriel frequentou o Instituto de Moda, Gordon Flack Davison Academy of Design na África do Sul. Foi claro desde o início no seu percurso, enquanto estudante de design de moda, toda a História do Traje iria influenciar a sua arte, e em particular, as peças estruturadas como é o caso do espartilho. As silhuetas preferidas do criador baseiam-se na cintura estilizada dando maior ênfase ao peito e ancas.

Esta tendência sempre acompanhou o designer que realizou a partir do seu Atelier, criações para clientes particulares em Joanesburgo.
Pouco tempo depois, embarca para Milão onde tira uma especialização em Criação de figurinos para Cinema e Teatro e onde aprofunda mais o seu conhecimento da história do traje.
Em Portugal tem a oportunidade de frequentar uma Formação de Vestuário de Época para Cinema e Teatro, no teatro Garcia de Resende em Évora. Aqui, dá os seus primeiros passos no mundo fascinante das estruturas que, ao longo de séculos moldaram a silhueta humana. Realiza os seus primeiros espartilhos de época, consolidando o seu conhecimento e perícia nesta arte, mantendo até hoje esta investigação.
De volta a Lisboa, passa pelo Atelier de Zé Carlos. Enquanto designer, integra uma pequena equipa criativa que colaborava com este criador no design de vestuário de Alta Costura. Conhecido sobretudo pelo seu trabalho nas produções da Miss Portugal, deixa saudades. 
Colabora também com a dupla de criadores, Manuel Alves e José Gonçalves no qual desenvolve trabalho de conceção e design de roupa de Alta Gama para clientes.
Teve o prazer de realizar para este atelier, o projeto de fardamento para a EXPO 98. Seguindo um conselho de José Gonçalves, dedica-se quase em exclusivo à arte da corséterie.
Realiza peças de vestuário, de alta gama, em regime de freelance para clientes.
Também realizou espartilhos, alta-costura em parceria com os criadores Storytailors.
Enquanto formador, passou pela Modatex onde realizou vários cursos.
Surge então a oportunidade de ir para Paris. Tem a felicidade de poder trabalhar com um dos maiores mestres da Arte da Corséterie, experiência essa, que traz incalculável conhecimento e valor ao seu trabalho. Em parceria com o Mr. Pearl, realiza espartilhos, alta-costura para marcas como, Jean Paul Gauthier e Thierry Mugler.
No Atelier deste artesão de renome, produz peças para celebridades como Dita Von Teese e Kylie Minogue.
Uma vez de volta a Portugal, continua o seu trabalho de corsétier, e abre atelier na Pensão Amor, onde cria espartilhos para performers/atrizes de teatro e cinema e para o mercado de noivas.
Dedica muitas horas a esta peça exigente, tentando desvendar os seus mistérios, mesmo após vinte e cinco anos, ainda não conhece totalmente.

*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.

Entrada Livre*
26 de abril às 19:00
Sala dos Espelhos


Transportes:
Metro: Restauradores
Comboio: Rossio
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 91, 709, 711, 736, 746, 783
Eléctricos: 12, 15
Elevadores: Glória, Santa Justa


Sem comentários:

Enviar um comentário