25 de Maio a 11 de Junho, 2016: Alkantara Festival - PONTO DE ENCONTRO ALKANTARA


Ponto de Encontro Alkantara

Teatro-Estúdio Mário Viegas
Largo do Picadeiro, Lisboa

Domingo a Terça-feira: 18h às 00h
Quarta-feira: 18h à 01h
Quinta-feira a Sábado: 18h às 02h

Situado em pleno coração do Chiado, Teatro Estúdio Mário Viegas, o Ponto de Encontro Alkantara respira ao ritmo do festival. É o lugar para encontros e conversas. Quem o visitar pode usufruir de uma bonita esplanada numa das zonas mais carismáticas de Lisboa, a dois minutos do metro do Chiado.


PROGRAMA
26 de Maio, às 16h
Christiane Jatahy: A FALTA QUE NOS MOVE
A estreia cinematográfica de Christiane Jatahy deu-se em 2011 com A Falta que nos move, longa-metragem que é uma transposição para o cinema do espetáculo A falta que nos move ou todas as histórias são ficção. A filmagem teve lugar num apartamento do Rio de Janeiro a 23 de dezembro de 2007: 13 horas contínuas de filmagens, com três câmaras e cinco atores, dirigidos por SMS, enviados pela realizadora. Misturando a linguagem do documentário com a ficção e rompendo as fronteiras entre a realidade e a criação, o filme aborda temas como a amizade e histórias familiares num encontro onde as alegrias, frustrações, ausências e paixões vêm à tona no limite da tensão. Com a presença da realizadora.
FILME
Sala Estúdio Mário Viegas
Entrada livre mediante levamento de senhas na bilheteira do São Luiz a partir das 13h do próprio dia.
Lotação: 60 lugares


27 de Maio, às 00h
DJ SETS DOS ARTISTAS
O talento dos criadores programados pelo Alkantara Festival não se esgota em cima do palco. Estende-se ao espaço do Ponto de Encontro, onde vestirão a pele de DJ. Stella Rebello, atriz do espetáculo E se elas fossem para Moscou?, vai por toda a gente a dançar!






28 de Maio, às 00h
DJ SETS DOS ARTISTAS
O talento dos criadores programados pelo Alkantara Festival não se esgota em cima do palco. Estende-se ao espaço do Ponto de Encontro, onde vestirão a pele de DJ para colocar toda a gente a dançar. Hoje é a vez da dupla de coreógrafos e bailarinos do espetáculo Autointitulado, João dos Santos Martins e Cyriaque Villemaux.




29 de Maio, às 17h
1SPACE
Alkantara, KVS (Bruxelas) e Exodos Festival (Liubliana) são parceiros no projeto 1Space, que reúne um grupo de criadores da Europa, de África e do Médio Oriente. Depois dos laboratórios que tiveram lugar em Ramallah, em Kinshasa, em Lisboa e em Durban, o Ponto de Encontro acolhe agora uma apresentação pública do projeto com a presença de alguns dos artistas participantes.



31 de Maio, às 21h
01 de Junho, às 23h
Entrada livre mediante levamento de senhas na bilheteira do São Luiz a partir das 13h do próprio dia.
Lotação: 60 lugares
Sónia Baptista: ASSENTAR SOBRE A SUBIDA DAS ÁGUAS
Assentar Sobre a Subida das Águas é uma conferência-performance em que se explora o conceito de uma visão poética da possibilidade, mais que certa, e eminente, de uma catástrofe ou acontecimento catastrófico. Em que, ao abordar questões filosóficas, ecológicas e políticas, se esbate a fronteira entre o pessoal e o universal. Em Assentar Sobre a Subida das Águas, reflete-se sobre a impermanência como forma de precariedade, ou da precariedade como forma de impermanência. Num mundo flutuante não há finca-pé.
Será uma alegoria? Estará, muito provavelmente, entre a alegoria, o manifesto e a confissão. Porque trata também da memória como meio frágil da manutenção da história pessoal. Se a água vier é a memória a âncora que mantém ligação à terra. À Terra. Que assim seja.





FICHA TÉCNICA
Direção, Conceção, Escrita e Interpretação Sónia Baptista
Vídeo Héloise Marechal e Sónia Baptista
Violino Maria do Mar
Pintura Pedro Vaz
Figurino Sónia Baptista e Lara Torres
Coordenação e ExecuçãoTécnica e Fotografia Original Raquel Melgue
Coprodução Alkantara, Transforma
Apoio Cão Solteiro, Douda Correria
Produção AADK
Agradecimentos Ana, Teresa, Horácio, Brigitte, Eduarda, Ana Vidigal, Clarissa Sachelli, Luís Firmo,Thomas Walgrave, Cláudia Galhós, Liliana Coutinho, Isaque Ferreira, Nuno Moura, João Concha, Paula Sá Nogueira, Sofia Campos


03 de Junho, às 00h
DJ SETS DOS ARTISTAS
O talento dos criadores programados pelo Alkantara Festival não se esgota em cima do palco. Estende-se ao espaço do Ponto de Encontro, onde vestirão a pele de DJ para colocar toda a gente a dançar. Hoje é a vez de Frank Vercruyssen, da companhia belga tg STAN, que apresenta O Cerejal no Teatro Nacional D. Maria II.




04 de Junho, às 00h
DJ SETS DOS ARTISTAS
O talento dos criadores programados pelo Alkantara Festival não se esgota em cima do palco. O Artista na Cidade Faustin Linyekula é hoje o nosso convidado para animar o Ponto de Encontro do Alkantara.









05 de Junho, às 19h
KNOWLEDGE-BASE FOR PERFORMING ARTS
A “Knowledge-Base for Performing Arts” é um recurso dinâmico e aberto que pretende apoiar a criação e documentação de performances contemporâneas no formato digital de um “arquivo de processos”. O objectivo é compilar gradualmente numa “Base de Conhecimento Transmédia” interactiva as mais recentes criações de coreógrafos, encenadores e performers nacionais e internacionais. Foi criada para todos os artistas que estejam interessados em compartilhar os seus processos criativos, metodologias ou peças apresentadas no campo das artes performativas.
Na “Knowledge-Base” cada artista pode fazer o upload de materiais multimédia de uma forma autónoma e auto-curatorial e também escolher como aparecem conectados com outros artistas ao indexar tags no seu próprio material.
O projecto TKB tem a coordenação de Carla Fernandes e está sediado na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia e mais recentemente pelo projecto europeu “Europeana-Space".


10 de Junho, às 00h
DJ SETS DOS ARTISTAS
Radouan Mriziga
O talento dos criadores programados pelo Alkantara Festival não se esgota em cima do palco. Estende-se ao espaço do Ponto de Encontro, onde vestirão a pele de DJ para colocar toda a gente a dançar.






11 de Junho, às 23h
Festa de Encerramento
"Libertem a mente e o rabo há-de segui-la”. O melhor momento para comprovar esta teoria é certamente o fim-de-semana de encerramento do Alkantara Festival. Depois de três semanas a ver pessoas a saltar, dançar, rebolar e palrar em cena, agora é a nossa vez. Bebam um copo e abanem o esqueleto!





Sala Mário Viegas à meia-noite
#‎PontoDeEncontroAlkantara‬ (Sala Mário Viegas) - três concertos ZONA/SUB/CENTRAL
26 maio - Loreta KBA e Bubas Faray (leia a entrevista com Loreta no artigo do Ípsilon de ontem)
2 junho - Dj Babaz Fox
9 junho - Bubas Faray e Afro Txilo

Entrada livre. Lotação reduzida.

Transportes 
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Elevadores: Glória, Bica, Santa Justa
Barco: Cais do Sodré, Terreiro do Paço
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia

Sem comentários:

Enviar um comentário