4 de Junho, 2016: NOITE DA LITERATURA EUROPEIA


4.ª EDIÇÃO DA NOITE DA LITERATURA EUROPEIA 2016
Dez literaturas, dez espaços, uma noite única
"A Noite da Literatura Europeia apresenta, no dia 4 de junho, em plenas Festas de Lisboa, o serão literário mais popular da capital lisboeta. Organizada por vários institutos culturais europeus sediados em Lisboa e pelas embaixadas representativas, a Noite da Literatura Europeia decorre, mais uma vez, a um sábado, das 19h às 24h, em vários espaços emblemáticos da zona do Carmo/Trindade.

Durante este serão, terão lugar leituras, por 14 actores portugueses, de excertos de obras de 10 escritores europeus. As sessões, de entrada livre, têm a duração de 10 a 15 minutos e repetem-se de meia em meia hora, para o público poder assistir a todas as sessões nos diversos espaços da Noite da Literatura Europeia.


Nesta que é a 4ª edição da noite mais literária de Lisboa, há prosa e poesia para todos os gostos. Sophia, a morte e eu, romance de estreia do músico e escritor Thees Uhlmann (Alemanha), aborda as questões da morte, do amor e da amizade através de uma divertida road tripO leque arrepiado, primeiro livro de contos da galardoada escritora Ann Cotten (Áustria), reflete sobre a vida e a arte, um tema transversal à sua obra. Quando D. Quixote morreu, do multipremiado escritor Andrés Trapiello (Espanha), é um romance histórico sobre todos os que conheceram D. Quixote em vida e que, por isso, deixaram de ser anónimos, enquanto que o romance ficcional A estação da sombra, da escritora Léonora Miano (França), expõe com crueza as relações entre África e a Europa.

Noite da Literatura Europeia viaja de África para o norte da Europa com O cometa na terra dos Mumins, de Tove Jansson (Finlândia), numa viagem à fantasia infantil finlandesa, com direito a estrelas cadentes, cometas e trolls. Morro como país, o primeiro texto narrativo do célebre dramaturgo Dimitris Dimitriadis (Grécia), aborda temas como a pátria e a identidade do povo grego, num texto simultaneamente doloroso e teatral. Memoriais sobre o caso Schumann, de Filippo Tuena (Itália), é um documentário a múltiplas vozes, dos últimos três anos de vida do compositor Robert Schumann, passados num hospital psiquiátrico. Por fim, o romance As primeiras coisas, de Bruno Vieira do Amaral (Portugal), encerra a secção de prosa desta noite, com a descoberta do bairro Amélia e dos seus habitantes, um mundo onde cabe toda a humanidade.  

Na área da poesia, a antologia Poetas checos contemporâneos (República Checa), uma antologia bilingue, em português e checo, dá a conhecer 10 poetas checos, sendo o galardoado poeta Jakub Řehák o autor lido neste serão. Já Seleção de poemas (fantomateca) de Nicolae Prelipceanu (Roménia), dedica-se exclusivamente a desvendar a obra do poeta, prosador e jornalista romeno.


As sessões de leitura decorrem em locais como a Sala de Extrações da Lotaria da Santa Casa da Misericórdia, o Teatro da Trindade Inatel, ou ainda o Vertigo Café, entre outros espaços, onde atores como Paulo Pires, Mónica Calle ou Pedro Lima vão dar voz, com alma e inspiração, às palavras dos 10 autores europeus.

Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa organizada pela EUNIC Portugal, uma rede de institutos culturais e embaixadas, com o patrocínio da Representação da Comissão Europeia em Portugal."

 


Thees Uhlmann – Alemanha
Obra: Sophia, a morte e eu
Atores: Ulisses Ceia e Joana Almeida
Local: Terreiro Místico da Igreja do Santíssimo Sacramento

Ann Cotten – Áustria 
Obra: O leque arrepiado
Atores: Daniela Gonçalves e Olinda Favas
Local: Vertigo Café


Andrés Trapiello – Espanha
Obra: Quando D. Quixote morreu
Atores: Paulo Pires e Ângelo Torres
Local: Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia

Tove Jansson – Finlândia
Obra: O cometa na terra dos Mumins
Atores: Paula Sá Nogueira e Raimundo Cosme
Local: Sala de Extrações da Lotaria da Santa Casa da Misericórdia

Léonora Miano – França 
Obra: A estação da sombra
Ator: Ricardo Silva
Local: O Purista – Barbière

Dimitris Dimitriadis – Grécia 
Obra: Morro como país
Ator: José A. C. Ideias
Local: Sala do Brasão do Museu de São Roque

Filippo Tuena – Itália
Obra: Memoriais sobre o caso Schumann
Ator: Pedro Lima
Local: Academia de Amadores de Música

Bruno Vieira Amaral – Portugal
Obra: As primeiras coisas
Ator: Ana Celeste Ferreira
Local: Cafetaria do Museu de São Roque

Jakub Řehák – República Checa
Obra: Poetas checos contemporâneos
Ator: Tiago Patrício
Local: O Mundo do Livro

Nicolae Prelipceanu – Roménia 
Obra: Seleção de poemas
Ator: Mónica Calle
Local: Teatro da Trindade Inatel


Transportes - Rato
Metro: Rato
Autocarros: 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773, 774

Transportes:
Metro: Baixa-Chiado
Comboio: Cais-do-Sodré e Rossio
Autocarro: 758
Eléctrico: 28
Elevadores: Bica e Glória

Fonte e imagem: http://www.literaturenights.eu/cs/2016/city/204-lisboa/page/671-info/?lang=pt

Sem comentários:

Enviar um comentário