16 de Julho, 2016: Teatro Maria Matos - AO AR LIVRE 2016

Teatro Maria Matos
Av. Frei Contreiras 52, Lisboa

AOARLIVRE 2016

"Como é habitual vamos encerrar a temporada com um acontecimento especial. Todos os anos fazemos uma surpresa à cidade com um programa AOARLIVRE composto por oficinas, instalações e performances. Instalamo-nos nos jardins do Bairro das Estacas e na Rua Bulhão Pato, e transformamos uma tarde de sábado numa festa para a qual convidamos artistas, vizinhos, amigos do teatro e também quem ainda não nos conhece. A seguir vamos de férias! 

JARDIM DO BAIRRO DAS ESTACAS
CRIANÇAS E JOVENS
15H ÀS 22H

PROGRAMA COMPLETO
INSTALAÇÕES
15h às 19h

MONSTER COLOURS 
Tombs Creatius
Uma coleção de 30 brinquedos-jogo, todos em madeira, com ilustrações do artista plástico Carlos Porta vão estar instalados no jardim. Estes objetos propõem diferentes atividades de carácter psicomotor ajustadas a diferentes idades, e existe uma certeza absoluta: os adultos não entram!

MÚSICAS SURPREENDENTES
Serviço das Fonotecas das BLX
Uma peça de piano feita literalmente “de uma nota só”, um quarteto sublime nascido num campo de concentração, um poema sinfónico com 100 metrónomos, pianos preparados, dissonâncias seiscentistas, polifonias que se elevam da floresta densa da África Central, fantasmagorias vocais das estepes de Tuva e, quem diria, uma sinfonia escrita por um surdo… O mundo está cheio de manifestações musicais que se pautam pelo inesperado, o bizarro e a transcendência. A escolha é ampla, com pequenos guias de audição que acompanham a escuta. Para nos deitarmos ao sol a contemplar e ouvir...

SURPRESA
We Came From Space
Desafiámos um coletivo de criadores de design e artes gráficas a pensar numa instalação. Devolveram-nos belas palavras, palavras penduradas, palavras mensagem, para que cada um se possa surpreender com os olhos e com as sílabas…

ROULOTE
Pedro Pires e Ana Sofia Gonçalves
A Roulote - Projetos Artísticos utiliza o interior de uma rulote como galeria de arte. É um espaço artístico em movimento. Apresenta o trabalho de artistas cuja inspiração é o contexto físico da instalação da Roulote, assim como as suas características como comunidade social.



OFICINAS
15h às 19h
DE “R” A “B”
Coordenação de Maria Isabel Gerardo e Margarida Marques, com alunos da ESEI Maria Ulrich.
Reduzir as birras, muitas. Reutilizar as banalidades, todas. Reciclar as brincadeiras, sempre. Aqui vais construir: brinquedos, jogos, adereços... Tudo com a soma de materiais e muita criatividade. Ao trabalho!

CRIAÇÕES COM PAPEL E TINTAS
Sandra Farias
Às vezes, a única coisa necessária é papel, cores, cola e um pouco de espaço. Este é o local onde há espaço livre para todas as criações de artes plásticas. 



MUNDO CIENTÍFICO
JARDIM INVISÍVEL
Num jardim há um mundo escondido, misterioso e fascinante, invisível à vista desarmada, pronto a ser descoberto à lupa e ao microscópio. Esta oficina convida os participantes a ver o invisível. A recolher materiais no jardim e trazê-los para a bancada de observação, onde se abrirá uma surpreendente palete de formas e de cores que aparecerão como gigantes ao nosso olhar.

CAIXINHAS SURPRESA
Uma caixa pode guardar um mundo: as minhas flores preferidas, um cheiro memória, uma mensagem invisível para alguém especial... O que guardará a tua caixa? Shhhiu… É segredo! Vem construí-la connosco.

EUREKA
Experimentar livremente pode ser o mote para resultados inesperados. Líquidos, sólidos, matrazes e varetas estarão disponíveis neste laboratório ao ar livre para dares largas à imaginação. Reações coloridas e espumosas, mudanças de fase instantâneas e efeitos elétricos lúdicos farão os pequenos e grandes cientistas terminar com um grande Eureka!

FANTÁSTICO ANIMALÁRIO
Sonhar acordado ou acordar a pensar como seria se, de repente, fossemos outra coisa qualquer! Uma personagem imaginária, um objeto curioso, um animal preferido, um ser impossível... Vamos inspirar-nos nos animais do jardim para criar personagens improváveis: um pisco com pele de salamandra ou uma minhoca com patas de centopeia? O que dará tal animalário?



PERFORMANCE ★ 16h e 19h
GIRAFAS
Xirriquiteula Teatre
Dois animais de pescoço grande invadem o jardim modernista do Bairro das Estacas, pouco habituado a este tipo de visitas. Não falam, mas gostam de fazer amigos. São a mais alta surpresa da tarde, uma espécie de convidados especiais e espaciais. Preparem-se, vamos soltá-las!

PERFORMANCE ★15h30, 16h30 e 18h30
ELÁÁÁSSSTICA
Hugo Nóbrega
Há peças que estabelecem relações com as pessoas que as veem e que se aproximam delas. Há outras, como esta, em que é a própria peça que se mexe, procura as pessoas e as envolve, literalmente. Fujam ou aproximem-se, vem aí a Elááássstica.



OFICINA/JANTAR
16h (início da preparação) 18h30 às 20h (jantar)
MANI IN PASTA
Elisa Sartor, Irene Altieri , Paolo Andreoni e Valentina Toscano

O programa do dia termina com um jantar porque não há festa sem comida e, este ano, a pasta fresca inspirou-nos! A cozinha instalada na Rua Bulhão Pato vai abrir mais cedo para que todos possam participar na confeção de massas que serão depois cozinhadas e servidas neste jantar coletivo. O projeto culinário Mani in Pasta propõe que arregacemos as mangas, e usemos as mãos para desencadear uma ação criativa – neste caso, o próprio ato de cozinhar. Assim, é explorado o tema da rica e variada cozinha italiana, tradicional e popular, antigamente feita à mão pelas avós, casando-a com os ingredientes da culinária portuguesa. Fechando tortellinis como se de origamis se tratassem, tornamo-nos conscientes de todos os rituais, crenças, costumes, técnicas, formas e sabores que se misturam numa verdadeira arte culinária.



MÚSICA ★ 17h
B FACHADA
B Fachada É P’ra Meninos
Em 2011 apresentámos este concerto em estreia. Era a primeira vez que o Bernardo se dedicava a compor e a escrever para crianças. Dentro da sala principal foi possível ouvi-lo, deitados sobre mantas no chão do palco. Desta vez, o Bernardo volta onde tudo começou mas para se instalar no exterior. Por um dia este jardim vai ser uma sala de estar onde nos vamos poder deitar na relva a vê-lo e a ouvi-lo.
duração: 40 min

MÚSICA ★ 20h às 22h
PEDRO RAMOS
DJ Set para crianças e alguns adultos
Uma sessão especialíssima inventada para fechar um dia de festa. Desafiámos o DJ, radialista e pai Pedro Ramos para uma sessão de DJ a pensar nas crianças. Com o seu caráter inventivo e inspirado, esperamos ansiosamente esta última surpresa do dia para dançar aos pares, aos saltos, ao colo, em roda, sem mãos e com os pés no ar. Danças comigo?"



Transportes
Metro: Roma
Comboio: Areeiro
Autocarros: 708, 722, 727, 735, 744, 755, 756, 767

Sem comentários:

Enviar um comentário