Novembro, 2016: Programação - PALÁCIO FOZ

Pedro Alves (2016)

"Concerto de canto e piano com Angela Diel & Fábio Luz

 “Amor e Vida”
Recital de Angela Diel (mezzosoprano)
e Fabio Luz (piano)

Angela Diel destaca-se entre as vozes brasileiras mais apreciadas no Brasil e no exterior. Segundo o crítico Guido Borgomanero, de Curitiba,
“...possui uma bela voz, de timbre aveludado, bem calibrada, de puro metal, que não deixa de encantar e deleitar todos aqueles que têm a sorte de ouvi-la.”
Prêmio melhor voz feminina no prestigioso Concurso Nacional Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, tem realizado brilhante carreira com numerosas atuações em óperas tais como Carmen de Bizet, Il Trovatore, La Traviata e Rigoletto de Verdi, A Flauta Mágica e Così Fan Tutte de Mozart, Cavalleria Rusticana de Mascagni, Il Matrimonio Segretto de Cimarosa, Ivgueni Oniéguin de Tchaikovsky, Rheingold de Wagner (no papel de Erda) e Salomé (no papel de Herodíade) de R. Strauss.
Também solista com prestigiosas orquestras - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo e Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília, dentre outras – atua em Oratórios, Sinfonias e Cantatas do mais alto repertório.
Obtem importantes reconhecimentos por suas gravações, tais como o prêmio Açorianos de Música de melhor intérprete erudito pelo CD Canto Brasileiro, além do CD Cantares e pelas participações no Oratório de Natal de Saint-Saëns, em Pedra Mística de Antonio Borges Cunha, na Missa de Domingos Zípoli,em Salmos do Pe. José Maurício, sob a regência de Roberto Duarte. Angela Diel é fundadora da Casa da Música de Porto Alegre, cidade onde vive e é curadora das séries Recitais Casa da Música e Clássicos na Pinacoteca.
Sua intensa atividade em recitais leva-a às mais prestigiosas salas de concerto do Rio Grande do Sul, seu Estado de origem, e de muitos Estados do Brasil além da Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo... acompanhada por célebres pianistas, com ênfase para o repertório brasileiro.

Fabio Luz é considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração.  Membro do júri de importantes concursos internacionais, dentre os quais os de Hamburgo (2013), Genebra, Casale Monferrato -“Soliva”, Lagonegro, o de Composição  ICOMS de Turim, etc., Fabio Luz atuou sob a regência de  Ligia Amadio, Guilherme Bernstein, Galindo, além de Baciu, Conta, Oschanitzky, Celibidache, von Abel, Peyretti, Farias, Real, Ostergren, Andreescu, Nanut, Mathauser, Noheil, dentre outros, em recitais e concertos junto a prestigiosas instituições quais “Teatro Regio”,  Auditorium RAI“Circolo degli Artisti”Conservatorio “Verdi” e  Villa Tesoriera de Turim, os Festivais “Piemonte in Musica”,  “Torino Settembre Musica”Società del Quartetto di Bergamo,  Bienal de Veneza,  Villa Medici “Il Vascello” em Roma,  Conservatório de Bern,   Gasteig de Munique (Sala Carl Orff),   Teatro São Carlos e Palácio Foz de Lisboa,  Lisinsky de Zagreb,  Musikschule Konstanz,  Pianofest de Hamburgo, a série Fazioli – La Gioiosa Musa em Treviso,  IBAM, Escola de Música da UFRJ, Sala Cecilia Meirelles, Villa Riso no Rio de Janeiro, Centro Cultural SP e Sociedade de Eubiose,  Conservatório de Tatuí – Teatro Procópio Ferreira,  Teatro Apolo em Siros (Grécia) ...
Seu imenso repertório compreende as obras integrais de Debussy, Ravel (ele é Mestre em Música Francesa pela Université Musicale Internationale de Paris). No Brasil sua discografia é produzida pela L’Art– Rio de Janeiro, e seu último CD dedicado aos 4  Scherzos e  4 Improvisos de Chopin, foi reeditado na Itália por Vittorio Viggiano Editore que publicou de Fabio Luz o Álbum para a juventude “Il Giardino degli Angeli”, e ainda uma coletânea de Doze peças célebres transcritas por ele para piano solo.
Desde o Primeiro Prêmio do Concurso Nacional da Bahia em 1977, seguido do Prix International Debussy na França em 1978,  grande  parte de sua atividade tem sido dedicada à divulgação de obras de autores contemporâneos (Almeida Prado, Guilherme Bernstein, Dusan Bogdanovic, Robert Cohen, Claudio Gregorat, Osvaldo Lacerda, Nílson Lombardi, Willy Merz, Michel Philippot, Antonio Ribeiro,  Marcus Siqueira, Edmundo Villani-Côrtes …) muitas das quais são escritas para ele. De 2003 a 2011 suas master classes tiveram lugar  no Castello di Cortanze (Italia). A partir de agosto de 2013 seu curso de aperfeiçoamento e excelência pianística tem lugar no âmbito do Festival del Golfo de San Marco di Castellabate (Salerno). Coordenador a partir de 2006 do departamento de piano da Escola Superior “Città della Musica e del Teatro” em Penne (Pescara) é desde 2010 presidente da  Fundação Franz Liszt, com sede na França. Discografia completa, edições e programas da temporada no site  www.fabioluz.eu

*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
 As portas abrem 30 minutos antes.
NÃO SE ACEITAM RESERVAS PARA OS RECITAIS DE ENTRADA LIVRE.
Entrada Livre*
08 de novembro às 18:00
Sala dos Espelhos

Concerto com Marina Pacheco e Olga Amaro

Marina Pacheco (soprano) & Olga Amaro (piano)
Iniciaram o seu projeto em 2011, apresentando-se em público, pela primeira vez, no dia 1 de Outubro - Dia Mundial da Música, em Ponte de Lima. Realizaram concertos em várias salas por todo o país, sendo convidadas para diferentes festivais. Em 2012, iniciaram a incursão pelo estrangeiro. No ano seguinte a Parlophone lançou o seu primeiro disco intitulado “Canções de Lemúria”. Em 2016, o duo celebra 5 anos de trabalho, com um ciclo de concertos em Portugal e no estrangeiro.

Marina Pacheco | Soprano
Marina Pacheco iniciou os seus estudos musicais com Pedro Telles e licenciou-se na ESMAE sob orientação de José de Oliveira Lopes. É mestre em Performance Musical pela UCP - Escola das Artes, onde estudou com António Salgado e Sofia Serra. Em 2010/2011 integrou o Vlaamse Operastudio, na Bélgica, sendo bolseira do Programa Leonardo da Vinci e da  Robus Foundation. Atualmente desenvolve os seus conhecimentos técnicos e estilísticos com o maestro Marc Tardue e o tenor Paulo Ferreira.
Apresenta-se regularmente em Portugal e no estrangeiro. Interpretou protagonistas em mais de dez operas, foi solista em diversas oratórias e integra vários projetos de música de câmara.
Marina Pacheco é elemento da European Network Opera Academies – ENOA - como representante da Fundação Calouste Gulbenkian.
Recebeu o 1o lugar no Prémio Jovens Músicos RTP/Antena2 – categoria de canto nível superior (Portugal, 2012), o Prémio Vladislava Starkova no Concurso Internacional de Canto Pustina (Rep. Checa, 2012), 2o, 3o prémios e Prémio Melhor Interpretação Canção Portuguesa nos 5o e 6o Concursos da Fundação Rotária Portuguesa (Portugal, 2011/2012) e o Prémio Finalista mais Jovem no Terzo Concorso Internazionale di Canto Lirico Luciano Neroni (Itália, 2009).
Em 2010, lançou o disco “João Arroyo: obra para canto e piano” com a pianista Joana David (@Phonedition Records) e, em 2013, o disco “Canções de Lemúria” – Marina Pacheco & Olga Amaro (@Parlophone).

Olga Amaro | Piano
Olga Amaro é uma pianista com presença regular como solista e músico de câmara, tendo realizado concertos em Portugal, Espanha, Roménia, África do Sul e Moçambique.
É diplomada pela Universidade de Stellenbosch (África do Sul), onde integrou durante anos a classe da pianista Nina Schumann com quem concluiu em 2008 o grau de Mestre em Piano Performance cum laude.
Ao longo do seu percurso musical foi aluna de Eugénia Moura (Academia de Música Fernandes Fão - AMFF) e Constantin Sandu (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo - ESMAE), formando-se paralelamente com músicos como Helena Sá e Costa, Sequeira Costa, Vladimir Viardo, Konstantin Sherbakov, Alexei Lubimov, entre outros.
Olga Amaro detém vários prémios aos níveis nacional e internacional, como o - 1o Prémio do Concurso Nacional Florinda Santos (1996, S. João da Madeira) e o 1o Prémio na Categoria de Ensemble do ATKV-Muziq Competition (2005, África do Sul). De 1997 a 2003, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo também recebido o Prémio Lions Clube e a Bolsa de Mérito do Instituto Politécnico do Porto (2002, Porto). Em 2011, foi laureada com o Prémio de Melhor Pianista no 5o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa.
Em outubro de 2013 lança em conjunto com a soprano Marina Pacheco o disco “Canções de Lemúria”.

*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
 As portas abrem 30 minutos antes
NÃO SE ACEITAM RESERVAS PARA OS RECITAIS DE ENTRADA LIVRE.
Entrada Livre*
21 de novembro às 18:00
Sala dos Espelhos

Coro do Tejo

Concerto coral
Coro Tejo
apresenta: 
"Música dos Grandes Mestres da Polifonia da Sé de Évora dos sécs. XVI-XVII"
Coro do Tejo nasceu em Janeiro de 2009 da vontade de vários coralistas. A atividade coral pauta-se pelo trabalho com diferentes maestros, mantendo na direção artística um grupo de coralistas com formação musical avançada e experiência profissional na área.
Ao longo dos anos trabalhou com músicos e agrupamentos diversos e com os maestros Clara Alcobia Coelho, Eduardo Martins, Pedro Morgado, Pedro Castro, Luís Almeida, Pedro Rodrigues, Armando Possante, Fátima Nunes, Laura Lopes, Kodo Yamagishi, Daniel Schvetz e Filipa Palhares. O trabalho com maestros de especialidades muito diversas em termos de reportórios, técnicas e formas de trabalho permitiu ao Coro do Tejo uma amplitude de experiências rara na generalidade dos coros amadores.
O coro tem atuado em diversos eventos da área de Lisboa, como o Festival de São Roque, o Natal em Lisboa, os 500 anos do Bairro Alto, a Festa do Avante, a Música nas Praças e as Festas de Lisboa (com concertos ambulantes por diferentes galerias do Aqueduto das Águas Livres).
Desde a sua fundação, o Coro do Tejo desenvolveu um reportório de estilos e épocas muito diversos, de que se destacam o Messias de Handel, os Madrigais Camonianos de Luiz de Freitas Branco, a Weihnachtshistorie de Schütz, sem deixar de abarcar o renascimento português (D. Pedro de Cristo, Manuel Cardoso, Lopes Morago), os séculos XIX e  XX (Brahms, Schumann, Schubert, Britten, Elgar, Hindemith, Poulenc, Gershwin, Lopes-Graça, Carrapatoso).
O Coro do Tejo é um grupo constituído por uma estrutura estável de músicos, direcionado para a experimentação da interpretação de obras corais sob a Direção Artística de diferentes maestros. Neste sentido, o Coro do Tejo, concretiza uma filosofia inovadora no campo musical, na qual o rosto do coro é o próprio grupo, com uma identidade definida e assente na sólida experiência coral e qualidade musical dos elementos que o constituem. Integra membros e antigos membros de coros profissionais e amadores, bem como alunos e antigos alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional, da Escola Superior de Música e do Instituto Gregoriano de Lisboa e elementos do Coro Gulbenkian.
Trata-se de uma formação jovem, nascida em Janeiro de 2009, graças ao desejo e possibilidade de proporcionar uma experiência artística e técnica que privilegia o conjunto vocal. 
*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.
 As portas abrem 30 minutos antes.
NÃO SE ACEITAM RESERVAS PARA OS RECITAIS DE ENTRADA LIVRE.
Entrada Livre*
28 de novembro às 18:00
Sala dos Espelhos

Transportes:
Metro: Restauradores
Comboio: Rossio
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 91, 709, 711, 736, 746, 783
Eléctricos: 12, 15
Elevadores: Glória, Santa Justa

Sem comentários:

Enviar um comentário