14 a 23 de Dezembro, 2016: Vídeo Mapping - O NOVO PALÁCIO DO NICOLAU

"O Terreiro do Paço, em Lisboa, volta a ter o habitual espetáculo de vídeo mapping, de 14 a 23 de dezembro, dedicado à época natalícia. “O Novo Palácio do Nicolau” é a nova temática para este ano, que aborda a preocupação com o meio ambiente, com o intuito de consciencializar para os efeitos das alterações climáticas no mundo, e sobre a forma como nos afetam.

Neste espetáculo é contada a história de que o Natal poderá estar em risco de desaparecer, pois o Palácio do Nicolau, no Pólo Norte, situado numa encosta perto de uma montanha de neve, ficou completamente destruído por uma avalanche.

Com o seu Palácio e oficina destruídos, Nicolau tem de encontrar ajuda o quanto antes. Para tal, terá de partir numa longa viagem, pelos vários cantos do planeta, no seu trenó inovador – uma máquina de ferro e chapa com renas esculpidas – a grande velocidade. Durante a viagem, Nicolau constata os primeiros efeitos do aquecimento global. As cascatas de água transformaram-se em cascatas de areia e onde antes havia campos férteis existe agora uma grande aridez e desertificação. O planeta já não é como antes e o manto negro está em todo o lado.

Chegado ao Pólo Sul, ao encontrar a Rainha de gelo, Nicolau percebe que as avalanches vão ser cada vez mais frequentes devido à subida da temperatura e caso o homem não altere a sua atitude o planeta irá sofrer cada vez mais, estando em risco o Natal.

Com projeção na fachada do Arco da Rua Augusta, a animação contará ainda com vários animais míticos, como a baleia voadora, anémonas fluorescentes e ambientes que vão do marítimo aos céus estrelados, florestas com sequóias gigantes, vulcões de lava ou recifes. Em todos estes cenários, a viagem de Nicolau presencia o que está a acontecer ao planeta, desde a ilha de plástico ao monstro do petróleo, passando pela desflorestação. Também presentes em todos estes cenários e a presenciar o que está a acontecer ao planeta, encontra-se um rapaz e uma Baleia, que vão amenizando os efeitos e fazendo renascer o planeta da sua “doença”.

Por fim e depois de ter percorrido o mundo, há um regresso da ação ao Polo Norte, onde o Palácio do Nicolau começa a ser reconstruído com a ajuda da Rainha do gelo e dos seus ajudantes – vários animais, homens e fiéis. No final, há uma grande festa de Solstício de Inverno, onde Nicolau convida animais e humanos para o seu novo Palácio para uma grande celebração.

Pensado para todos os tipos de públicos e dirigido a todas as faixas etárias, o espetáculo “O Novo Palácio do Nicolau”, de entrada gratuita, pretende ter uma mensagem sobre a forma como o homem reage e trata o mundo onde vive, podendo colocar em risco algo tão especial como a celebração da quadra natalícia. Contará ainda com uma narração em voz off, permitindo que o público mais jovem possa seguir com atenção o espetáculo, sendo lidos pequenos excertos em português."

Sessões diárias às 19h00, 19h45 e 20h30.

Transportes 
Autocarros: 706, 711, 714, 732, 735, 736, 737, 758, 759, 760, 781, 782 
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Metro: Terreiro do Paço

Sem comentários:

Enviar um comentário