1 e 2 de Outubro, 2016: FEIRA DAS ALMAS



"Regueirão Dos Anjos 70, Lisboa

5 de Outubro, 2016: ABERTURA DO NOVO EDIFÍCIO DO MAAT

MAAT
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Av. Brasília, Central Tejo

1300-598 Lisboa

"O novo edifício do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, desenhado pela arquiteta inglesa Amanda Levete (AL_A), abre ao público no dia 5 de Outubro com uma programação de doze horas de espetáculos e atividades educativas.


PROGRAMA
12H00 - 24H00
Semiconductor. Where Shapes Come From
Video Room (edifício novo)
Nuno da Luz. C’mon
Instalação: Frente Rio
Haroon Mirza. Emerging Paradigm
Instalação AV: Galeria Principal (edifício novo)

13H00
Dominique Gonzalez-Foerster. Pynchon Park
Inauguração da exposição
Galeria Oval (edifício novo)

24 de Setembro, 2016: DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

"No sábado, dia 24 de setembro, entre as 14h e as 19h30, o Jardim da Estrela acolhe uma nova edição do Dia Europeu das Línguas. Com um vasto programa cultural e atividades dedicadas a toda a família, esta iniciativa dará ao público a possibilidade de experienciar as línguas e culturas de diferentes países.

Entre as atividades propostas aos visitantes estão o speak dating (conversas em nove línguas diferentes com uma duração de 5 minutos), a leitura de contos e poesia, teatro de marionetas, concertos, jogos, oficina de culinária, entre outras. Os participantes no speak dating habilitam­-se ao sorteio de um curso de línguas.

Nesta tarde, o Goethe ­Institut (Alemanha) propõe um jogo gigante em que os peões são os próprios jogadores. Um jogo para descobrir a Alemanha, que cobre uma parte do Jardim da Estrela, para todas as idades, e para quem já sabe três palavras em Alemão ou para quem não sabe nenhuma! Cada ronda tem uma duração de aproximadamente 30 minutos e há prémios para os vencedores.

16 de Outubro, 2016: Aula - YOGA AO AR LIVRE

"Queres experimentar uma aula de yoga? Vem participar connosco! Mal podemos esperar até Domingo!!! 
Se vens praticar connosco pela primeira vez seguem-se dicas para práticas de yoga ao ar livre com a Yogafool!
  1. Junta-te às aulas da Yogafool com boa disposição e uma mente aberta e prepara-te para a DIVERSÃO!
  2. Tem atenção às condições climatéricas. Ao practicar debaixo de um sol intenso e brilhante, usa PROTECTOR SOLAR! Aplica o protector na cara, braços e outras zonas do corpo expostas. Não apliques quaisquer cremes nas palmas das mãos e dos pés, dado que poderás escorregar no tapete.
  3. Traz o teu TAPETE YOGA! A Yogafool terá alguns tapetes disponíveis, mas não os suficientes para todos. Se não tiveres um tapete de yoga, traz uma toalha de praia. Se quiseres usar os tapetes da Yogafool, chega cedo: quem chegar primeiro, terá direito a um tapete. Além disso, podes comprar tapetes de yoga por preços acessíveis em Yoga-Spirit.

17 de Setembro, 2016: FESTIVAL MUDANÇA

Local: Quinta das Conchas (mapa: https://goo.gl/maps/hCwZos3CrgA2)

A Quinta das Conchas pertence à Freguesia do Lumiar, e tem cinco entradas:
a) Alameda das Linhas de Torres
b) Rua Ladislau Patrício
c) Rua Luís Pastor de Macedo
d) Rua Arnaldo Ferreira
e) Av. Eugénio de Andrade






Programa

28 de Outubro, 2016 a 8 de Janeiro, 2017: Exposição - LOURDES CASTRO, ÁLBUM DE FAMÍLIA

Terceiro volume do Álbum de Família, Paris, 1966 · Fotografia: Filipe Braga, © Fundação de Serralves, Porto
Culturgest, Galeria 1
Rua do Arco do Cego, Lisboa

25 de Outubro a 6 de Dezembro, 2016: Ciclo de Cinema - KINO@GOETHE

 "O Kellerkino - Cinema na biblioteca é um ciclo de cinema dedicado ao melhor que o cinema alemão tem para oferecer. De duas em duas semanas, na terça-feira a partir das 19h30, poderão ver filmes alemães no confortável espaço da nossa biblioteca, acompanhados de umas deliciosas pipocas.

Goethe-Institut em Lisboa
Campo dos Mártires da Pátria, 37
Lisboa
218 824 510 
biblioteca@Lissabon.goethe.org
Preço: Entrada livre
Idioma: Alemão com legendas em português (BR) 
Local: Biblioteca


Programa

15 a 20 de Setembro, 2016: Festival - FESTIVAL CANTABILE


"O Festival Cantabile, único em Portugal inteiramente consagrado à música de câmara, celebra a sua sétima edição. Entre os dias 15 e 20 de setembro, serão palco quatro concertos em Lisboa e Queluz.

A fundadora e diretora artística do festival, a violetista alemã Diemut Poppen, trouxe para esta edição um notável conjunto de intérpretes solistas, de que se destacam o contralto Gerhild Romberger, a violinista Isabelle Faust, o violoncelista Ivan Monighetti e a trompetista Laura Vukobratović. Referência ainda para a jovem violinista norte-americana Christel Lee, recente vencedora do 11.º Concurso Sibelius de Violino, um dos mais prestigiados do mundo.

16, 17 e 18 de Setembro, 2016: Festival - CHAPÉUS NA RUA - LISBON BUSKING FESTIVAL

"Chapéus na Rua - Lisbon Busking Festival a realizar nos dias 16, 17 e 18 de Setembro vai preencher diferentes locais da cidade tais como, Largo do Intendente, Mercado 31 de Janeiro, Mercado de Arroios e no Chapito com performances artísticas, conferencias e workshops.

O conceito é simples. O artista, a performance, o chapéu e a audiência, que se ri, chora e se emociona dando o seu parecer sobre aquele que se expõe à sua frente. É isso, no fundo, o “busking”. O antiquíssimo ato de atuar em espaços públicos onde a presença ou entrada é livre e a remuneração dos artistas decorre das contribuições do público através do uso do chapéu. Os artistas recebem, assim, como resultado das suas atuações, doações vindas diretamente do público, pelo que terão de o cativar e fascinar para garantir um bom chapéu.

Em três dias de festival, as ruas do centro de Lisboa vão-se encher de artistas de circo, malabaristas, acrobatas, palhaços, marionetas, estátuas vivas, poesia improvisada, dança, teatro, performance, música e qualquer outra coisa que a imaginação possa adivinhar. Com uma programação que visa pôr em evidência a criação artística contemporânea nacional, o Lisbon Busking Festival propõe-se a enriquecer a oferta de atividade cultural nos bairros Lisboetas e a fomentar a criação de redes na área da cultura. O festival irá promover a arte de rua como uma peça estrutural da expressão artística urbana, quebrando com o paradigma do artista de rua como sinónimo de arte pobre, ultrapassando as paredes dos museus, das galerias e das grandes salas de espetáculos, para levar ao público uma forma de arte acima de tudo humana, próxima e surpreendente.


Convidamos todos os lisboetas e visitantes a disfrutar da arte de rua de uma forma diferente, até de uma forma, talvez, nunca antes vista na capital portuguesa.


PROGRAMA

8 de Setembro, 2016: Dia Aberto - FRAGATA GENERAL T. KOSCIUSZKO


"A fragata polaca ORP "Generał T. Kościuszko” chega hoje a Lisboa.
Temos o prazer de vos convidar para o Dia Aberto a bordo do navio, no dia 8 de setembro (quinta-feira) entre as 12h e as 18h, no Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos, em Alcântara em Lisboa (endereço: Estação Marítima da Rocha Conde de Óbidos, Santos, Lisboa, paragem Cais da Rocha - 15E, 18E, 201, 728, 732, 760).
Vemo-nos a bordo!
---------------------
Fotografia Grzegorz Sowa"


Transportes
Autocarros: 728, 732, 760
Comboio: Santos
Eléctricos: 15, 18
Metro: Cais-do-Sodré
Barcos: Cais-do-Sodré