2017: Programação - PALÁCIO FOZ

Gravura do Palácio Castelo Melhor, publicada em 1863 na revista "Archivo Pittoresco", Vol. VI, pp. 253-255, em que se pode observar o aspecto que o edifício então apresentava.
Imagem gentilmente cedida pela Hemeroteca Municipal de Lisboa.
"O Palácio Foz, ou mais correctamente Palácio Castelo Melhor, foi concebido como projecto no século XVIII, tendo-se arrastado a sua construção até meados do século passado. Embora a fachada e estrutura geral possam ser consideradas características da arquitectura setecentista já liberta da influência barroca para se subordinar ao “gosto novo” italiano, o interior, refundido posteriormente, tem decoração de carácter “revivalista”, muito em voga na segunda metade do século XIX.

Programa:

13 de fevereiro às 18:00
Entrada Livre (Entrada condicionada à lotação da sala). As portas abrem 30 minutos antes.
Sala dos Espelhos

À La Joie… Um Recital em Festa!
Marina Pacheco (soprano), Tiago Matos (barítono) e Pedro Costa (piano) juntam-se para celebrar datas importantes da vida de diferentes compositores. Numa descoberta musical e poética pretendem recordar e homenagear a obra de M. Ravel, A. Honneger, A. Zemlinsky E.W. Korngold, A. Fragoso e G. Gershwin. Em 2017 assinalam-se com datas marcantes os aniversários dos seus nascimentos ou óbitos, pelo que este recital permite igualmente uma viagem estilística.
Um brinde... A criação de uma espécie de memento... A alegria de partilhar com o público um pouco do legado destes compositores.
“À la joie…”

MARINA PACHECO | SOPRANO
Marina Pacheco iniciou os seus estudos musicais com Pedro Telles e licenciou-se na ESMAE sob orientação de José de Oliveira Lopes. É mestre em Performance Musical pela UCP - Escola das Artes, onde estudou com António Salgado e Sofia Serra. Em 2010/2011 integrou o Vlaamse Operastudio, na Bélgica, sendo bolseira do Programa Leonardo da Vinci e da Robus Foundation. Actualmente desenvolve os seus conhecimentos técnicos e estilísticos com o maestro Marc Tardue e o tenor Paulo Ferreira.
Apresenta-se regularmente em Portugal e no estrangeiro. Interpretou protagonistas em mais de dez operas, foi solista em diversas oratórias e integra vários projectos de música de câmara.
Marina Pacheco é elemento da European Network Opera Academies – ENOA - como representante da Fundação Calouste Gulbenkian. Recebeu o 1o lugar no Prémio Jovens Músicos RTP/Antena2 – categoria de canto nível superior (Portugal, 2012), o Prémio Vladislava Starkova no Concurso Internacional de Canto Pustina (Rep. Checa, 2012), 2o, 3o prémios e Prémio Melhor Interpretação Canção Portuguesa nos 5o e 6o Concursos da Fundação Rotária Portuguesa (Portugal, 2011/2012) e o Prémio Finalista mais Jovem no Terzo Concorso Internazionale di Canto Lirico Luciano Neroni (Itália, 2009).
Em 2010, lançou o disco “João Arroyo: obra para canto e piano” com a pianista Joana David (@Phonedition Records) e, em 2013, o disco “Canções de Lemúria” – Marina Pacheco & Olga Amaro (@Parlophone).

TIAGO MATOS | BARÍTONO
 Tiago Matos é licenciado em Canto pela Universidade de Aveiro, sob a orientação de Isabel Alcobia e frequenta regularmente os programas da VOICExperience Foundation nos Estados Unidos, bem como outros programas de aperfeiçoamento como a Résidence Mozart du Festival d’Aix-en-Provance e a Académie Internationale de Musique Française Michel Plasson. Actualmente estuda com Michelle Wegwart.
Tiago recebeu o primeiro prémio no VI Concurso de Canto da Fundação Rotária Portuguesa e o segundo prémio na edição de 2012 do Prémio Jovens Músicos.
Em Outubro de 2012 e Junho de 2014, foi aceite no Atelier Lyrique da Opéra national de Paris interpretando o papel principal em Don Giovanni (Mozart); Junius, em The Rape of Lucretia (Britten); Bonafede em Il Mondo della Luna (Haydn) e Enrico na ópera Isola Disabitata (Haydn). Foi ainda Fiorello em Il Barbiere di Sivigla (Rossini); Le Chevalier em Le Roi Arthus (Chausson) ambos na Opéra national de Paris; Il Conte Almaviva em Le Nozze di Fígaro (Mozart); Janino em O Basculho de Chaminé (Portugal), este no Teatro Nacional de São Carlos.
Durante a temporada 2015/16 Tiago Matos será Il Conte di Ceprano em Rigoletto (Verdi) na Opéra national de Paris e continuará a tournée de Les Caprices de Marianne (Sauget) onde interpreta Le Chanteur de Sérénade.


PEDRO COSTA | PIANO
Pedro Costa tem-se afirmado como uma referência da nova geração de pianistas portugueses, especializado no acompanhamento de cantores e música de câmara.
Recentemente foi o vencedor de concursos como o Concurso de Interpretação do Estoril, o Prémio Helena Sá e Costa, o Prémio Jovens Músicos, o Concurso Santa Cecília, o Concurso Florinda Santos e o Concurso Internacional Cidade do Fundão, tendo assim oportunidade de tocar como solista com as seguintes orquestras: Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra da ESMAE, Orkest der Lage Landen e a Koninklijke Muziekkapel van de Gidsen. Atuou já em diversas salas europeias, colaborando com cantores e instrumentistas em festivais internacionais.
Tendo um especial interesse pelo acompanhamento de canto participou nos últimos quatro anos no International Lied Master Classes, em Bruxelas, liderado pelos cantores Udo Reinemann e Christianne Stotijn, onde teve igualmente a oportunidade de trabalhar com músicos como Anne Sophie von Otter, Peter Schreier, Ann Murray, Julius Drake, Christoph Pregardien e Sir Thomas Allen.
Nascido em 1989 em Macau, Pedro Costa formou-se na Escola Superior de Música do Porto (Portugal), no Conservatório Real de Bruxelas (Bélgica) e na Universidade de Artes de Graz (Áustria).



20 de fevereiro às 18:00
Entrada Livre (Entrada condicionada à lotação da sala). As portas abrem 30 minutos antes.
Sala dos Espelhos

Recital de Violino e Piano
Marta Botelho Vieira, violino
Diana Botelho Vieira, piano

Biografia do duo
Naturais de São Miguel, apresentam-se em duo há mais de 15 anos. Realizaram inúmeros concertos nos Açores, Portugal Continental, Estados Unidos da América, e América do Sul, bem como na TV e Rádio nos Açores. Receberam também inúmeras críticas favoráveis, tendo sido galardoadas com o Búzio Revelação e o Prémio Cultura.

Marta Botelho Vieira
Teve como principais professores Natália Zhylkina (Conservatório Regional de Ponta Delgada), Robert Chen (Chicago College of Performing Arts) e Aníbal Lima (Academia Nacional Superior de Orquestra). Foi solista com a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, Midwest Young Artist Symphony, Kankakee Valley Symphony Orchestra e Knox Galesburg Symphony Orchestra, sob a batuta dos maestros Rui Massena, Pio Salloto, Allan Dennis e Bruce Polay. Foi Assistente de Concertino na Civic Orchestra of Chicago, trabalhando com os maestros Cliff Colnot, Hart Bethdoya e Bernard Haitink. Colabora frequentemente com a Orquestra Metropolitana (maestros Michael Zilm e Pedro Amaral) e Orquestra Sinfónica de Cascais (maestro Nikolay Lalov). Presentemente é Professora de violino no Conservatório de Lisboa, em Carnide.

Diana Botelho Vieira
Teve como principais professores de piano Irina Semenova (Conservatório Regional de Ponta Delgada), Alexei Eremine (Academia Nacional Superior de Orquestra), e Ludmila Lazar (Chicago College of Performing Arts). Apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Ponta Delgada, com a Orquestra Académica Metropolitana e com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direcção dos maestros Yuri Pankiv, Jean-Marc Burfin e Nikolay Lalov. Laureada no Prémio Jovens Músicos na categoria Piano. Apresentou-se em recitais em Portugal, Açores, Chicago, Boston, Washington/DC e Ecuador. Presentemente é Professora de Piano no Conservatório de Lisboa, em Carnide. 


27 de fevereiro às 18:00
Entrada Livre (Entrada condicionada à lotação da sala). As portas abrem 30 minutos antes.
Sala dos Espelhos
Concerto com os Laureados do II Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa

José Nunes
Iniciou os seus estudos musicais aos onze anos, no CCM, estudando posteriormente na ARTAVE, na classe de viola d’arco dos professores António Pereira e Teresa Correia, onde concluiu o curso com nota máxima, sendo-lhe atribuído o prémio instrumentista, melhor aluno do ano de 2014 e o prémio “Maria de Macedo”, tendo a oportunidade de tocar a solo com a orquestra sinfónica da ARTAVE. Em 2010, participou no concurso nacional de Ourém e Fátima, onde obteve o 2º prémio, em 2012 obteve o 1º prémio no VI Concurso Nacional Paços’ Premium e em 2016 obteve o 2º prémio ex-aequo no Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa e 2º prémio no Festival Internacional de Música Verão Clássico . Participou também em masterclasses orientadas pelos professores Jorge Alves, Danuta Grossmanová, Aida Carmen-Soanea, Ryszard Woycicky, Pedro Muñoz, Ana Bela Chaves, Tatjana Masureko, Jurgen Kussmuel, Daniel Bard,Nobuko Imai ,Wang Shaowu, Isabel Charisius, Veit Hertenstein, entre outros. Foi membro da JOP e da orquestra Aproarte. Em 2014 participou nos Dias da Música em Belém, como Jovem Solista. Tem participado em prestigiados festivais  como por exemplo  Lac Léman Music Masterclasses 2015/16, Suíça orientado pelo  Michelangelo String Quartet , Festival Internacional de Música do Marvão, entre outros.Actualmente estuda no Conservatorium van Amsterdam, na classe da professora Nobuko Imai e Francien Shatborn e é membro da Orquestra XXI e da Con Brio orchestra em Amesterdão.

Mafalda Santos
Iniciou os seus estudos musicais com 3 anos de idade em Violino no Conservatório Regional de Música de Gaia na classe da prof. Alexandra Trindade. Aos 7 anos, já na Academia de Música de Paços de Brandão, ingressa na classe de Violoncelo da prof. Daniela Brito e Raquel Andrade. Já na Escola Profissional de Música de Espinho estudou com Raquel Andrade e Miguel Fernandes, tendo masterclasses regulares com Romain Garioud. Concluiu o ensino secundário na Escola Profissional Metropolitana (Lisboa) com a classificação máxima, na classe do prof. Nuno Abreu. É atualmente aluna do professor Paulo Gaio Lima, em Lisboa. Participou em várias Masterclasses, festivais e cursos de aperfeiçoamento em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha com Jens-Peter Maintz, Gary Hoffman, Wolfgang Emanuel Schmidt, Amit Peled, Johannes Moser, Lluis Claret, Maria de Macedo, Paulo Gaio Lima, Filipe Quaresma, Xavier Gagnepain, Catherine Strynckx, Matias de Oliveira, Miguel Rocha, entre outros. Obteve o 1º prémio nos concursos “Marília Rocha” (2008/2013/2014), “Paços Premium” (2009/2011/2013), “Prémio Conservatório de Lisboa” (2014), “Prémio Bomtempo” (2014), “Sta. Cecília” (2014), “IV Concurso de Violín e Violonchelo Cidade de Vigo” (2015), “2º Concurso Nacional de Interpretação Musical Cultivarte Jovem” (2016) e “17º Concurso Internacional Cidade do Fundão” (2016). Obteve ainda, em 2016, o 1º prémio no concurso “London Grand Prize Virtuoso International Music Competition”, tendo sido convidada a tocar no Royal Albert Hall (Elgar Room) e o 2º prémio no concurso “Rising Stars Grand Prix 2016 – International Music Competition Berlin”, tendo-se apresentado na Kammermusiksaal do Berliner Philharmonie. Foi laureada na 27ª edição do Prémio Jovens Músicos 2013, no nível médio, e obteve o 2º prémio na 29ª edição do mesmo concurso, no nível superior. Obteve o 2º prémio ex-aequo no “II Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa” (2016), nível superior. Adicionalmente, foi-lhe atribuído o Prémio Marília Rocha em 2013 e 2014, pela melhor interpretação da peça portuguesa. Em 2015 apresentou-se pela primeira vez como solista da Orquestra Clássica de Espinho com o concerto em Mi m de E. Elgar para violoncelo e orquestra, sob a direção de Pedro Neves, tendo-se apresentado novamente em 2016 com a Orquestra Clássica Metropolitana, sob a direção de Reinaldo Guerreiro e com a Orquestra Sinfónica Ensemble, sob a direção de Cesário Costa. Em breve terá a oportunidade de se apresentar como solista com a Orquestra Sinfónica del Conservatório Superior de Música de Vigo.

André Gaio Pereira
Iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade, estreando-se a solo na Festa da Música dois anos depois. Tendo obtido o 1º Prémio no Concurso Internacional do Fundão em 2009 e no Prémio Jovens Músicos – Nível Médio em 2010, apresentou-se a solo com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra do Algarve e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Recentemente foi semifinalista no concurso internacional Joahnnes Brahms (2015) e obteve o 2º prémio no Concurso Vasco Barbosa (2016). Em 2011 participou na Kronberg Masterclasses e em 2016 fez parte do International Musicians Semninar Prussia Cove onde aprendeu com András Keller. Outras masterclasses incluem os professores Igor Oistrakh, Maxim Vengerov, Zakhar Bron, Anna Chumachenko, Gyorgy Pauk e Gilles Apap.
No âmbito da música de câmara André é o 1º violino e membro fundador do Quarteto Tagus, com quem já se apresentou no Wigmore Hall e no Cadogan Hall. O Tagus foi vencedor do concurso Wolfie Wolfinsohn em 2016 e recebe acompanhamento regular dos professores Levon Chilingirian e Christoph Richter. Actualmente frequenta o programa de Mestrado na Royal Academy of Music onde estuda com Levon Chilingirian como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, Countess of Munster Music Scholarships e ABRSM. Terminou a licenciatura na Royal Academy of Music no passado ano lectivo com a distinção de melhor aluno do curso."

Palácio Foz,
Praça dos Restauradores, Lisboa


Transportes:
Autocarros: 91, 709, 711, 736, 746, 783
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Comboio: Rossio
Eléctricos: 12, 15
Elevadores: Glória, Santa Justa
Metro: Restauradores

Sem comentários:

Enviar um comentário