2018: Programação - CULTURGEST

Exposição
Michael Snow l O Som da Neve l The Sound of Snow

Michael Snow (Toronto, Canadá, 1928) é um dos mais fascinantes artistas da contemporaneidade. Com um percurso que atravessa a prática das artes visuais e, nestas, a utilização dos mais variados suportes – desde a pintura, escultura, desenho, fotografia, filme e vídeo –, a sua prática estende-se à música improvisada, com inúmeros gravações disponíveis, à instalação sonora e ao cinema.
A exposição O Som da Neve apresenta o trabalho fílmico, videográfico e sonoro de Michael Snow. Autor de obras que se revelaram de importância decisiva no desenvolvimento do filme experimental, o trabalho pioneiro de Michael Snow nunca foi objeto de uma consequente apresentação em Portugal, embora algumas peças tenham sido mostradas no Centro Cultural de Belém, na Culturgest e na Cinemateca Portuguesa. Sobretudo, nunca foi apresentada a importantíssima conexão entre som e imagem que Snow tem vindo a desenvolver, por vezes expandindo-se para a música, numa relação que combina enorme sofisticação, humor subtil e grande liberdade criativa.
Recuando até às suas experiências com filme 16mm (como o histórico Wavelength, de 1967) e acompanhando o desenvolvimento das explorações fílmicas e sonoras até obras recentes, a exposição propõe uma experiência imersiva no trabalho de Michael Snow, sendo ainda apresentados em auditório um conjunto de filmes de longa duração.
Por ocasião da realização deste projeto expositivo, haverá a rara oportunidade de assistir a um concerto de piano solo por Michael Snow.
Curadoria: Delfim Sardo

DE 24 FEVEREIRO A 22 ABRIL
Inauguração:  Sexta-feira, 23 de Fevereiro, 22h
Galeria 1
Entrada gratuita aos domingos 

Culturgest, Galeria 1
Rua do Arco do Cego, Lisboa
Inauguração: Sexta-feira, 28 de outubro, 22h
Entrada gratuita aos Domingos, restantes dias dois euros.

Horário de funcionamento
De Terça a Sexta-feira das 11h às 18h (última admissão às 17h30). 
Sábados, Domingos e feriados, das 11h às 19h (última admissão às 18h30).
Encerram à segunda-feira.


Transportes
Autocarros: 727, 735, 736, 738, 744, 749, 754, 756, 767, 783
Comboio: Entrecampos, Roma
Metro: Campo Pequeno

Sem comentários:

Enviar um comentário